
Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Iniciação ao Violão Popular
com Professor Mestre Christhian Beschizza
Videoaulas do Módulo I
Os vídeos servirão como nosso material didático principal para ordenar seus estudos em casa, e consolidar seu aprendizado em sala de aula.
Preparação:
3 formas de segurar o violão
Como trocar as cordas e afinar usando o celular
Como preparar as mãos para tocar
Primeiras Notas:
4 tipos de toque de mão direita
Escala Cromática para desabrochar os dedos: Exercício da Aranha
8 Acordes básicos: Em, E, Am, A, Dm, D, C, G
Escalas básicas: Sol Maior, Dó Maior
Teoria:
Como ler Cifras e Tablaturas
Como improvisar com a Escala Pentatônica
Posturas e Toques de Mão Direita
Nessa aula, falo sobre as três posturas mais comuns para se tocar violão, na perna esquerna, perna direita e de pé, ressaltando alguns de seus benefícios e desvantagens.
Na segunda parte do vídeo, apresento quatro formas gerais de toques de mão direita, o toque percussivo, semi-dedilhado, dedilhado e harmônico, e exemplos musicais de como soam esses diferentes recursos.
Duração Total: 19:43
Trocando as Cordas e Afinando
Nessa aula, explico como trocar as cordas do violão e demonstro como se afina com referência de um aplicativo para celular, afinação de ouvido baseada em uma referência e precisão na afinação por harmônicos.
Duração Total: 25:25
Alongamentos, Aquecimentos e Exercícios de Mão Direita
Nessa aula, apresento algumas formas de alongamentos e aquecimentos que nos preparam para tocar o violão, além de quatro exercícios de mão direita para desenvolver mecanismos técnicos sólidos para nossa produção sonora.
Duração Total: 20:31
Exercício da Aranha
Essa aula é destinada ao exercício técnico popularmente conhecido como Aranha, que consiste em uma escala cromática (com todos os semitons), subindo e descendo as digitações com um dedo em cada casa no braço do instrumento. Também, para os violonistas que já tem maior domínio e independência dos dedos, podemos fazer a fórmula 2+1, subindo duas casas e descendo uma, fazendo o salto com o dedo 2. Para descer, desceremos duas casas e subimos uma, fazendo o salto com o dedo 3. Assista atentamente aos gestos do professor e compreenda a fórmula pela sua sonoridade, depois aplique no instrumento com calma.
Duração Total: 9:56
Cifras, Acordes de Mi e Lá
Nessa aula, começamos a leitura do sistema de acordes cifrados naturais. Nossos primeiros acordes são Mi e Lá, nas versões maiores e menores.
Duração Total: 16:13
Acordes de Ré, Sol e Dó
Nessa aula, daremos continuidade aos acordes, fazendo uma revisão de Mi e Lá e aprendendo as formas de Ré Maior, Ré menor, Sol Maior e Dó Maior.
Fechamento: Trilhando em casa
Duração Total: 17:36
Tablatura e Escala Pentatônica
Nessa aula, aprenderemos as noções básicas de tablatura através de duas formas de escala pentatônica, usando as 5 notas com acidentes nas primas e nos bordões.
Duração Total: 22:13
Dó Maior, Pentatônica e Improviso Modal
Nessa aula, aprenderemos sobre a digitação da escala de Dó Maior em duas formas, com cordas soltas e com cordas presas. A partir dessas formas, também aprenderemos a escala pentatônica maior de Dó, omitindo o quarto e sétimo graus. Com esse conhecimento, podemos improvisar sobre o acorde de Dó Maior de maneira modal, sem movimentações harmônicas.
Duração Total: 22:38
Saltos de Posição e Escalas com Dedo Guia
Essa é uma aula onde abordamos aspectos técnicos dos saltos entre as três posições da escala do instrumento, desenvolvendo estratégias para o uso do dedo guia para realização de escalas. Demonstro como praticar o dedo guia usando três escalas:
Mi Maior em uma corda só, Lá menor e Dó Maior em 3 oitavas.
Duração Total: 10:47