Livros imprescindíveis para a expansão do imaginário psiconautico!

1954 Aldous Huxley: The Doors of Perceptions

As Portas da Percepção, traduzido

Um dos grandes tomos do psiconauta contemporâneo. É um exemplo da mais alta forma de narrativa literária inspirado em experiências visionárias!

1978 Hoffman, Wasson e Ruck: The Road to Eleusis

em inglês

esse é um dos livros mais impactantes na história da psicodelia onde os grandes patronos das moléculas que vem revolucionando a cognição humana há mais de um século visitam o grande mistério da grécia, o keykon, uma cerveja lisérgica que consagravam os cidadões helenísticos apenas uma vez na vida... além do livro, uma revisão recente do mistério nesse link: http://www.druglibrary.org/schaffer/lsd/valencic.htm

~1968? Timothy Leary: Using LSD to Imprint the Tibetan-Buddhist Experience

Original em inglês

Um pequeno texto do psicoterapeuta Timothy Leary, figura central na primeira revolução psicodélica da década de 60. Muito esclarecedor, em poucas páginas oferece um manual para o planejamento de uma sessão de psicoterapia assistida por LSD, demonstrando grande desenvoltura em aproximar os caminhos de liberação budistas com as possibilidades de navegação do ácido. Em inglês.

1975 Terence McKenna: The Invisible Landscape - Mind, Hallucinogens, and the I Ching

Em Inglês

Primeiro livro dos irmãos McKenna introduzindo novas perspectivas como pesquisadores com metodologias pouco ortodoxas, na fronteira da psicologia e nas sombras da ciência. É um tomo essencial para a deconstrução da atitude epistemológica reducionista racionalista materialista!

1978 Álvaro Estrada: A Vida de Maria Sabina, A Sábia dos Cogumelos

Maria Sabina foi uma curandeira mexicana, talvez última zeladora de um conhecimento que se diluiu no tempo. 
Alguns fragmentos dessa sabedoria foram preservados neste livro rico e comovente, que mostra tanto o trabalho espiritual que ela realizava como xamã, poderosa e respeitada, quanto o sofrido cotidiano material e familiar, explorada até o fim de seus dias por filhos e netos parasitas ou alcóolatras, em contraste com o grande prestígio que alcançou, ainda em vida, por seu trabalho com o cogumelo Teonanácatl (Psilocybe Mexicana).
Uma verdadeira aula para quem procura entender o uso de enteógenos em contextos tradicionais, viagem xamânica, canalização de mensagens, função dos ícaros(canto), estruturas de pajelança, cosmovisão indígena sobre doença e cura, êxtase místico, medicina natural e muito mais. Introdução por Gordon Wasson.

1979 Albert Hoffman: LSD, my problem child

LSD: Minha Criança Problema

Esta é a história do LSD contada por um pai preocupado mas confiante, o químico orgânico Albert Hofmann. O cientista recorda a descoberta e evolução histórica do LSD: de medicamento promissor em investigação e pesquisa psiquiátrica, a droga recreativa envolta em histerismo e proibição. Seguimos a caminhada do Dr. Hofmann através do México para descobrir plantas sagradas relacionadas com o LSD e ouvir como ele se correspondeu com outras figuras notáveis figuras históricas no intuito de dar a conhecer a sua notável descoberta.

1991 Stanislav Grof: The Holotropic Mind

A Mente Holotropica

É possível uma regressão ao momento do próprio nascimento? Depois de fazer experiências com mais de 4 mil pacientes, o psiquiatra Stanislav Grof, considerado o papa da psicologia transpessoal, descobriu que sim. Em A mente holotrópica, Grof mostra que, através de estados alterados da consciência – alcançados inicialmente com o LSD e atualmente com técnicas de hiperventilação – o ser humano pode alcançar reinos da psique jamais suspeitados pela psicologia tradicional.

Para mapeá-los, Grof traça um painel em que se visualizam os três níveis de consciência humana: biográfico, perinatal e transpessoal. Segundo ele, a totalidade de nossa história pessoal do pré-natal ao momento presente, pode ser trazida à mente e ser vivenciada outra vez.

Para o autor, o trauma do nascimento é o acontecimento mais significativo em nossas vidas, e a impressão que nos causa tem o poder de predeterminar, como um molde de que não se escapa, a vida da pessoa.

Mas não são apenas experiências perinatais as que se tem acesso durante os estados alterados da consciência – que Grof prefere chamar de "não comuns" para diferenciar do jargão esotérico. Além de vivenciar momentos importantes de sua biografia, o indivíduo tem acesso a experiências arquetípicas, identificando-se com figuras mitológicas, animais, plantas e até objetos do reino mineral. Ou então, esbarra com lembranças coletivas tão fortemente personalizadas que se assemelham a experiências de vidas passadas. São as chamadas experiências transpessoais, porque transcendem o ego encapsulado e abrem o indivíduo para o mundo espiritual, resultando numa profunda mudança de valores.

1991 Terence McKenna: The Archaic Revival - Speculations on Psychedelic Mushrooms, the Amazon, Virtual Reality, UFOs, Evolution, Shamanism, the Rebirth of the Goddess, and the End of History.

O retorno à cultura arcaica, traduzido

Junto com o Alimento dos Deuses, é uma das obras primas essenciais para qualquer psiconauta que desfruta da desenvoltura intelectual necessária pra se educar a respeito do que a consagração enteogênica representa para a cultura do século XXI. A leitura desse tomo é PRIORIDADE!

1992 Terence McKenna: Food of the Gods - The Search for the Original Tree of Knowledge

Alimento dos Deuses

Terence discursa em formato acadêmico sobre como todas as culturas sao formadas a partir da relação de dieta e drogas que elas estabelecem. No processo de apresentação do cogumelo como a consagração do "soma" que fundamenta o hinduismo, faz uma revisão gigantesca do uso de cannabis no decorrer da historia, além de falar de absinto, ópio, alcool, açúcar, café e várias substâncias que impactam no desenvolvimento de uma sociedade e suas normas de conduta!

1993 Terence McKenna: True Hallucinations - Being an Account of the Author’s Extraordinary Adventures in the Devil's Paradise

Alucinações Reais, traduzido

Esse livro conta sobre a jornada dos irmãos McKenna pela amazônia nos campos infestados de cogumelos e o misterioso yagé de uma tradição xamanica quase extinta pela voracidade em que o capital avassalou a tradição peruana... em uma narrativa cativante e rica em profundidade psicodélica!

2012 Dennis McKenna: The Brotherhood of the Screaming Abyss

Em inglês

Esse tomo ainda é fresco e não foi traduzido... Dennis é um dos maiores especialistas vivos sobre etnobotânica e é um grande estudioso que merece ser estudado a fundo!

 

“Released on Terence’s 66th birthday, this book by his brother Dennis is a remarkable thing. The story is about two young men, thankfully too foolish to know better, who transcended consciousness, and returned to tell the tale. Terence the poet and Dennis the scientist. Told with honesty and love…”

“Terence McKenna was one of a kind. For all of us who never knew him personally but have heard his unique and mesmerizing voice, been touched by his eloquence, and persuaded by the power of his insights and the courage of his imagination, “The Brotherhood of the Screaming Abyss” is the fireside chat with the man himself we always wished we’d had. Dennis McKenna has done something very special here…”

Please reload

Prof. Me. Christhian Beschizza

compositor, produtor, editor e psiconauta

(34)99872-6957

Currículo

Fundação Alimento dos Deuses

Educação e Produção Musical

CNPJ 32.616.693/0001-38

Uberaba/MG

2016-2020©