Transcrições para violão da suíte BWV 1007: equilíbrio estrutural, polifonia implícita e procedimentos de reelaboração analisados em J. S. Bach 

Este trabalho estuda o processo de transcrição para o violão da Suíte I para Violoncelo de Johann Sebastian Bach (BWV 1007).

Partimos do princípio que o compositor reelaborou sua música de acordo com a capacidade polifônica do instrumento de destino, desta forma mapeamos os procedimentos compositor em sua própria reelaboração de obras do ciclo de cordas solo (violino e violoncelo, BWV 1001-1012) para o alaúde (BWV 995, 1000, 1006a).

Direcionamos o enfoque da nossa revisão de literatura às estratégias de polifonia implícita e o equilíbrio estrutural, partindo da compreensão formal do estilo composicional fortspinnung. Nas transcrições existentes dessa suíte, nosso método analítico foi a seleção e comparação de três versões por meio de uma grade colorida que identifica os procedimentos empregados de acordo com o levantamento realizado das reelaborações do compositor.

Averiguamos as transcrições da Suíte I de Göran Söllscher, Tilman Hoppstock e John Duarte. Além destes, no Prelúdio, incluímos Andrés Segovia/Manuel Ponce, Edson Lopes, Marcos Diaz, Jodacil Damasceno, John Mills e Ana Vidovic. Por fim, oferecemos uma transcrição própria da Suíte I BWV 1007 para o violão de seis cordas, incluindo sugestões para sete cordas, integrando as análises com a literatura revisada.

 

Link para dissertação na Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia

Vídeo com apresentação de slides da Defesa de Mestrado (2017)

Dissertação resultante do trabalho como pesquisador remunerado junto ao projeto "O REPERTÓRIO VIOLONÍSTICO E A PERFORMANCE: Estudos de revisão crítica" com orientação do Prof. Dr. Maurício Tadeu dos Santos Orosco.

2015 - 2017

Mestrado em Música. 
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. 
Título: TRANSCRIÇÕES PARA VIOLÃO DA SUÍTE BWV 1007: Equilíbrio estrutural, polifonia implícita e procedimentos de reelaboração analisados em J. S. Bach,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Mauricio Tadeu dos Santos Orosco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. 
Palavras-chave: transcrição de bach para violão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Início

Fundação Alimento dos Deuses

Estúdio de Produção Musical

CNPJ 32.616.693/0001-38

Uberlândia e Uberaba/MG

2016-2020©