Curso de Violão Iniciante

Classe de Violão Iniciante do Prof. Me. Christhian Beschizza

Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi de Uberaba

Introdução do Curso de Violão

Abertura: Prelúdio da Suíte BWV 1007 (J. S. Bach)
Nesse vídeo de introdução para a classe de violão 2020 do Prof. Christhian Beschizza, do Conservatório de Uberaba, falamos sobre as aulas online e as novas dinâmicas de interação virtual entre alunos e professor.

Duração Total: 7:23

Posturas e Toques de Mão Direita

Abertura: Prelúdio nº 1 (Francisco Tárrega)
Nessa aula, falo sobre as três posturas mais comuns para se tocar violão, na perna esquerna, perna direita e de pé, ressaltando alguns de seus benefícios e desvantagens.
Na segunda parte do vídeo, apresento quatro formas gerais de toques de mão direita, o toque percussivo, semi-dedilhado, dedilhado e harmônico, e exemplos musicais de como soam esses diferentes recursos.

Duração Total: 19:43

Trocando as Cordas e Afinando

Abertura: Glassworks Opening (Philip Glass)
Nessa aula, explico como trocar as cordas do violão e demonstro como se afina com referência de um aplicativo para celular, afinação de ouvido baseada em uma referência e precisão na afinação por harmônicos.
Duração Total: 25:25

Alongamentos, Aquecimentos e Exercícios de Mão Direita

Abertura: Estudo nº 1 (Matteo Carcassi)

Nessa aula, apresento algumas formas de alongamentos e aquecimentos que nos preparam para tocar o violão, além de quatro exercícios de mão direita para desenvolver mecanismos técnicos sólidos para nossa produção sonora.

Abertura: Estudo nº 1 (Leo Brouwer)
Duração Total: 20:31

Leitura da 3º Corda

Abertura: Retrato Brasileiro (Baden Powell)

Claves, Hastes e Leitura das notas Sol e Lá
Abertura: Retrato Brasileiro (Baden Powell)
Nessa aula, apresentamos a escrita das notas na pauta nas claves de Sol e Fá. Também experimentamos nosso primeiro exercício de leitura usando a terceira corda do violão.

Duração Total: 13:03

Leitura da 2º Corda

Abertura: Estudo em Mi Menor (Mauro Giuliani)

Nessa aula, apresentamos a escala de Dó Maior, conhecemos os conceitos dos acidentes, continuando com a leitura de notas na segunda corda do violão. Mapeamos as três posições de mão esquerda na escala do instrumento e apresentamos o primeiro exercício técnico para ação combinada de mão direita e mão esquerda, a popular "aranha".

Fechamento: Estudo nº 7 (Matteo Carcassi)

Duração Total: 17:58

Leitura da 1º Corda

Abertura: Três peças renascentistas com gráfico de frequências

Nessa aula, apresentamos a escala de Sol Maior e continuando com a leitura de notas na primeira corda do violão. Verificamos o posicionamento do polegar da mão esquerda, exercitando o movimento de pinça para podermos realizar pestanas mais adiante.

Fechamento: Bachininha nº1 (Paulinho Nogueira)

Duração Total: 23:15

1º Prática de Leitura: Escala de Sol Maior

Esse vídeo resume as partes práticas de leitura das três aulas anteriores. Vamos ler as notas nas três cordas primas do violão e praticar a escala de Sol Maior.

Duração Total: 5:12

Cifras, Acordes de Mi e Lá

Abertura: Gravando trilhas no estúdio Alimento dos Deuses

Nessa aula, começamos a leitura do sistema de acordes cifrados naturais. Nossos primeiros acordes são Mi e Lá, nas versões maiores e menores.

Duração Total: 16:13

Acordes de Ré, Sol e Dó

Abertura: Bourré de J.S. Bach

Nessa aula, daremos continuidade aos acordes, fazendo uma revisão de Mi e Lá e aprendendo as formas de Ré Maior, Ré menor, Sol Maior e Dó Maior.

Fechamento: Trilhando em casa

Duração Total: 17:36

Tablatura e Escala Pentatônica

Abertura: Sonosfera Pentatônica

Nessa aula, aprenderemos as noções básicas de tablatura através de duas formas de escala pentatônica, usando as 5 notas com acidentes nas primas e nos bordões.

Duração Total: 22:13

Dó Maior, Pentatônica e Improviso Modal

Abertura: Sonosfera Pentatônica II

Nessa aula, aprenderemos sobre a digitação da escala de Dó Maior em duas formas, com cordas soltas e com cordas presas. A partir dessas formas, também aprenderemos a escala pentatônica maior de Dó, omitindo o quarto e sétimo graus. Com esse conhecimento, podemos improvisar sobre o acorde de Dó Maior de maneira modal, sem movimentações harmônicas.

Duração Total: 22:38

Exercício da Aranha

Abertura e Fechamento: Magoado de Dilermando Reis

Essa aula é destinada ao exercício técnico popularmente conhecido como Aranha, que consiste em uma escala cromática (com todos os semitons), subindo e descendo as digitações com um dedo em cada casa no braço do instrumento. Também, para os violonistas que já tem maior domínio e independência dos dedos, podemos fazer a fórmula 2+1, subindo duas casas e descendo uma, fazendo o salto com o dedo 2. Para descer, desceremos duas casas e subimos uma, fazendo o salto com o dedo 3. Assista atentamente aos gestos do professor e compreenda a fórmula pela sua sonoridade, depois aplique no instrumento com calma.

Duração Total: 9:56

Início

Fundação Alimento dos Deuses

Estúdio de Produção Musical

CNPJ 32.616.693/0001-38

Uberlândia e Uberaba/MG

2016-2020©