Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.

Composições Barrocas Autorais para Duo de Violões
com Christhian Beschizza & Raphael Dias
Arca das
Ressonâncias Fascinantes:
Conhecendo a Basílica d'Abadia



Apresentamos o projeto "Arca das Ressonâncias Fascinantes: Conhecendo a Basílica d'Abadia",
com trilha sonora autoral com os notórios violonistas uberabenses Christhian Beschizza & Raphael Dias.
Este projeto consiste em uma produção audiovisual de um documentário sobre Basílica Nossa Senhora da Abadia, patrimônio histórico da cidade de Uberaba/MG.

A proposta visa apresentar composições autorais para duo de violão e violão 11 cordas, de maneira acessível e moderna, explorando as tecnologias atuais de streaming digital em 4k. Dessa forma, um amplo público poderá apreciar a música com fidelidade e imersão no concerto, desfrutando da comodidade de suas próprias casas.
O projeto busca valorizar a história da música, ampliar o repertório e estimular a criatividade. Além disso, visa contribuir para a educação musical, oferecendo aos estudantes oportunidades de aprendizado e desenvolvimento mais abrangentes e aprofundados.
Os concertos serão interpretados por uma equipe de músicos especializados em instrumentos de época, com destaque para os talentosos violonistas uberabenses Christhian Beschizza & Raphael Dias.
As gravações ocorrerão em uma igreja do patrimônio histórico de Uberaba, selecionada por sua acústica de qualidade e sua grandiosa arquitetura, a Basílica Nossa Senhora da Abadia.
A basílica já foi palco de diversos programas de arte sacra e música erudita da nossa equipe, garantindo uma atmosfera propícia para as performances. Toda a produção audiovisual será filmada com equipamentos modernos de cinema, assegurando uma excepcional qualidade de som e imagem.
A divulgação do projeto será realizada por meio do canal do YouTube "Alimento dos Deuses", que já possui uma comunidade virtual envolvendo os Conservatórios de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Araguari, bem como o Curso de Música da UFU. Além disso, contamos com o apoio de importantes instituições culturais da região, como o Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém e Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade, que nos auxiliarão na divulgação.
A realização deste projeto tem o potencial de contribuir significativamente para o cenário cultural de Uberaba. Permitirá que a população tenha acesso a concertos de música erudita autoral de alta qualidade, produzidos com equipamentos modernos de cinema. Além disso, contribuirá para a valorização da história da música e a educação musical da nova geração de músicos brasileiros.


.png)
Recital de Portfólio:
Templos Dedilhados II
Capela Nossa Senhora das Dores
🎼 Repertório:
Christhian Beschizza
Guardame las Vacas (L. Narvaez)
Prelúdio da Suíte BWV 997 (J. S. Bach)
La Catedral (Agustin Barrios)
Chaconne BWV 1004 (J. S. Bach)
Raphael Dias
Alla Pollaca (F. Carulli)
Lágrima (F. Tárrega)
Mazurka-Choro (H. Villa-Lobos)
Fantasia X (A. Mudarra)
Fantasia (S. L. Weiss)
Contaremos com o auxílio de cinco filmadoras modernas de cinema e captação de som em 4 canais, utilizando microfones condensadores de qualidade de estúdio para garantir a excelência na qualidade do áudio.
Raphael Dias
Licenciando em Música - Violão pela UFU.
Técnico em Violão pelo Conservatório Estadual Renato Frateschi.
Compositor, transcritor, professor e músico de eventos.
Atualmente é coordenador da equipe de música da Paróquia São José - Gameleira/Uberaba.
Raphael foi terceiro colocado no concurso de violão Álvaro Henrique 2021, foi integrante da camerata de violões do conservatório, além de ter participado em alguns projetos sob a direção do Prof. Me. Christhian Beschizza e no projeto Prelúdio - UFU.