Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Estudo de Repertório
As obras escolhidas para nossos estudos vão além do repertório de um único instrumento, com transcrições elaboradas especialmente para aprendermos as admiráveis melodias dessas pérolas selecionadas da música erudita no violão, com tablaturas que acompanham as partituras, de forma a possibilitar também o estudo em qualquer outro instrumento.
Em nosso processo de aprendizado online, com uma seleção especial de obras consagradas na história da música, possibilitamos que seu ensaio possa fluir com a notação musical simultaneamente acompanhando a gravação do início da aula, de maneira que possa repetir e pausar conforme achar necessário para resolver detalhes de leitura e execução técnica dos trechos mais difíceis.
Violão Solo
Andantino de M. Carcassi
A aula de hoje é sobre o popular estudo do Método Completo para Guitarra com indicação de andamento Andantino, muito usado para abordar diversas questões técnicas e de leitura com violonistas iniciantes. Falamos sobre polifonia, demonstrando separadamente as vozes desse estudo e desenvolvendo nossa consciência criativa para aplicação no repertório com uma escuta erudita. Nosso foco será aplicar expressividade em nossa interpretação, conhecendo diferentes aspectos da musicalidade: o controle do ritmo das frases (agógica), a variação de timbre para salientar contrastes e novas sessões da forma musical, variações no volume do toque (dinâmica) e separação de planos entre melodias e notas pedais.
Duração Total: 32:03
Für Elise de L. Beethoven (Introdução)
Essa aula é sobre um dos temas mais populares de Beethoven, "Para Elisa", de sua introdução em um arranjo simplificado para violão. Foi composta há mais de 200 anos atrás, em meados de 1810.
Em muitas cidades do Brasil, vendedores e distribuidores de gás de cozinha usam a música Para Elisa como jingle. Não se sabe a que se deve o uso da música, já que não há nenhum tipo de relação entre a música e o Gás. Mesmo os próprios vendedores/distribuidores afirmam desconhecer a razão da música ser reproduzida nas caminhonetes que circulam pelas cidades e bairros brasileiros.
Duração Total: 18:35
Canon de Pachelbel
Canon é um grande clássico do repertório barroco, que popularizou-se em cerimônias e gravações orquestrais no mundo todo, ao ponto de se tornar a peça mais gravada de todos os tempos.
Hoje trabalharemos esse clássico com enfoque na mão direita, apresentando as 6 fórmulas de mão direita para desenvolver o dedilhado, além de experimentar os acordes para estudar a coordenação para cantar. No encerramento, apreciaremos a peça num arranjo do professor, com introdução e acompanhamento, com grupo Alimento dos Deuses no espetáculo Contemplando a Harmonia.
Duração Total: 35:25
Canon - Parte II
O foco da segunda aula dessa peça é praticar as 6 fórmulas de mão direita, com direcionamento do professor e com as partituras com tablaturas representando esse exercício na escrita.
PARTITURA E TABLATURA DOS ARPEJOS
Duração Total: 10:19
Estudo nº 1 de M. Carcassi
A aula de hoje é sobre uma peça com muito conteúdo para se trabalhar no violão clássico, o primeiro da consagrada série de 25 estudos de Matteo Carcassi. Nessa primeira aula, abordamos o aprendizado inicial da peça, revelando sua estrutura harmônica - para que possamos compreender os acidentes nas escalas - e definindo as sessões claramente para compreender a forma desse estudo.
PARTITURA, TABLATURA E REDUÇÃO HARMÔNICA
Duração Total: 30:03
Lágrima de Francisco Tárrega
Essa é a nossa ultima aula de estudo de repertório do nosso ano letivo 2021, por isso fiz uma aula mais profunda com 50 min sobre Lágrima, um prelúdio de leitura simples cujo aprendizado é uma grande aquisição pessoal - vamos nos aprofundar no prelúdio mais tocado de Francisco Tárrega, conhecendo mais da sua história e maneira de interpretar o estilo romântico.
Duração Total: 32:52
Estudo em Mi menor de Francisco Tárrega
Continuando a série de aulas sobre peças de Tárrega. Essa aula é uma leitura simples, arpejada, de familiarização com a tonalidade de Mi menor, visitando os acordes de Fá#, Lá menor e Si7.
Duração Total: 32:52
Romance de Amor de Antônio Rovira
Essa é uma aula sobre o grande clássico Romance de Amor, uma das peças mais populares do violão espanhol no mundo todo. É uma peça do romantismo tardio que muitos violonistas aspiram colocar em seus próprios repertórios, e com essa aula vamos explorar soluções de digitação e recursos interpretativos para incrementar sua musicalidade. Também é uma peça que pode ser utilizada em recitais, dada sua popularidade entre o grande público e a utilização dos recursos idiomáticos do instrumento, como a escolha das tonalidades com grande ressonância e cordas soltas, e a mecânica uniforme de arpejos de mão direita, que cria uma textura preenchida e agradável.
Duração Total: 32:52
Camerata Dedilhada
Prelúdio Coral de J. S. Bach
O Prelúdio Coral BWV 639 "Eu vos chamo, Jesus Cristo", tradução do título deste prelúdio para o português, está entre os prelúdios mais populares da coleção. Puro em estilo, este prelúdio coral ornamentado foi descrito como "uma súplica em tempo de desespero"
Partes
LINK PARA PARTITURA EM PDF - Melodia 1 (Violino)
LINK PARA PARTITURA EM PDF - Melodia 2 (Viola)
LINK PARA PARTITURA EM PDF - Baixo (Cello)
Completa - Violão 7 Cordas
Duração Total: 18:54
Greensleeves de Sir Francis Cutting
Essa aula é sobre o famoso tema do folclore inglês Greensleeves, que se tornou parte da história e consagrou-se como a peça mais famosa escrita para alaúde de todos os tempos. Vamos aprender através de partituras e tablaturas juntamente com a execução do professor, e podemos também praticar usando a orquestração especial no final dessa aula.
PARTITURA COMPLETA COM TABLATURA
Duração Total: 17:23
Glassworks de Philip Glass
Essa é uma aula passando as duas partes da abertura de Glassworks, do compositor contemporâneo minimalista Philip Glass, conhecido pelo público geral em razão de suas numerosas participações nas trilhas sonoras de produções cinematográficas populares em todo o mundo. O estilo do compositor envolve a escuta através de repetição e pequenas mudanças, que sutilmente encaminham a harmonia em meio a variações rítmicas em padrões hipnóticos.
Duração Total: 23:44