As Origens do Choro

🥁🪕 As Origens do Choro 🪕 🥁

Gravado na Casa da Cultura de Uberlândia/MG - 11/02/2021

Repertório

1. Flor Amorosa (1880) (Joaquim Callado)

2. Brejeiro (1893) (Ernesto Nazareth)

3. Corta-Jaca (1895) (Chiquinha Gonzaga)

4. Odeon (1909) (Ernesto Nazareth)

5. Choros No.1 (1920)  (Heitor Villa-Lobos)

6. Sons de Carrilhão (1926) (João Pernambuco)

7. Vou Vivendo (1941-1946) (Pixinguinha)

Justificativa

De acordo com o violonista e professor Daniel Lovisi, na segunda metade do século XIX, o Brasil foi o cenário do encontro de músicas europeias com sonoridades afrobrasileiras que deram origem a um novo gênero musical, o Choro. Os primeiros chorões foram músicos capazes de “amolecer” as polcas europeias, dando não apenas um sotaque brasileiro aos ritmos estrangeiros, mas contribuindo para fixar um gênero que se tornou uma das bases da música popular urbana do país a partir das últimas décadas do século XIX e início do século XX.

 

Um século e meio após seu surgimento, o choro segue presente na paisagem sonora brasileira, inspirando diversos intérpretes e compositores, revisitando sempre seus cânones mas sem deixar de lado as possibilidades de abertura para as novidades. Muitas composições ocupam lugares inabaláveis na memória afetiva e social e fazem com que esse gênero musical seja tomado como uma das representações mais fortes da nação no campo da arte e da cultura.

Objetivo

Apresentaremos obras de domínio público de Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado, Pixinguinha e João Pernambuco através da filmagem de um programa de expressão artística, com interlúdios de comentários históricos e biográficos sobre o gênero e os compositores selecionados.

Também disponibilizamos os arranjos preparados pelo grupo em PDF

na página do projeto no site do estúdio de produção musical.

A partir dessa produção, teremos a oportunidade de sedimentar o projeto para apresentar o programa ao vivo à sociedade uberlandense.

 

Início

Fundação Alimento dos Deuses

Estúdio de Produção Musical

CNPJ 32.616.693/0001-38

Uberlândia e Uberaba/MG

2016-2021©