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Alicerces da Harmonia

Uma Jornada Histórica pelo
Contraponto Musical e a Arte Sacra

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Descrição:

Nossa proposta celebra uma união sublime entre as cordas dedilhadas históricas e a tradição do canto gregoriano, com violonista Christhian Beschizza e o organista Pedro Henrique Costa, em um documentário em duas igrejas históricas do Triângulo Mineiro, em Uberaba e Araxá - com o objetivo de destacar a importância histórica desses templos na região. O projeto terá um caráter histórico documental, musical e representativo da arte sacra. Será dividido em duas partes, cada uma explorando uma das igrejas, onde atravessaremos séculos de história sonora.

 

Este documentário musical visa aprofundar a pesquisa histórica relacionada a duas notáveis Igrejas Históricas localizadas em Uberaba e Araxá. O projeto será conduzido e narrado pelo produtor e músico, Christhian Beschizza. O objetivo principal é explorar a evolução da arte do contraponto musical ao longo dos períodos medieval, renascentista e barroco, proporcionando um mergulho na riqueza cultural e artística da Catedral de Araxá e a Capela Nossa Senhora das Dores de Uberaba. Além de abordar a música, o documentário também se dedicará a destacar a arte sacra presente nesses majestosos locais. Para isso, contará com depoimentos dos consultores especializados em arte sacra e arquitetura. Eles irão fornecer informações detalhadas sobre as esculturas, vitrais, contexto de construção das igrejas e seu significado histórico e religioso.

O documentário proposto destaca a relevância cultural da arte sacra e a música antiga, manifestação histórica que estimula a contemplação através do talento elevado dos artistas, e traz também o conhecimento estético composicional dos períodos medieval, renascentista e barroco. A audiência, mesmo que leigos, terá oportunidade de conhecer a arte sacra dos templos da Capela Nossa Senhora das Dores, que também é um museu, e a Catedral de Araxá. Outro ponto de grande relevância é o conhecimento dos instrumentos históricos, como a teorba, a guitarra barroca, o violão de 11 cordas barroco, o Órgão e o Harmônio, instrumentos desconhecidos até por músicos. 

Nossa narrativa é interessante principalmente pela raridade desses instrumentos demonstrados e participantes ativos na trilha sonora e o desconhecimento da audiência brasileira sobre a arte sacra e o patrimônio histórico dos templos antigos do triângulo mineiro. O documentário está estruturado em torno da trilha sonora e as entrevistas, com especial destaque às cenas nas igrejas e seus objetos de arte sacra e arquitetura. A música será o recurso expressivo mais importante na narrativa, mas também damos especial atenção às histórias que serão documentadas através dessa produção.

O projeto tem o potencial de enriquecer a apreciação da música antiga e do patrimônio cultural brasileiro, tornando-o uma valiosa contribuição para a promoção da cultura, a arte sacra e do conhecimento musical histórico, sendo, portanto, importante para pleitear o incentivo cultural para sua realização.

Para garantir a qualidade das entrevistas e valorizar o trabalho dos especialistas envolvidos, alocaremos parte dos recursos orçamentários para a devida remuneração da equipe de entrevistados. Reconhecemos a importância de contar com suas perspectivas e conhecimentos para enriquecer o conteúdo do documentário. Essa remuneração é um reconhecimento da valiosa contribuição que esses profissionais trarão para o projeto.

Além da exploração da história musical e artística, o documentário também se dedicará a destacar as atrações específicas de cada um dos templos em foco. Isso incluirá aspectos arquitetônicos, obras de arte, elementos sacros e tudo o que torna cada catedral única. Através da narrativa do produtor e músico Christhian Beschizza, o público será levado a uma jornada de descoberta desses tesouros culturais, enriquecendo a experiência de conhecer esses locais históricos.

Registrando essa jornada musical, a produção audiovisual cinematográfica gera um filme artístico do concerto, deixando um precioso legado histórico para posteridade, garantindo democratização e acesso livre ao produto cultural pela internet, promovendo uma grande visibilidade duradoura.

 

A missão subjacente deste projeto é desvendar essas tradições musicais para um público amplo e diversificado, sejam conhecedores, iniciantes ou curiosos. Buscamos despertar um interesse profundo por meio de uma exploração abrangente da história e estética da música medieval, que iniciou a tradição do contraponto. Na Capela Nossa Senhora das Dores de Uberaba, vamos explorar a música medieval em forma do canto gregoriano evocando a solenidade, espiritualidade e a tradição. O canto gregoriano medieval é acompanhado pela trajetória milenar do órgão com a direção musical do organista e entrevistador Pedro Henrique Costa, promovendo uma apreciação informada que envolva o público de maneira analítica, reflexiva e emotiva, permitindo uma imersão nas nuances da música, seu processo composicional e sua história.

Essa produção visa não apenas entreter a audiência com imagens maravilhosas e sonoridades intrincadas, mas também educar e inspirar. Através da música sacra e da apresentação de um repertório histórico, buscamos valorizar a história da música e estimular a apreciação da arte sacra. O projeto também contribui para a educação cultural da audiência, oferecendo oportunidades de aprendizado e desenvolvimento musical mais amplos e profundos.

A Trilha sonora do documentário acontecerá através de captação de videoclipes de peças específicas, representativas de diferentes momentos na história do desenvolvimento do contraponto musical. A música terá uma função de plano de fundo contrastando a história dos templos, as entrevistas, e os ensinamentos sobre a trajetória histórica do contraponto musical. Haverá uma interposição entre trilha sonora dos videoclipes e material narrativo, mas também conta com cenas representativas da arte sacra e arquitetura da Catedral e da Capela.

Os videoclipes de cada peça criarão uma trilha sonora de background durante o documentário inteiro, dessa forma haverá a necessidade de estabelecer a minutagem exata entre a entrevista e todas as trilhas sonoras que vão compor o documentário, e deve-se estabelecer também a sincronização das intensidades das trilhas sonoras, junto as falas dos entrevistados, pausas das falas, momentos em que a trilha torna-se o foco central e as cenas da performance musical retornam ao protagonismo. Dessa forma o documentário apresenta a confluência entre as artes e como elas estiveram presente no desenvolvimento da sociedade ocidental. Nos inspiramos na série de documentários musicais sobre música sacra da BBC do maestro SIMON RUSSELL BEALE.

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🎸🎻Bach no Museu da Capela 🎹🕍

🔅 Sequência do projeto Quartetos de Bach

Concerto de inauguração do Ensemble Alimento dos Deuses,

um grupo de câmara mergulhando nas profundezas do repertório antigo

com uma homenagem especial ao ilustre mestre do contraponto, J. S. Bach.

Informações Técnicas:

Christhian Beschizza, Violão 7 cordas

Carlo Arruda, Espineta

Gustavo Dias, Violino

Thiago Ayer, Viola

Raphael Gonçalves, Violoncelo

Direção, Arranjos, Áudio e Vídeo: Christhian Beschizza

Cinegrafista: Otávio Pacheco

Assistente de Produção: Carol Vaz

Apoio: Capela Nossa Senhora das Dores

Essa produção foi realizada de maneira independente pela Fundação Alimento dos Deuses

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Juntos, almejamos construir uma ponte entre épocas, permitindo que a musicalidade do passado ecoe no presente, nas casas da audiência pela internet

Equipe Principal - Currículos:

Christhian Beschizza: Produção Executiva, violonista

Pedro Henrique Costa: Elaboração, organista

Lucas Ribeiro: Direção

Rafael Augusto da Silva: Fonografia

Flávia Alvarenga, Carolina Vaz: Assistente de Produção

A locação de equipamento de cinema moderno em 4k é realizada pela produtora Alimento dos Deuses em nome do proprietário Léo de Lima Beschizza

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Justificativa:

Em uma cultura obcecada pelo consumo de objetos culturais transitórios, principalmente os de baixo nível de elaboração técnica ou riqueza composicional, o valor da performance artística tende a tornar-se apenas um entretenimento distrativo. 
Essa produção visa recontextualizar esse cenário através de um mergulho histórico profundo, não apenas entreter a audiência com imagens maravilhosas e sonoridades intrincadas, mas também educar e inspirar. Através da música sacra e da apresentação de um repertório histórico, buscamos valorizar a história da música e estimular a apreciação da arte sacra. O projeto também contribui para a educação cultural da audiência, oferecendo oportunidades de aprendizado e desenvolvimento musical mais amplos e profundos.

A concretização deste projeto não apenas enriquecerá a cena cultural, mas também contribuirá para a educação musical e enriquecerá o panorama artístico da próxima geração de músicos brasileiros. Esperamos que nossa harmoniosa fusão entre o Canto Gregoriano e o Órgão transcenda o concerto presencial, registrando um filme que tocará profundamente os corações daqueles que experienciam essa produção musical enriquecedora.

A missão subjacente deste projeto é desvendar essas tradições musicais para um público amplo e diversificado, sejam conhecedores, iniciantes ou curiosos. Buscamos despertar um interesse profundo por meio de uma exploração abrangente da história e estética da música medieval, que iniciou a tradição do contraponto. Na Capela Nossa Senhora das Dores de Uberaba, vamos explorar a música medieval em forma do canto gregoriano evocando a solenidade, espiritualidade e a tradição. O canto gregoriano medieval é acompanhado pela trajetória milenar do órgão com a direção musical do organista e entrevistador Pedro Henrique Costa, promovendo uma apreciação informada que envolva o público de maneira analítica, reflexiva e emotiva, permitindo uma imersão nas nuances da música, seu processo composicional e sua história.

A escolha de igrejas históricas para a gravação do documentário é muito importante, pois esses locais possuem uma acústica especial, que pode favorecer a qualidade sonora da gravação dos videoclipes de trilha sonora. Além disso, as igrejas históricas possuem um valor cultural e histórico significativo, o que pode agregar ainda mais valor ao projeto.

A participação de músicos notórios na região é uma garantia da qualidade e excelência musical que serão apresentadas na gravação da trilha sonora e nas contrapartidas realizadas. Christhian Beschizza e Pedro Henrique Costa possui uma vasta experiência em música antiga, o que pode contribuir para uma interpretação mais fiel ao estilo da época em que as obras foram compostas. Muitas vezes, a música antiga requer um conhecimento específico dos instrumentos e do estilo da época, o que trás destaque a sua formação como intérprete. A participação de músicos notórios na interpretação das obras pode garantir que esses elementos sejam respeitados e valorizados.

Outro ponto a ser destacado é que a produção audiovisual desse documentário pode ajudar a documentar e preservar essas performances históricas para as futuras gerações. Esse material podem ser usadas como ferramentas de estudo e referência para músicos, pesquisadores e estudantes de música em todo o mundo. Além disso, a produção pode permitir que essas performances sejam distribuídas para locais onde não há acesso a concertos ao vivo ou a instrumentos históricos, tampouco concertistas eruditos que os dominam.

Acessibilidade:

Com uma abordagem inclusiva, nosso projeto visa a democratização do acesso. Dedicamos especial atenção àqueles que carecem de exposição a esses tesouros culturais e também a apreciadores do repertório de órgão. Não esquecemos da importância de oferecer acesso a pessoas com deficiências, especialmente aquelas com deficiência visual, garantindo que todos possam se conectar com a música.

Divulgação:

A produção audiovisual será divulgada através do canal do Youtube Alimento dos Deuses, que já conta com uma comunidade virtual de professores, alunos e famílias que envolve os Conservatórios de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Araguari, e o Curso de Música da UFU. Além disso, o projeto conta com o apoio na divulgação de importantes instituições culturais da região, como o Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém e Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade.

Templos Dedilhados V

Basílica Nossa Senhora da Abadia

Demonstrando o Violão Barroco de 11 Cordas

🎼 Repertório:

Christhian Beschizza

Toccata Arpegiatta (Kapsberger)

Prelúdio em Lá menor (J.S. Bach)

Sonata K11 (Scarlatti)

Ciaconna (Weiss)

Objetivos

A produção será realizada com o objetivo de mostrar a trajetória da música sacra medieval, o canto gregoriano, até o repertório para órgão e cordas dedilhadas do período barroco para o público, contribuindo para a valorização da história da música, a ampliação do repertório e o estímulo à criatividade e a apreciação da música sacra. Além disso, o projeto disponibiliza informações históricas sobre as duas igrejas, sua arte sacra e informações relevantes para desenvolver consciência do patrimônio histórico e cultural na audiência.
A realização deste projeto pode contribuir significativamente para o cenário cultural de Uberaba, permitindo que a população tenha acesso a um documentário sobre música histórica e arte sacra de alta qualidade, produzido com equipamentos modernos de cinema, e ao mesmo tempo contribuindo para a valorização da história da música o patrimônio histórico.

Geração de Renda

A produção de um documentário em igrejas de duas cidades, com as apresentações de concertos e palestras como eventos especiais, pode gerar impactos significativos na geração de renda. A atração de turistas interessados nas igrejas como locais culturais e espirituais pode resultar em doações, venda de ingressos e taxas de participação nos concertos, beneficiando as igrejas.

Além disso, a ocasião dos concertos impulsiona o setor de alimentação local, com visitantes buscando restaurantes e cafés para refeições antes ou após os eventos, o que beneficia o setor de restaurantes e estabelecimentos de alimentação da região. O público que vai prestigiar os concertos também contribuem para a economia local, utilizando serviços de transporte como táxis, ônibus e aplicativos de transporte, gerando renda para motoristas e empresas de transporte locais.

Além de impactos diretos, um documentário que destaca as igrejas e a música como parte da cultura local pode atrair apoio financeiro na forma de doações e patrocínios direcionados às igrejas, promovendo a cultura local e as atividades religiosas. Essas iniciativas, quando bem planejadas, podem contribuir para o desenvolvimento econômico das duas cidades, ao mesmo tempo em que enriquecem a experiência cultural e espiritual dos residentes.

O Canto Gregoriano no Museu da Capela

Capela Nossa Senhora das Dores

Concerto e Documentário produzido por Christhian Beschizza.

 

Demonstração da Capela e seu museu, e o Canto Gregoriano com grupo Vozes Gregorianas

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