Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Conheça os Músicos
do Ensemble Alimento dos Deuses
Currículos e Portfólio de Vídeos
Mestre em Musicologia (2015-2017) e Bacharel em Música (Violão) (2011-2015)
pela Universidade Federal de Uberlândia, e Licenciado em Música pelo Claretiano (2018-2019)
Graduação em Produção Audiovisual pela Unversidade de Uberaba (2023-2024)
ESPECIALIDADES:
Gestão Cultural, Produtor Musical, Produtor Audiovisual, Direção e Pós-Produção Cinematográfica.
Intérprete de Cordas Dedilhadas com enfoque em Violão Erudito,
Atuando como solista com Violão Clássico e em grupos de Choro com Violão 7 cordas,
com ênfase no Violão Barroco de 11 cordas com repertório solo de Música Antiga;
Docente e Diretor Musical, Compositor e Arranjador, Editor de Repertório e Intabulador;
ENSINO DE MÚSICA
Professor no Conservatório Cora Pavan Capparelli de Uberlândia (2018-2019);
Coordenador do curso de Violão no Conservatório Renato Frateschi de Uberaba (2017, 2020-2023)
Elabora um extenso Curso de Violão Erudito. O livro digital do curso contém textos e ilustrações, ensina leitura de partituras e tablaturas, e conta com videoaulas gravadas sobre Fundamentos do Violão e Estudo de Repertório.
Publica Revisões Críticas de Repertório com partituras com tablaturas de seus arranjos e composições e o livro de repertório O Grimório de Don Secoia, com inovadoras em transcrições de música antiga para violão 11 cordas.
Escreveu dezenas de lições de música no blog Caverna do Lenhador - Conhecimento Livre sobre Música, com 310k+ acessos.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Produtor do canal Alimento dos Deuses e desenvolvedor do site www.alimentodosdeuses.com, desempenhando um trabalho polímata em gestão de projetos; interpretação solista, direção musical, composição, arranjo; fonografia; filmagem e pós-produção cinematográfica de vídeo. Veicula continuamente suas produções de conteúdo cultural, recitais, espetáculos e educação musical através do violão e viola.
PROJETOS CULTURAIS
Direção Musical do Grupo de Choro e a Camerata Dedilhada de Uberaba, projetos no Conservatório de Uberaba.
Direção Musical do Ensemble Alimento dos Deuses, um grupo de câmara interpretando seus arranjos de J.S. Bach.
Produtor do álbum Contemplando a Harmonia, com suas composições, transcrições e arranjos de música antiga.
O disco visionário conta com dez Mantras em Sânscrito e Tibetano e dois interlúdios instrumentais, revisitando grandes clássicos da música erudita em atmosfera world music. Participação de diversos convidados e gravação de seis shows.
FORMAÇÃO INICIAL (1992-2010)
Nascido em Uberaba/MG, instrumentalizou-se desde a infância, com incentivo de seu pai violonista. Aprendeu a tocar violão 7 cordas, viola, cavaquinho, guitarra, contrabaixo, flauta doce, harpa e teclado. Devotou-se intensamente na área computacional, dominando webdesign, softwares de edição de vídeo, DAWs de produção musical e editores de partituras.
GRADUAÇÃO (2011-2015)
Bacharelado em Música na UFU, pesquisando transcrições de Bach para o violão sob orientação do Prof. Dr. Maurício Orosco através do PIBIC (2014) com bolsa CNPq; e historiografia musical no PIVIC (2013) com Prof. Dr. Silvano Baia. Produziu uma série de Recitais de Violão Solo em Uberlândia e Uberaba (2013-2017) e apresentou-se diversas vezes com a Camerata de Violões da UFU (2013-2015).
MESTRADO e LICENCIATURA (2015-2019)
Mestrado em Musicologia sobre revisão crítica de repertório, abordando o processo de transcrição para violão da música de J. S. Bach, com bolsa CAPES. Licenciou-se em Música pelo Claretiano (2018-2019).
Templos Dedilhados
Projeto realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc de Uberaba
Recital Solo na Capela do Mosteiro da Glória
Christhian Beschizza
Templos Dedilhados II
Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Recital Solo na Capela Nossa Senhora das Dores
Christhian Beschizza e Raphael Dias
Templos Dedilhados III
Recital Solo na Capela Nossa Senhora das Dores
Christhian Beschizza e Wilson Borges
Templos Dedilhados IV
Recital Solo na Igreja São Domingos
Christhian Beschizza e Léo Beschizza
Templos Dedilhados V
Recital Solo na Basílica Nossa Senhora d'Abadia
Christhian Beschizza
Templos Dedilhados VI
Recital Solo na Basílica Nossa Senhora d'Abadia
Christhian Beschizza
Transcrições Barrocas para Violões de 7 e 11 Cordas
Recital Solo no Centro Cultural Cecília Palmério - Universidade de Uberaba
Christhian Beschizza
1980
DiGiorgio
Fora de Série - Artesanal
2017
7 Cordas
Luthier Luiz Keller
2020 Romanillos
Luthier Lúcio Jacob
2021
7 Ordens
Luthier Fabiano Freitas
2022
11 Cordas
Luthier Miguel Munhoz
Raphael Leal Gonçalves
Bacharelando em Música (Habilitação em Violoncelo) pela Universidade Federal de Goiás, sobre orientação do professor David Gardner. Raphael toca em um violoncelo Inglês da luteria Hill, de 1739. Foi chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de Goiânia (2009-2019). Participou da Orquestra Filarmônica de Goiás (2015) e conquistou o primeiro lugar no concurso público da Orquestra Sinfônica do Paraná (2019), onde trabalha atualmente.
Natural de Uberlândia/MG, nascido em 1991. Iniciou seus estudos de violoncelo aos 13 anos no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia sob a direção do maestro Flávio Santos Pereira (UNB) matriculando-se no ano seguinte no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli e continuando assim os seus estudos com o professor Kleper Rezende. Aos 16 anos ingressou na Orquestra de Câmara Camargo Guarnieri da Universidade Federal de Uberlândia, orquestra que já acompanhou vários solistas de prestígio international como Daniel Guedes, Eliane Tokeshi e Bernard Zinck. Em 2007 foi destaque cultural pelo jornal "O Correio" de Uberlândia. Estudou com os professores Laura MacNight e Kayami Satomi como aluno de extensão da UFU. Participou de quatro edições do Festival de Cordas Nathan Schwartzman em Uberlândia. Participou da 24° edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Foi bolsista do 17° e 19° Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas-MG. Em 2018 foi contemplado com bolsa integral nas edições 49° e 50° do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão onde teve a oportunidade de trabalhar com o renomado maestro Giancarlo Guerrero.
Em 2009 ingressou a Orquestra Sinfônica de Goiânia, onde já atuou como chefe de naipe. No ano de 2011 começou a ter aulas de extensão com o violoncelista britânico David Gardner, na Universidade Federal de Goiás (UFG). No mesmo ano participou de uma turnê pela Espanha com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) como chefe de naipe dos violoncelos, tocando em várias salas de concertos, entre elas a famosa El Palau de la Música Catalana em Barcelona. Em 2014 com a mesma orquestra participou de uma turnê na Alemanha nas cidades de Bonn (Beethovenfest), na Universidade de Bonn, Dusseldorf e Langenfeld na Schauplatz. Em 2015 participou de concertos como músico convidado pela Orquestra Filarmônica de Goiás tendo o célebre violoncelista Antônio Meneses como solista e regência do maestro britânico Neil Thomson. Participou também pela mesma orquestra de uma gravação de CD contendo músicas do compositor Guerra-Peixe. Em 2016 atuou como solista da OSJG sobre a batuta do maestro venezuelano Alejandro Orellana. Entre 2016 e 2017 participou de uma turnê na China com a OSJG como chefe de naipe, tocando em oito cidades na província de Shanghai. Participou como concorrente no programa Prelúdio 2017 da TV Cultura. Em 2019 conquistou o primeiro lugar no concurso público da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Sonata para Cello de Zoltan Kodaly
2022 Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Quartetos de Bach
Projeto incentivado pela Lei Aldir Blanc de Uberlândia
Christhian Beschizza, Raphael Gonçalves, Gustavo Dias e Tiago Ayer
Bach: Suíte III para Violoncelo
2022 Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Bach no Museu da Capela
Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Christhian Beschizza, Carlo Arruda, Raphael Gonçalves, Gustavo Dias e Tiago Ayer
Mikael Silva
Licenciado em Música na Universidade Federal de Uberlândia
Formação Inicial:
Natural de Uberlândia/MG, teve grande influência de seu pai músico, e desde cedo se interessou por esta arte. Aos 10 anos iniciou a trajetória de educação musical e começou a tocar violino na orquestra de sua igreja. Dois anos depois, surgiu a oportunidade de tocar bateria, foi quando a percussão entrou definitivamente em sua vida. Desde então, dedica-se ao estudo e aprimoramento da técnica e performance da percussão.
Experiência Cultural:
Já participou de orquestras, bigbands, bandas sinfônicas, fanfarras, escola de samba dentre diversas formações de músicas instrumental. Tocando diversos repertórios que variam entre a bateria sincopada do jazz, mpb e pop rock, alternados com a percussão baiana, carioca e nordestina, oscilando também entre o maravilhoso mundo das obras escritas para percussão sinfônica.
Mikael traz também em seu currículo peças solos para marimba, vibrafone, tímpanos, caixa-clara e percussão múltipla, além dos excertos orquestrais para triângulo, pandeiro, bumbo e prato sinfônicos. Enriquecendo, dessa forma, seu domínio da técnica e aperfeiçoamento dos instrumentos percussivos de forma geral.
2013: Percussionista na gravação do DVD “Um Cantinho um Violão”, dos alunos e professores do Conservatório de Uberlândia.
2015: Festival de Percussão 2 de Julho – Salvador/Bahia
2016-2017: I e II Festivais de Percussão e Batera da UFU
2015-2017: Percussionista na Orquestra Popular do Cerrado
2015-2018: Percussionista no Grupo de Percussão da UFU
Trabalhos Recentes:
2013-2020: Integrante de várias bandas de jazz e baterista freelancer requisitado em diversos shows em Uberlândia e Uberaba
2019: Professor substituto de Percussão do Conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli
2016-2021: Integrante do grupo Alimento dos Deuses, atuando como percussionista. Como Produtor Cultural do grupo, tem experiência como proponente do projeto de médio porte Contemplando a Harmonia, em produção com incentivo do PMIC 2020.
2019-2021: Percussionista Concursado na Orquestra Municipal de Uberaba
2021: Percussionista no projeto As Origens do Choro
Contemplando a Harmonia
Projeto realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc de Uberaba
Christhian Beschizza, Mikael Marcos, Carol Vaz, Raphael Gonçalves, Gustavo Dias e Tiago Ayer
Contemplando a Harmonia II
Projeto incentivado pelo programa Cultura na Comunidade Uberlândia
Christhian Beschizza, Mikael Marcos, Gustavo Dias, Lorrayne Tomé, Carol Vaz
Contemplando a Harmonia III
Projeto incentivado pelo PMIC de Uberlândia
Christhian Beschizza, Mikael Marcos, Gustavo Dias, Carlo Arruda, Carol Vaz,
Raphael Gonçalves, Edy Mendes, Liliane Franco e Fernanda Machain
Contemplando a Harmonia V
2022 Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Christhian Beschizza, Carol Vaz, Gustavo Dias
Contemplando a Harmonia IV
Projeto incentivado pelo PMIC de Uberlândia
Christhian Beschizza, Mikael Marcos, Carlo Arruda e Carol Vaz
Contemplando a Harmonia VI
2022 Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Christhian Beschizza, Carol Vaz, Tiago Abreu
Gustavo Dias
É bacharel em violino pela Universidade Federal de Uberlândia, onde teve orientação do professor Dr. Mabio Duarte. Foi violinista concursado da Orquestra Municipal de Uberaba, e professor de Violino do Conservatório em Uberaba e em Uberlândia, além de projetos sociais musicais em Uberlândia e Catalão.
Desde 2010, participa de grupos de música regional e popular como violinista
2005-2011: Violinista na Orquestra Jovem de Uberlândia
2005-2011: Violinista na Orquestra do Conservatório de Uberlândia
2008-2011: Violinista na Orquestra Camargo Guarnieri da UFU
2009-2013: Festival de cordas Nathan Schwartz - Uberlândia
2016-2021: Professor de violino nos conservatórios de Uberaba e Uberlândia
2018: Participou do IV Gramado in Concert
2016-2022: Violinista na Orquestra Municipal de Uberaba
2016-2023: Violinista no Alimento dos Deuses
Quartetos de Bach
Projeto realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc de Uberlândia
Christhian Beschizza, Raphael Gonçalves, Gustavo Dias e Tiago Ayer
As Origens do Choro
Projeto realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc de Uberlândia
Christhian Beschizza, Mikael Marcos e Gustavo Dias
Santuários Sonoros
Projeto realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc de Uberaba
Christhian Beschizza e Gustavo Dias
Recital de Violino com Gustavo Dias
Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Concerto I da OMU
2022 Fundação Alimento dos Deuses em Parceria com a Orquestra
Concerto II da OMU
2022 Fundação Alimento dos Deuses em Parceria com a Orquestra
Carlo V. Arruda
Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bacharel e Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisou acerca da Música Brasileira para Cravo nos séculos XX e XXI e interpreta música histórica original para o instrumento.
Desde 2013 seus trabalhos acadêmicos foram publicados na Europa por intermédio da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, sempre representando a música brasileira para cravo em suas comunicações. Como intérprete, Carlo Arruda também tocou em diversos Masterclasses com professores importantes das principais instituições do mundo. Nomes como Nicolau de Figueiredo (Schola Cantorum, Paris Conservatoire), Elizabeth Wright (Indiana University), Jacques Ogg (Koninklijk Conservatorium), Peter Sykes (Boston University, Julliard University), Ilton Wjunisky (Claude Debussy Conservatoire), Claudio Ribeiro (Koninklijk Conservatorium), James Johnstone (Guildhall School of Music, and Trinity College of Music), Luca Guglielmi (Orchestra Sinfonica Nazionale di Torino della RAI) além do estimado músico Sigiswald Kujiken. Como docente, trabalhou no Conservatório e na Escola de Arte e Cultura de Uberaba. Atualmente é coordenador da área de música antiga no Conservatório de Tatuí.
Concerto BWV 1052 - J.S. Bach
2020 Produção Independente Alimento dos Deuses
Concerto de Cravo e Flauta Doce
2021 Projeto realizado com incentivo da Lei Adir Blanc de Uberaba
Bach: Prelúdios e Fugas
2022 Produção Independente Alimento dos Deuses
Sonata para Flauta em Fá Maior HWV 369
2022 Handel com Carlo Arruda, Christhian Beschizza e Morleno Jr.
Jonas de Sousa Silva
É bacharel em violino pela Universidade Federal de Uberlândia, onde teve orientação do professor Dr. Mabio Duarte. Participa de vários projetos de música de câmara pela Universidade Federal de Uberlândia, atuando em trios e quartetos de cordas. Desde 2016 é o Spalla da Orquestra Municipal de Uberaba, e professor de Violino do Conservatório Cora Pavan Capparelli em Uberlândia e do Conservatório Renato Frateschi em Uberaba.
Natural de Uberaba (MG), iniciou seus estudos musicais no conservatório Estadual de Musica Renato Frateschi em Uberaba. Participou do 1º Festival Internacional de música em Uberlândia (MIMU), nas classes dos professores Ole Bohn, Marcelo Guerchfeld e Alexey Naumenko. As oito edições do festival Nathan Schwartzman, nas classes dos seguintes professores, Dr. Fred Gerling, Dra. Kirsten Yon e Dr. Jonh Gilbert e Edson Queiroz. O 3º festival de maio em Belo Horizonte, nas classes dos professores Cláudio Cruz e Adonhiran Reis. E em 2017, do III Gramado in Concert, nas classes dos professores Edwin E. S. Kim e Edson Queiroz. Participou de master classes com os professores Alessandro Borgomanero, Daniel Guedes e Carmelo de los Santos.
Prelúdio Bachianas nº4 - Villa Lobos
2019 com a Orquestra Municipal de Uberaba
Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Violinos: Bryan Marvean, Gustavo Dias e Liliane Dias
Percussão: Mikael Silva Solo Violino: Jonas Sousa
Piano Trio No. 1 in C, Op. 8 - Shostakovich
2017 Sala Camargo Guarnieri - UFU
Bryan Marvean
Bacharel em Violino pela Universidade Federal de Uberlândia sob orientação do Professor Dr. Mabio Duarte.
Como docente atua como professor de violino na rede particular nas escolas Prelúdio Curso de Formação Musical e Arte e Música Espaço Cultural. Na rede estadual, nos Conservatórios de Ituitaba e Uberlândia, onde também desempenha a função de coordenador da área de cordas friccionadas.
Durante sua trajetória participou de diversos festivais, como: Nathan Schwartzman, Festival de Maio, Gramado In Concert, entre outros. Foi um dos selecionados para participar da série de concertos do Jovem Músico BDMG em Belo Horizonte.
Como performer participou de diversos grupos de câmara, quintetos, quartetos, trio, duos. Participou dos espetáculos “uma ópera aos 40”, “La Ferreti”, na série de concertos “Incantus”. Atua desde 2016 como chefe de naipe da Orquestra Municipal de Uberaba, onde também participou como solista.
La Primavera - Antônio Vivaldi
2019 com a Orquestra Municipal de Uberaba
Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Violinos: Jonas Sousa, Gustavo Dias e Liliane Dias
Percussão: Mikael Silva Solo Violino: Bryan Marvean
Trio Canto, Piano e Violino - In Cantus
2021 Recital de Árias Sacra e Classical Crossover
Liliane Dias
Licenciada e Bacharel em violino pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação do professor Dr. Mabio Duarte e formada no Curso Técnico pelo Conservatório Estadual de Uberlândia, sob a orientação de Klemes César. Iniciou seus estudos em 2005, no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia.
Atuou como professora de violino na Orquestra Jovem de Uberlândia; na Orquestra Experimental de Uberlândia; no Conservatório Estadual de Música CPC; na Escola de Cultura e Arte de Uberaba e na Orquestra Filarmônica de Patos de Minas. Tocou na Orquestra Camargo Guarnieri, Orquestra Municipal de Uberaba, Orquestra Filarmônica de Patos de Minas (como spalla), Orquestra Experimental Uberlândia (como chefe de naipe) e atualmente na Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade (como concertino) em São Paulo.
Atualmente, estuda com a professora Márcia Fukuda em São Paulo e é inspetora da Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade.
Joseph Haydn - Concerto para Violoncelo
2019 com a Orquestra Municipal de Uberaba
Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Violinos: Jonas Sousa, Bryan Marvean, Gustavo Dias e Liliane Dias
Percussão: Mikael Silva
Jurassic Park - John Williams
2019 com a Orquestra Municipal de Uberaba
Produção independente da Fundação Alimento dos Deuses
Violinos: Jonas Sousa, Bryan Marvean, Gustavo Dias e Liliane Dias
Solo Glockenspiel: Mikael Silva
Rafael Augusto
Fagote Barroco
Iniciou seus estudos musicais em flauta doce no Conservatório Estadual de Uberlândia, onde obteve diploma técnico profissionalizante em flauta doce. Foi aluno na classe do professor Dominique Vasseur no conservatório regional de Lille (França), onde estudou também fagote e conquistou diploma de ‘3ème niveau’ com menções e felicitações do júri. Ao longo de percurso musical, buscou aperfeiçoamento em festivais no Brasil e exterior, já tendo se apresentado em vários países. Além de instrumentista, desenvolve carreira como produtor musical.
Les Goûts Réunis
Camerata Antiga de Uberlândia - Série 2021