Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Produção Executiva
de projetos culturais
Produzimos vídeos cinematográficos
de performances musicais, cursos e documentários
Equipamento Audiovisual de Cinema Moderno
Nossa proposta é promover a cultura e o acesso à arte, trabalhando na gravação de documentários culturais e concertos musicais.
A parceria de um proponente com a Fundação Alimento dos Deuses permitirá que projeto audiovisual seja executado com qualidade cinematográfica, beneficiando tanto a comunidade artística quanto o público, que terá a oportunidade de desfrutar de experiências culturais enriquecedoras. Através dessa colaboração, será possível impulsionar e fortalecer sua produção cultural.
Proponente - Diretor Artístico
A função do proponente do projeto como diretor artístico em uma proposta audiovisual musical é desenvolver e apresentar uma visão criativa para produção do concerto. O proponente é responsável por conceber o concerto ou videoclipe, incluindo a seleção do repertório, a criação de arranjos e organização dos ensaios com os músicos. Além disso, pode contratar os oficineiros dentre a equipe de músicos para realização de contrapartidas a partir de recibos.
Músicos
A função dos músicos na produção musical é executar as peças musicais com maestria e precisão. Eles são responsáveis por trazer a música à vida por meio de suas habilidades técnicas e interpretação artística. Os músicos trabalham em estreita colaboração com o diretor artístico para a estipulação de uma série de ensaios para garantir que a música seja executada de acordo com a visão e o conceito estabelecidos para o projeto. Eles podem participar do processo de seleção do repertório e contribuir com ideias musicais e arranjos. Durante a gravação ou apresentação ao vivo, os músicos estão atentos às indicações do diretor artístico em relação à expressão, dinâmica e estilo musical desejados.
🔊 Christhian Beschizza: Gestão Administrativa e Produção
CNAE 9001-9/02 Produção Musical
CNAE 5912-0/99 Pós produção cinematográfica
CNAE: 13.02.01.000 Fonografia
O produtor executivo é responsável por garantir que o projeto permaneça dentro do orçamento e do cronograma, coordenando todas as fases da produção, desde a pré-produção até a pós-produção. Suas funções incluem a obtenção de financiamento, negociação de contratos, contratação de equipe e talentos, e supervisão de todas as operações diárias. Além disso, ele garante a comunicação efetiva entre as partes envolvidas, documentação correta e cumprimento das regulamentações do edital até a prestação de contas final. Na criação do produto cultural, coordena a equipe de produção em todas as etapas. Realiza a fonografia, o posicionamento de microfones na gravação de áudio, e posteriormente a mixagem e masterização, assegurando que o áudio seja bem ouvido em qualquer dispositivo, desde caixas de som profissionais até televisões e celulares. Na pós-produção, manipula as imagens e som brutos em uma obra completa, utilizando o DaVinci Resolve Studio 19, sincronizando e cortando o material gravado, selecionando ângulos através de MultiCam e realiza a coloração da imagem para garantir coesão visual entre as diferentes lentes e câmeras.
📲 Carol Vaz e Flávia Alvarenga: Assistentes de Produção
CNAE 9001-9/02 Produção Musical
As assistentes de produção apoiam a equipe de produção executiva em diversas tarefas, como a organização logística, agendamento de gravações, atender às demandas do elenco, estruturar transporte, hospedagem e alimentação para produção, obtenção de autorizações e anuências necessárias. Desempenha um papel de suporte operacional e administrativo do projeto.
🎬 Douglas Alves: Diretor de Fotografia
CNAE: 7420-0/04 Filmagem
O Diretor de Fotografia é responsável pela supervisão de todas as etapas do processo de filmagem. Ele garante que a visão artística e estética seja traduzida em resultados técnicos de alta qualidade. Coordena a equipe de cinegrafia, coordenando os cinegrafistas. Além disso, lidera o elenco na gravação e dirige entrevistas, em estreita colaboração com o produtor executivo.
Carine Correa: Assistente de Direção e Maquiadora
CNAE: 9602-5/02 Maquiagem
A assistente de direção e maquiadora é responsável por criar a aparência dos personagens de acordo com a visão artística do diretor, garantindo que a maquiagem esteja alinhada com a narrativa e os objetivos do projeto. Além disso, ela auxilia na coordenação das câmeras, trabalhando em estreita colaboração com o diretor e garantindo que sua visão possa ser comunicada para o restante da equipe de filmagem no momento de gravação.
🎥 Guilherme Barbosa e Otávio Pacheco:: Cinegrafistas
CNAE: 7420-0/04 Filmagem
Os cinegrafistas são responsáveis por capturar as imagens do projeto. Eles operam as câmeras, definem o foco, enquadramentos e movimentos de câmera para registrar as performances musicais e outros aspectos visuais do projeto.
📸💡Jorge Beschizza: Fotografia e Iluminação Cinemática
CNAE: 9001-9/06 Atividades de Iluminação
CNAE: 7420-0/01 Fotografia
O responsável pela Fotografia e Iluminação é encarregado de registrar fotografias dos artistas durante gravações, apresentações e ensaios fotográficos, além de cobrir o backstage. Esse profissional também planeja e implementa a iluminação adequada, utilizando holofotes para destacar os artista.
👘 Luis Ferreira Santos: Figurinista e Camisetas da Produção
O figurinista é responsável pela criação e seleção dos trajes e figurinos utilizados pelos artistas no projeto audiovisual.
Ele trabalham em estreita colaboração com o diretor artístico e os demais membros da equipe para garantir que os figurinos transmitam visualmente a essência dos personagens e contribuam para a atmosfera desejada. O figurinista também é responsável por realizar pesquisas, adquirir ou criar as roupas e acessórios necessários, realizar ajustes e garantir o correto encaixe e conforto dos trajes nos artistas durante as performances. Com sua criatividade e expertise em moda e design, o figurinista desempenha um papel fundamental na construção visual e na caracterização dos personagens, adicionando um elemento estético e expressivo essencial ao projeto audiovisual.
🪑 Cenografia
A cenografia exerce um papel fundamental em produções audiovisuais, sendo responsável pela concepção e execução dos cenários que ambientam a narrativa. Colaborando estreitamente com a equipe artística, traduz a essência dos personagens e estabelece a atmosfera desejada através de minuciosa pesquisa e criação de elementos cenográficos. Sua supervisão durante a montagem dos cenários e a colaboração com a iluminação asseguram a coesão visual, enriquecendo a imersão e contribuindo significativamente para a qualidade estética do projeto.
🚗 Transporte:
A verba destinada ao transporte da equipe desempenha um papel essencial na produção audiovisual, permitindo que a equipe técnica, elenco e outros membros da produção se desloquem de forma eficaz entre os diferentes locais de filmagem. Essa verba abrange despesas relacionadas ao combustível, quaisquer outras necessidades de transporte de instrumentos e equipamento que garantam que todos estejam presentes nos momentos cruciais da produção.
🍳Alimentação:
A inclusão da alimentação no orçamento de produção audiovisual é essencial por várias razões cruciais. Primeiro, ela promove o bem-estar da equipe, garantindo que todos estejam bem alimentados e energizados para enfrentar a diária de trabalho. Além disso, a alimentação adequada aumenta a eficiência da equipe, ajudando a evitar fadiga e falta de concentração. Isso reduz interrupções no cronograma e contribui para um ambiente de trabalho mais positivo, fortalecendo as relações interpessoais e aumentando a satisfação da equipe. Em resumo, a alimentação no orçamento não é apenas uma prática comum, mas uma estratégia essencial para o sucesso da produção audiovisual.
Equipe da Produtora para Projetos Culturais
Olina Helena Rodovalho: Publicidade
A estratégia de divulgação do projeto inclui o impulsionamento nas redes sociais, utilizando recursos financeiros para ampliar o alcance e engajamento das publicações. Através do direcionamento do conteúdo para um público específico e a criação de materiais atrativos, busca-se aumentar as visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, gerando interesse, participação e divulgação orgânica. A análise dos resultados e ajustes na estratégia são realizados para maximizar os resultados. Essa abordagem visa fortalecer a presença do projeto nas redes sociais, alcançando um público mais amplo e impactando de forma positiva o seu desenvolvimento e sucesso.
Acessibilidade
Além dos processos mencionados anteriormente, a pós-produção cinematográfica também engloba a criação e inserção de legendas e outras ferramentas de acessibilidade. As legendas são textos exibidos na parte inferior da tela, que transcrevem o diálogo e outros elementos sonoros do filme, permitindo que pessoas com deficiência auditiva ou que não falam o idioma original possam acompanhar a narrativa.
Além das legendas, outras ferramentas de acessibilidade inclui linguagem de sinais, para pessoas com deficiência auditiva que se comunicam por meio de libras.
Essas ferramentas de acessibilidade são fundamentais para garantir que o conteúdo audiovisual seja acessível a um público mais amplo, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Durante a pós-produção, é realizado o trabalho de criação, sincronização e ajuste dessas ferramentas, para que sejam incorporadas ao produto final de maneira eficaz e de acordo com os padrões de acessibilidade estabelecidos. Isso permite que o público diverso possa desfrutar plenamente do projeto audiovisual, independentemente de suas habilidades auditivas, visuais ou linguísticas.