Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Ensemble
Alimento dos Deuses
Concertos Históricos
🎸🎻Bach no Museu da Capela 🎹🕍
🔅 Sequência do projeto Quartetos de Bach
Concerto de inauguração do Ensemble Alimento dos Deuses,
um grupo de câmara mergulhando nas profundezas do repertório antigo
com uma homenagem especial ao ilustre mestre do contraponto, J. S. Bach.
Informações Técnicas:
Christhian Beschizza, Violão 7 cordas
Carlo Arruda, Espineta
Gustavo Dias, Violino
Thiago Ayer, Viola
Raphael Gonçalves, Violoncelo
Direção, Arranjos, Áudio e Vídeo: Christhian Beschizza
Cinegrafista: Otávio Pacheco
Assistente de Produção: Carol Vaz
Apoio: Capela Nossa Senhora das Dores
Essa produção foi realizada de maneira independente pela Fundação Alimento dos Deuses
Um ensemble de música antiga é um grupo de músicos que se dedicam a tocar música que foi composta durante o período chamado de música antiga, até 1750, que geralmente abrange a Idade Média, o Renascimento e o Barroco.
Esse tipo de música contrapontística pode incluir peças vocais ou instrumentais, ou uma combinação dos dois.
O número de instrumentistas em um ensemble de música antiga pode variar dependendo da obra a ser executada, mas geralmente é composto por um pequeno número de músicos, conduzido com baixo contínuo de teclas, como cravo e órgão, e cordas dedilhadas, como a guitarra barroca e a teorba.
No nosso caso, o regente é o violão barroco de 11 cordas, que substitui a antiga teorba como baixo contínuo.
Baixo contínuo, também conhecido como é uma técnica de acompanhamento utilizada na música barroca.
Nessa técnica, um instrumentista, geralmente um violoncelista ou um teorbista, toca uma linha melódica simples, chamada de "baixo contínuo", enquanto outro instrumentista, geralmente um cravista ou um guitarrista, acompanha com acordes. Isso dá aos instrumentistas a liberdade de improvisar a harmonia, seguindo as regras da harmonia barroca.
O baixo contínuo foi uma característica muito comum na música barroca, e pode ser ouvido em obras de compositores como Johann Sebastian Bach, George Frideric Handel e Henry Purcell.
O que é um Ensemble?
Concertos Históricos com Ensemble Alimento dos Deuses
Nosso projeto consiste em uma produção audiovisual de três concertos de música barroca e renascentista, que serão gravados em três igrejas históricas da cidade de Uberaba/MG, com cinco filmadoras modernas de cinema e captação de som em 4 canais com microfones condensadores de qualidade de estúdio.
A iniciativa visa apresentar a música barroca de uma maneira acessível e moderna, explorando as tecnologias atuais de streaming digital em 4k, permitindo que um vasto público possa apreciá-la com máxima fidelidade e imersão no concerto, ainda que no conforto de suas casas.
A produção será realizada com o objetivo de mostrar o período barroco e renascentista para o público, contribuindo para a valorização da história da música, a ampliação do repertório e o estímulo à criatividade. Além disso, o projeto pode auxiliar na educação musical, oferecendo aos estudantes oportunidades de aprendizado e desenvolvimento musical mais amplos e profundos.
Os concertos serão interpretado por uma equipe de músicos especializados em instrumentos de época.
Os locais escolhidos para as gravações o Museu de Arte Sacra, a Igreja São Domingos e a capela Nossa Senhora das Dores, que possuem acústicas de qualidade e onde nossa equipe já produziu programas instrumentais anteriormente. Toda a produção será filmada com equipamentos modernos de cinema, garantindo uma qualidade de som e imagem excepcional.
A produção audiovisual será divulgada através do canal do Youtube Alimento dos Deuses, que já conta com uma comunidade virtual de professores, alunos e famílias que envolve os Conservatórios de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba e Araguari, e o Curso de Música da UFU. Além disso, o projeto conta com o apoio na divulgação de importantes instituições culturais da região, como o Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém e Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade.
A realização deste projeto pode contribuir significativamente para o cenário cultural de Uberaba, permitindo que a população tenha acesso a um concerto de música histórica de alta qualidade, produzido com equipamentos modernos de cinema, e ao mesmo tempo contribuindo para a valorização da história da música e a educação musical da nova geração de músicos brasileiros.
O recital "Música das Grandes Navegações: Instrumentos Dedilhados Históricos" apresenta um repertório que traz à tona a rica tradição musical da renascença durante o período das Grandes Navegações. A apresentação do concerto será precedida por uma palestra sobre o tema do recital, e ocorrerá na Igreja Santa Rita.
Contará com a participação dos especialistas em cordas dedilhadas históricas:
Christhian Beschizza (Violão 11 Cordas e Viola 7 Ordens), Tiago Abreu (Harpa), Orialdo Benedito (Teorba), Edy Mendes (Guitarra Barroca) e Morleno Júnior (Flauta Doce).
A primeira parte do recital terá como destaque a obra de Gaspar Sanz, um dos mais importantes compositores e guitarristas do século XVII, com sua famosa composição "Canários".
Na segunda parte do recital,
Fantasia X de Mudarra é uma das peças mais conhecidas e admiradas da música renascentista espanhola. Escrita originalmente para alaúde, a peça é caracterizada por seus movimentos melódicos ornamentados e harmonias ricas. É uma obra que demonstra a habilidade técnica e expressiva do compositor, além de representar um dos exemplos mais notáveis da música renascentista espanhola.
Seis pavanas do compositor Luys Milan, que mostram a riqueza e a profundidade da música espanhola durante o período das Grandes Navegações. Essa seção do programa é uma oportunidade para o público conhecer a sofisticação musical que marcou o período de descobertas e expansão territorial da Espanha. A apresentação promete encantar os ouvintes com a sonoridade única da guitarra e a beleza da música espanhola antiga.
Na terceira parte, unimos o violão de 11 cordas à guitarra barroca num dueto com duas peças de Luís de Narváez, o tema e variações "Guardame Las Vacas" e "Canción Del Emperador", uma intabulação de "Mille Regretz", uma canção renascentista composta por Josquin des Prez por volta de 1521, que foi transcrita para vihuela como homenagem ao rei espanhol Carlos V.
Christhian Beschizza:
Fantasia X (A. Mudarra) / 6 Pavanas (L. Milan) / Guardame Las Vacas /Canción Del Emperador (L. Narvaez)
Edy Mendes: Canários (G. Sanz) / Pavana Primeiro Tom
Repertório do Filme e Programa dos 3 Concertos
"Concerto Histórico com Ensemble Alimento dos Deuses"
"Concerto Histórico com Ensemble Alimento dos Deuses"
2. O Contraponto Inglês: Capela Nossa Senhora das Dores
Go From My Window (Dowland)
A New Ground (William Croft)
Formação: Christhian Beschizza, Morleno Jr.
Greensleeves (Francis Cutting)
Paul's Steeple (Tradicional)
A Division on a Ground (Finger)
Formação: Christhian Beschizza, Edy Mendes, Morleno Jr.
Come Again (Dowland)
Can She Excuse My Wrongs (Dowland)
Lachrimae Pavan (Dowland)
Rondó Abdelazer (Henry Purcell)
Chaconne Two Upon One in a Ground (Purcell)
Formação: Christhian Beschizza, Edy Mendes, Morleno Jr.