top of page

"Restauração Harmoniosa" é um inspirador documentário que acompanha uma equipe de musicoterapia restaurativa na comunidade do Instituto Maria Modesto, antigo Sanatório Espírita de Uberaba.

 

O Sanatório Espírita de Uberaba é considerado patrimônio através do DECRETO 2240/2010.

Neste filme com duração de meia hora, com proposta artística, fraterna e documental, exploramos o impacto da musicoterapia restaurativa na comunidade do Instituto através da gravação de entrevistas realizadas com os musicoterapeutas, internos e funcionários do notório hospital psiquiátrico uberabense, há mais de 88 anos em atividade atendendo Uberaba e região. As falas dos entrevistados são entremeadas por gravações das próprias sessões de musicoterapia desenvolvidas, estabelecendo a atmosfera sonora que torna-se a trilha do filme.

 

Nosso objetivo é investigar o potencial dos instrumentos especiais utilizados nesse trabalho musical como ferramenta de cura psíquica e conexão espiritual, destacando a prática musicoterapêutica como meio de promover a paz interior e a consciência plena.

O documentário tem a proposta de produção de qualidade cinematográfica com equipamento de cinema moderno, com uma equipe audiovisual que registra a prática da musicoterapia em um ambiente carente em harmonia. Através das gravações de performances musicais terapêuticas para comunidade do Instituto, pretendemos ilustrar como a música terapêutica com elementos restaurativos pode elevar e sutilizar a percepção sensorial e espiritual, com finalidade de gerar paz de consciência mesmo em pessoas em situação de desamparo espiritual e lucidez frágil.

Através das gravações de performance artística com uso de instrumentos específicos, nosso projeto busca difundir essa prática musical no Sanatório e para a audiência do filme, destacando seu valioso potencial psicoterapêutico, contando com entrevistas com os músicos com trajetória em musicoterapia restaurativa, pacientes da instituição que participarão das sessões, funcionários consultores e psiquiatras especialistas convidados para narrar a história e relevância do trabalho de saúde mental desempenhado no Instituto.

O documentário apresenta cenas representativas da estrutura do Instituto e sua comunidade de internos e funcionários, um patrimônio ligado ao tratamento da saúde mental conhecido no imaginário da população de Uberaba. Conhecemos a rica história do local e sua contribuição para a sociedade, contextualizando a relevância do espaço para fruição musicoterapêutica. 

 

Nas entrevistas concedidas, os musicoterapeutas salientam posições corporais restaurativas e fatores de iluminação e aromatização que possibilitam a imersão completa na percepção dos sons na sessão musicoterapêutica, detalhando o contexto tanto para os participantes das sessões no Instituto quanto para o esclarecimento sobre a apreciação musical para audiência do filme. Através de entrevistas com terapeutas musicais e participantes, entendemos o poder da música como catalisador para estados de presença absoluta. Exploramos também as culturas orientais que deram origem a instrumentos musicais específicos, construídos com materiais precisos para atingir frequências terapêuticas. Essas informações enriquecem o conhecimento sobre os estágios contemplativos da mente, mediados pela interpretação consciente desses instrumentos musicais específicos.

 

O documentário "Restauração Harmoniosa" leva a audiência em uma jornada de autodescoberta e reflexão, onde a música se revela como uma força transformadora capaz de curar e unir as pessoas. Através das belas imagens e das experiências compartilhadas, o filme inspira os espectadores a explorarem o poder da música como agente promotor da paz de espírito e do equilíbrio emocional. Acompanhe conosco esta emocionante aventura musical e fraternal, onde a música terapêutica se torna a trilha sonora e o Instituto é cenário dessa jornada restaurativa e reflexiva. Junte-se a nós para vivenciar a harmonia da alma através da música.

Sobre o Instituto

O Instituto Maria Modesto é uma instituição hospitalar inaugurada em 1933, especializada no tratamento de doentes mentais. Sua criação foi iniciativa da comunidade espírita de Uberaba, coordenada pelo Centro Espírita Uberabense. Teve sempre o cuidado de ser uma instituição filantrópica, que se presta para a prática da assistência fraterna aos mais desfavorecidos da sociedade, oferecendo a eles os tratamentos técnicos exigidos pela doença e um intenso tratamento fraternal e espiritual que, paralelamente à medicina, também tem importante efeito curativo.

Oferece, atualmente, internação integral para pacientes psiquiátricos, com indicação de hospitalização, por meio de convênio firmado com o SUS. O serviço oferece cuidados para manejo de crises graves que impõem risco à vida do paciente e de outros, ou em situações refratárias ao suporte ambulatorial e que implicam em autonegligência extrema, secundária a um transtorno psiquiátrico grave descompensado. São oferecidos diariamente terapia ocupacional, educação física, grupos de aconselhamento psicológico, grupos de direitos humanos e sociais, grupos de preparação para alta, atendimentos médicos e de enfermagem.

 

O Instituto Maria Modesto é o único estabelecimento de saúde do interior do Estado de Minas Gerais com habilitação para internação integral em Psiquiatria. Dessa forma, atende mais de 80 munícipios e é referência em cuidados relacionados à saúde mental na região.

Restauração Harmoniosa:
Sonoridades Terapêuticas
no Instituto Maria Modesto

Musicoterapia Restaurativa

Demonstramos nos vídeos de portfólio a prática de musicoterapia restaurativa

tiago.jpg

Tiago Abreu

Doutor em Literatura, Mestre em Música, Licenciado em Letras

Musicoterapeuta com uma vastidão de instrumentos exóticos e específicos para a restauração do equilíbrio psíquico e a paz de consciência.

_DSC0076.JPG

Christhian Beschizza

Mestre, Bacharel e Licenciado e em Música.

Produtor e cineasta com um portfólio de dezenas de filmes musicais e documentação cultural,

Diretor Musical de grupos de música contemplativa utilizando o canto e instrumentos dedilhados

A seguir, apresentamos alguns dos instrumentos utilizados em nossa abordagem musicoterapêutica:

Gongos

O gongo é um instrumento que pode ser utilizado como uma forma de terapia sonora por ressonância, onde o gongo é tocado não batendo com força, mas usando uma técnica onde o som fique continuo, causando um som suave de um modo premeditado para favorecer a interiorização e contemplação. O gongo tocado da forma certa e pelo tempo certo pode realinhar, revitalizar e integrar o indivíduo imerso em sua sonoridade ressonante. 

Os gongos instrumentos ricos em harmônicos e frequências graves de grande deslocamento de ar, e dependendo de onde são percutidos, vibram em um leque de tons de ressonância.

Como o gongo é feito de muitos tons em cascata, ele consegue alcançar cada ínfima partícula. Mentalmente, ocorre a regeneração da bainha de mielina no cérebro. Isso provoca catarse ou limpeza a nível profundo, exteriorizando traumas e fazendo o paciente lidar e resolver eles.

Tijelas e Sinos

Os Singing Bowls, ou "tijelas cantantes", são instrumentos antiquíssimos, da região dos Himalaias. Eles têm efeito parecido com os gongos, mas são focados em certas frequências sonoras, com alto grau de vibração. Penetram profundamente na percepção, vibrando e realinhando pelo princípio de ressonância simpática as estruturas materiais.

A nível mental, essas tijelas, assim como os gongos, equalizam hemisférios cerebrais, fato provado por meio de pesquisas clínicas recentes com eletroencefalogramas.

Tingshas

Conhecidas como tingshas na região dos Himalaias, esses pequenos gongos sempre tiveram papel importante nas cerimônias do budismo tibetano, usadas para marcar o início das liturgias. Tem um som agudo e penetrante. Esse instrumento serve pra "abrir" a sessão, usada na nota certa no ponto de emanação eletromagnética respectivo, tem o potencial conduzir a mente para o momento presente e trabalhar em situações traumáticas na psyché. As tinghas são tradicionalmente utilizadas em conjunção com os sinos e gongos nessas cerimônias.

As tingshas são fabricadas para ressoar uma única nota aguda, enquanto que o gongo é feito para produzir um leque de frequências graves ricas em harmônicos.

Objetivos

Nosso objetivo central é a produção e divulgação de material audiovisual cinematográfico que promova a prática musicoterapêutica, e gera reflexões e informação sobre a música como elemento instaurador de paz de consciência.

 

Cronograma

A captação audiovisual de nosso projeto será realizado em cinco etapas:

1. Oficina de preparação corporal com Carol Vaz

 a oficina visa explorar e conceituar posições corporais restaurativas, liberando possíveis tensões musculares e reduzindo a frequência cerebral no intuito de favorecer a sessão musicoterapeutica.

2. Musicoterapia com Tiago Abreu, Christhian Beschizza, Drielle Gobbo e Yacoub Franklin

 a performance musical restaurativa visa difundir aos internos e funcionários do Instituto essa prática musical especial, fundamentada em seu valioso potencial psicoterapêutico, intermediados pela interpretação consciente de instrumentos musicais específicos, originados em diversas culturas, construídos com materiais determinados para frequências precisas.

3. Palestra e conversas com os Musicoterapeutas

Após a sessão, é realizada uma palestra que visa elucidar conceitualmente essa experiência, gerando conhecimento sobre os estágios contemplativos de mente para os participantes.

4. Entrevistas com os Internos e Funcionários

Com as entrevistas posteriores, desejamos investigar a subjetividade dos participantes, oferecendo atenção ao seu mundo interno psíquico e coletando seus relatos. Essa iniciativa pretende mapear a eficácia da abordagem artística e terapêutica no contexto representativo de uma Instituição que acolhe indivíduos passando por dificuldades em saúde mental, investigando e discutindo os resultados junto à equipe médica e aos internos sociáveis.

5. Entrevistas com os Musicoterapeutas

Investigaremos junto à equipe do projeto a eficácia da proposta, detalhando suas impressões, expectativas, realizações e comentários gerais sobre a execução da sessão e a palestra posterior.

Justificativa

Este projeto encontra sua justificativa na necessidade de implantar na sociedade, a vivência e o conhecimento das práticas de música restaurativa, que induzem estados e de relaxamento e contemplação aos participantes e ao público.

A fim de mitigar os efeitos danosos das mazelas sociais de diversas ordens, resultantes dos períodos de instabilidade socioeconômica e construção histórica de desigualdades sociais, promovemos uma ecologia do bem-estar coletivo por meio de práticas que aliam a arte musical, as práticas corporais restaurativas, a aromaterapia, a iluminação especial, a orientação conceitual e o diálogo.

Observando o cenário cultural imediato na região do triângulo mineiro, e contando já quase duas décadas de experiência no campo cultural, nossa equipe de artistas e produtores culturais nota uma ausência e mesmo uma carência de espaços e práticas que promovam o bem-estar através da música contemplativa.

 

A música contemplativa difere da música de entretenimento em essência, tanto no que diz respeito ao seu público, quanto nos efeitos sociais desse tipo de produção cultural.

A grande propagação da informação multimídia pela internet tende a ser mal aproveitada pela população geral. A disseminação de canções superficiais, de estética e valores questionáveis, perfaz o imaginário do público que não teve oportunidade para se familiarizar com um repertório contemplativo, diferente do entretenimento distrativo proposto pela indústria cultural midiática e empobrecido em consciência.

O material desenvolvido nesse projeto é de valor educativo profundo, desperta consciência, favorece a reflexão estética e pode ser até mesmo terapêutica e transcendental para a audiência engajada, dado potencial introspectivo e espiritual da musicoterapia restaurativa.

Benefícios da Musicoterapia Restaurativa
Atinge-se rapidamente um relaxamento profundo;

Alivia dores, tensões, ansiedade, estresse e insônia;
Estabiliza os batimentos cardíacos, glicose, taxas hormonais;
Ajuda no distanciamento de preocupações, trazendo uma outra visão dos problemas, o que auxilia na tomada de decisões;
Produz uma agradável sensação de leveza, de maior equilibrio e percepção corporal;
Resgata e estimula a auto-estima, o auto-respeito;
Estimula a auto-confiança, criatividade e energias produtivas;
Acalma e aumenta a concentração e o foco;
Ajuda na liberação e renovação de padrões mentais, possibilitando o surgimento de uma nova ordem interna;
Traz bem-estar e conduz à paz de consciência.

bottom of page