Seminários de Bach

🎓🖥️🎼 Seminários de Bach 🎸🎻🎹

Abordaremos conteúdo teórico sobre o estilo barroco, transcrições e arranjos, análises harmônicas, condução do baixo contínuo e aspecto técnicos aplicado à interpretação de uma seleção de peças célebres de um dos maiores compositores de todos os tempos, o alemão J.S. Bach.

Trata-se de uma proposta idealizada pelo Prof. Me. Christhian Beschizza, diretor do estúdio Alimento dos Deuses e pesquisador da transcrição da música de J.S. Bach para Violão, com participação de três músicos convidados do grupo de câmara Ensemble Alimento dos Deuses.

Acessibilidade ao Público:

​Visamos executar o projeto integralmente online e em tempo real.

O seminário contará com a transmissão de 40 aulas gravadas e produzidas, com duração de 60 a 90 minutos de gravação transmitida e participação em tempo real dos alunos após a transmissão da aula.

Os alunos inscritos terão a oportunidade de comentar e tirar dúvidas com os professores responsáveis por cada aula e o diretor do seminário após cada transmissão na plataforma Zoom.

Produto Cultural:

As aulas serão gravadas em estúdio, com uma câmera de cinema fixa, câmera auxiliar móvel, gravadores de áudio e microfones condensadores profissionais. O material será produzido com alto nível de elaboração, editorado com partituras e exemplos musicais interpretados pelos próprios professores. Os vídeos resultantes serão entregues em 1080p e 48000kHz.

Público Alvo:

Estudantes de música de nível intermediário-avançado com interesse em música barroca, intérpretes de instrumentos diversos, mas com enfoque técnico nas áreas de cordas dedilhadas, cordas friccionadas e teclas.

Visamos para participação nos Seminários de Bach os alunos técnicos dos Conservatórios Estaduais e estudantes de cursos superiores de música dos quais os professores possuem vínculos.

Estimativa de alunos: entre 20 e 100.

Democratização do Acesso:

Após a transmissão, as aulas gravadas serão liberadas gratuitamente e semanalmente para o público geral na plataforma YouTube

Plano de Distribuição:

no canal Alimento dos Deuses

www.youtube.com/alimentodosdeuses

e na página própria do seminário no site da produtora www.alimentodosdeuses.com/seminarios

Plano de Divulgação:

A divulgação será realizada em parceria institucional com cursos superiores de música e conservatórios estaduais.

Exemplo de Aula 

http://www.youtube.com/watch?v=qn_YFrSivBg

Detalhamento das Atividades

Professores

Os quatro professores que ministrarão as aulas são o cravista Dr. Carlo Arruda, o violonista Me. Christhian Beschizza e o violinista Everton Gustavo Dias, docentes do Conservatório Estadual de Uberaba/MG, e o violoncelista Raphael Gonçalves, da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Os quatro são músicos integrantes do conjunto de câmara Ensemble Alimento dos DeusesO recital Bach no Museu da Capela servirá como base para ensinar os alunos sobre sete célebres peças de J.S. Bach, que serão trabalhadas em teoria e prática durante o seminário, com cada um dos professores abordando as peças em seu respectivo instrumento para orientações em prática de conjunto.

Além disso, estudaremos peças solistas do repertório de cada instrumento.

Prática de Conjunto

1. BWV 996 Bourré

2. BWV 208 Schafe Können sicher weiden

3. BWV 645 Wachet auf, ruft uns die Stimme

4. BWV 156 Sinfonia "Arioso"

5. BWV 1007 Prelúdio

6. BWV 147 "Jesus Alegria dos Homens"

7. BWV 639 Ich ruf zu dir, Herr Jesu Christ

 

Repertório Solista

1. BWV 1052 Concerto em Ré menor (Cravo)

2. BWV 1004 Chaconne (Violão)

3. BWV 997 Prelúdio (Violão)

4. BWV 1006 Prelúdio (Violino)

5. BWV 1010 Prelúdio (Violoncelo)

Equipe

🎓Professores:

🎸Christhian Beschizza /🎹Carlo Arruda /🎻Raphael Gonçalves /🎻Gustavo Dias

🖥️Direção, Áudio e Vídeo: Christhian Beschizza

🎞️ Assistente de Produção: Carolina Vaz 🗣 Comunicação: Gustavo Dias

Apoio:

Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi

Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli

Universidade Federal de Uberlândia

Orquestra Sinfônica do Paraná

🎼 Produção: Fundação Alimento dos Deuses

🔮 www.alimentodosdeuses.com/seminarios 🔮

 

Cronograma de Aulas

O Compositor e sua Obra

1. Introdução aos Seminários de Bach

Nessa aula, Christhian Beschizza explica a estrutura das aulas do Seminário, apresenta os professores que ministrarão as aulas, a plataforma de apoio onde encontrarão as partituras de todo material do seminário e demais observações pertinentes à transmissão das aulas e participação dos alunos.

2. Conhecendo Johann Sebastian Bach

Nessa aula, Carlo Arruda apresenta o compositor e sua história, explicando sobre a riqueza de sua música e os tesouros musicais que deixou como legado para a humanidade.

3. Obra para Alaúde BWV 995-1000

Nessa aula, Christhian Beschizza aborda as 3 suítes consideradas para alaúde, o Prelúdio 999 e a Fuga BWV 1000, apresentando e comentando cada uma das peças que compõe essa obra de aproximadamente 2 horas de duração.

4. Os Sei Solo para Violino BWV 1001-1006

Nessa aula, Gustavo Dias aborda o ciclo de sonatas e partitas para violino solo, apresentando e comentando cada uma das peças que compõe essa obra de aproximadamente 2 horas de duração.

5. As 6 Suítes para Violoncelo 1007-1012

Nessa aula, Raphael Gonçalves aborda o ciclo de seis suítes para violoncelo, apresentando e comentando cada uma das peças que compõe essa obra de aproximadamente 2 horas de duração.

6. Panorâma do repertório para Teclas Parte I [Carlo Arruda]

7. Panorâma do repertório para Teclas Parte II [Carlo Arruda]

8. 9 Princípios de transcrição em J.S. Bach

Nessa aula, Christhian Beschizza apresenta suas pesquisas sobre o processo de transcrição realizado pelo próprio compositor em sua vasta obra. Serão demonstrado nove tipos de reelaboração e como podemos replicar o modelo bachiano em nossas transcrições para instrumentos diversos.

9. Transcrevendo e Arranjando J.S. Bach com violão

Nessa aula, Christhian Beschizza apresenta detalhes seu trabalho com revisão crítica de repertório bachiano para violões de extensão ampliada e o processo de elaboração de arranjos para compor o repertório do Ensemble Alimento dos Deuses.

10. Introdução ao Baixo Contínuo [Carlo Arruda]

Prática de Conjunto

BWV 996 Bourré

1. Interpretação completa no Violão [Christhian Beschizza]

2. Interpretação no Violino [Gustavo Dias]

3. Interpretação no Violoncelo [Raphael Gonçalves]

BWV 208 Schafe Können sicher weiden

4. Análise Harmônica e Contínuo [Carlo Arruda e Christhian Beschizza]

5. Interpretação no Violino [Gustavo Dias]

6. Interpretação no Violoncelo [Raphael Gonçalves]

BWV 645 Wachet auf, ruft uns die Stimme

7. Interpretação completa no Violão de 7 cordas [Christhian Beschizza]

8. Interpretação no Violino [Gustavo Dias]

9. Interpretação no Violoncelo [Raphael Gonçalves]

BWV 156 / 1056 Arioso

10. Análise Harmônica, Contínuo e Solo [Carlo Arruda]

11. Contínuo no Violão de 7 cordas [Christhian Beschizza]

12. Interpretação no Violoncelo [Raphael Gonçalves]

Prelúdio da Suíte I para Cello

13. Análise Estrutural e Procedimentos de Arranjo [Christhian Beschizza]

14. Prelúdio no violão de seis e sete cordas [Christhian Beschizza]

15. Interpretação solo no Violoncelo [Raphael Gonçalves]

BWV 147 Jesus Alegria dos Homens

16. Análise Harmônica e Contínuo [Carlo Arruda]

17. Interpretação completa no Violão de 7 cordas [Christhian Beschizza]

18. Interpretação no Violino [Gustavo Dias]

19. Interpretação no Violoncelo [Raphael Gonçalves]

BWV 639 Ich ruf zu dir, Herr Jesu Christ

20. Análise Harmônica e Contínuo [Carlo Arruda]

21. Interpretação completa no Violão de 7 cordas [Christhian Beschizza]

22. Interpretação no Violino [Gustavo Dias]

23. Interpretação no Violoncelo [Raphael Gonçalves]

Repertório Solista

24. Interpretação no Cravo do I. Allegro [Carlo Arruda]

25. Interpretação no Cravo do II. Adagio [Carlo Arruda]

26. Interpretação no Cravo do III. Allegro [Carlo Arruda]

27. Interpretação no Violão de 7 cordas Chaconne BWV 1004

28. Interpretação no Violão de 7 cordas Prelúdio BWV 997

29. Interpretação no violino: Prelúdio BWV 1006

30. Interpretação no violoncelo: Prelúdio BWV 1010

Professores

Christhian Beschizza

@alimento_dos_deuses

 Mestre em Musicologia e Bacharel em Música (Violão) pela UFU, e Licenciado pelo Claretiano. Especializou-se em Música Antiga, Revisão Crítica de Repertório, Produção Musical e Edição Audiovisual.

É diretor do estúdio Alimento dos Deuses, desempenhando elaboração e gestão de projetos culturais; gravação e tratamento de áudio; filmagem e edição de vídeo; arte gráfica; composição e arranjo.

Trabalha como docente no Conservatório Estadual de Uberaba, onde coordena a Camerata Dedilhada de Uberaba,

ensina os fundamentos do violão e viola, e desenvolve estudo de repertório através de videoaulas disponíveis gratuitamente em seu site e canal do youtube.

Além disso, publica Revisões Críticas de Repertório com partituras e tablaturas para cordas dedilhadas em formações diversas. 

Carlo Arruda

@harpsichordman

Mestre pela UFRJ e Doutor pela UNICAMP. Desde 2013 seus trabalhos acadêmicos foram publicados na Europa por intermédio da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, sempre representando a música brasileira para cravo em suas comunicações.

Como intérprete, Carlo Arruda também tocou em diversos Masterclasses com professores importantes das principais instituições do mundo. Nomes como Nicolau de Figueiredo (Schola Cantorum, Paris Conservatoire), Elizabeth Wright (Indiana University), Jacques Ogg (Koninklijk Conservatorium), Peter Sykes (Boston University, Julliard University), Ilton Wjunisky (Claude Debussy Conservatoire), Claudio Ribeiro (Koninklijk Conservatorium), James Johnstone (Guildhall School of Music, and Trinity College of Music), Luca Guglielmi (Orchestra Sinfonica Nazionale di Torino della RAI) além do estimado músico Sigiswald Kujiken. Como docente, trabalha como professor de teclas no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi e da Escola de Arte e Cultura de Uberaba.

Raphael Gonçalves

@raphael.cello

Bacharelando em violoncelo pela UFG e violoncelista da Orquestra Sinfônica do Paraná. Raphael toca em um violoncelo da luteria Joseph Hill, de 1749.

Como performer, atuou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, onde participou de Turnês pela Europa e Ásia.

 

Também participou, como músico convidado da respeitada Orquestra Filarmônica de Goiás. Já atuou como solista convidado de ambas orquestras do estado de Goiás.

Tem trabalhado em parceria com a Fundação Alimento dos Deuses na produção de diversos projetos:

Quartetos de Bach

Contemplando a Harmonia

Gustavo Dias

@violingustav

Bacharelando em violino na UFU,

violinista concursado da Orquestra Municipal de Uberaba.
Gustavo atuou como docente dos Conservatórios de Uberlândia e Uberaba e na secretaria social da prefeitura de Uberlândia, bem como em projetos musicais diversos.


Em sua trajetória artística, Gustavo apresentou-se com diversas orquestras da região e também no estado de São Paulo. Seus trabalhos com violino são requisitados por vários grupos musicais regionais, gravando videoclipes, produções musicais e participando de diversos shows e eventos.

Tem trabalhado em parceria com a Fundação Alimento dos Deuses na produção de diversos projetos:

Quartetos de Bach

As Origens do Choro

Contemplando a Harmonia

Santuários Sonoros

Justificativa

A grande propagação da informação multimídia pela internet tende a ser mal aproveitada pela população geral. A disseminação de canções superficiais, de estética e valores questionáveis, perfaz o imaginário de nossos pupilos – o que nem sempre é supervisionado pela família, que na maioria das vezes não se familiarizou com um repertório diferente do proposto pela indústria cultural midiática. Cabe aos educadores musicais cultos a devida orientação sobre a natureza da música, uma arte presente na história dos seres humanos, abastecendo a cognição dos ouvintes com reflexões sobre as propriedades expressivas da música barroca e favorecendo um contato íntimo com sua história.

A música de J.S. Bach é universalmente aceita como de grande valor composicional, exemplo de equilíbrio de texturas, graciosidade no fraseado, engenhosidade estrutural, e seu raciocínio elevado causa efeito de introspecção e ampliação da capacidade de concentração.

Em uma cultura obcecada pelo consumo de objetos culturais transitórios, principalmente os de baixo nível de elaboração técnica ou riqueza composicional, destituídos de conexão histórica, o valor da performance artística tende a tornar-se apenas um entretenimento distrativo. Aprender música barroca interpretada e ensinada pelos professores dos Seminários de Bach pode resignificar a experiência da performance artística e a própria carreira musical dos estudantes.

O material desenvolvido é de valor educativo profundo, desperta consciência histórica, favorece a reflexão estética e, em tempos de isolamento social e poucas conexões interpessoais, pode ser até mesmo terapêutica para conectar os alunos a algo maior.

Embora o compositor seja agraciado com prestígio na formação de alunos de música em países com grande investimento cultural, não encontramos o mesmo respaldo de sua obra nos estudos intermediários nos Conservatórios Estaduais mineiros, sendo também poucos os alunos que se aprofundam nesse repertório durante estudos avançados de graduação universitária. Sendo assim, por iniciativa dos músicos do Ensemble Alimento dos Deuses, pretendemos difundir esse repertório e inspirar os alunos de música em níveis intermediário-avançado a se familiarizarem com a música de J.S. Bach, com instruções técnicas especialmente voltadas para teclas, violão, violino e violoncelo, atualmente os instrumentos mais comuns na interpretação dessa obra.

Início

Fundação Alimento dos Deuses

Estúdio de Produção Musical

CNPJ 32.616.693/0001-38

Uberlândia e Uberaba/MG

2016-2021©