
Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.

Ensemble
Alimento dos Deuses
🎸🎻Bach com Ensemble Alimento dos Deuses 🎹🕍
Esse projeto visa a produção de 4 Concertos do Ensemble Alimento dos Deuses, apresentando 12 composições de J.S. Bach – 4 Concertos com 3 movimentos e arranjos de 8 peças. A gravação será realizada em igrejas históricas em Uberaba.
O ensemble barroco conta com músicos eruditos interpretando repertório exclusivo de obras primas de Johann Sebastian Bach, transcrito e arranjado especialmente para formação.
Trata-se de uma iniciativa inovadora no triângulo mineiro de formação de um grupo completo de música antiga especializado em música barroca, composta por naipes de sopros de época (4), cordas de arco (4) e dedilhadas de época, canto, cravo e percussão sinfônica. Iniciativa do arranjador Christhian Beschizza, esse projeto objetiva popularizar a obra atemporal do compositor barroco mais conhecido em todo o mundo.
Contrapartidas: Produção de um curso online e gratuito sobre J.S. Bach
Apresentações presenciais em igrejas históricas de cada uma das quatro cidades.
Masterclasses com grupo reduzido nos quatro conservatórios do Triângulo Mineiro: Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Araguari.
Formação do Ensemble: Contamos com Baixo Contínuo realizado ao cravo por Carlo Arruda, ao Violão Barroco de 11 cordas com Christhian Beschizza e Edy Mendes na Guitarra Barroca. No naipe de sopros, contamos Morleno Jr. na Flauta Doce e Romes Jorge no Fagote Barroco. Liderando o naipe de cordas com Violoncelo Barroco, Raphael Gonçalves da Orquestra Sinfônica do Paraná. Nos violinos, Jonas Sousa e Gustavo Dias, Liliane Dias na Viola e Mikael Marcos na Percussão Sinfônica.
Repertório
Concerto 1
1. BWV 208 Schafe Können (Miriã)
2. BWV 645 Wachet auf, ruft uns die stimme
3. BWV 1056 Concerto para cravo (Carlo)
Concerto 2
1. BWV 1007 Prelúdio (Christhian)
2. BWV 147 Jesus Alegria dos Homens
3. BWV 1052 Concerto para cravo (Carlo)
Concerto 3
1. BWV 639 Prelúdio Coral
2. BWV 1031 Allegro
3. BWV 1042 Concerto para violino (Jonas)
Concerto 4
1. BWV 1068 Ária (Bryan)
2. BWV 244 Erbarme Dich, Mein Gott
3. BWV 1041 Concerto para violino (Liliane)
Divulgação: Os quatro concertos serão divulgados como parte da programação da série Cultura e Harmonia e continuará disponível no site próprio e no canal do youtube para a circulação aberta para a comunidade em geral, atingindo um número de beneficiários de mais de 10 mil pessoas à longo prazo. As apresentações presenciais atingirão diretamente cerca de 200 pessoas. Os concertos serão compartilhados gratuitamente nas redes sociais e plataformas virtuais. Além disso, a divulgação online vai situar o objeto cultural representativo da linguagem universal da música erudita nas esferas digitais da internet, garantindo livremente a democratização do acesso sem restrição de tempo ou espaço.
O objetivo central da produção é dar continuidade e aprofundamento na música barroca no cenário cultural de Uberaba e Uberlândia e difundir a produção pela região do Triângulo Mineiro, consolidando o Ensemble com a oportunidade de ensaios, apresentações ao público e filmagens remuneradas. Como objetivos secundários, desejamos estimular os alunos de música na apreciação e estudo do repertório erudito, promover e difundir a performance de composições de Johann Sebastian Bach, contribuir à cultura e educação musical da comunidade em geral.
A execução da proposta mobiliza uma equipe de 14 músicos e 14 profissionais na cadeia produtiva cultural, com a divulgação digital realizada pelo Guia Livre Ser e impulsionado nas redes para atingir o máximo de público online. A gestão administrativa do projeto será realizada pela Pro-Arte Consultoria. A produção executiva será realizada pela Fundação Alimento dos Deuses.
Equipe:
Ensemble Alimento dos Deuses:
🎸Violão Barroco: Christhian Beschizza / 🎹 Cravo: Carlo Arruda
🎷Fagote Barroco: Rafael Augusto / 🎺Flauta Doce: Morleno Jr.
🎻Violinos: Jonas Sousa e Gustavo Dias
🎻 Violoncelo: Raphael Gonçalves / 🎻 Viola: Liliane Dias
🥁 Percussão Sinfônica: Mikael Marcos
Produção Executiva: Fundação Alimento dos Deuses
🎼 Direção e Arranjos: Christhian Beschizza 🎬 Assistente de Produção: Carolina Vaz
🎥 Cinegrafistas: Flávio Salge, Léo Beschizza e Otávio Pacheco 💡Iluminação: Jorge Beschizza
🎞️ Pós-Produção: Luan Salce 🎨 Cor: Lucas Mendonça
🎙️ Sonorização: Raphael Dias 🎚️ Mixagem e Masterização: Rodrigo Nepomuceno
👘 Figurino: Luís Ferreira Santos 📝Redação dos Programas: Tiago Abreu
📣 Comunicação: Lídia Tostes 📱 Designer Gráfico: Ana Camargo
👩💻 Gestão Administrativa: Pro-Arte Consultoria
Especificações Técnicas de Captação:
🎥 Câmeras de Cinema: 2x Blackmagic Cinema 2.5k, lentes Ronikon 85mm, Tokina 11-16mm e DLSR Nikon Sigma Art 18-35mm
🎙️ Microfones: DPA 4099g, AKG C214, 2x Behringer B2 / Gravadores Tascam 2x DR-40 e DR-60
Portfólio de Concertos
🎸🎻Bach no Museu da Capela 🎹🕍
🔅 Damos sequência ao projeto Quartetos de Bach realizado com Incentivo da Lei Adir Blanc de Uberlândia com esse recital de inauguração do Ensemble Alimento dos Deuses, um grupo de câmara mergulhando nas profundezas do repertório barroco com uma homenagem especial ao ilustre mestre do contraponto, J. S. Bach.
Repertório
1. BWV 996 Bourré
2. BWV 208 Schafe Können sicher weiden
3. BWV 645 Wachet auf, ruft uns die Stimme
4. BWV 156 Sinfonia "Arioso"
5. BWV 1007 Prelúdio
6. BWV 147 "Jesus Alegria dos Homens"
7. BWV 639 Ich ruf zu dir, Herr Jesu Christ
Informações Técnicas:
Christhian Beschizza, Violão 7 cordas
Carlo Arruda, Espineta
Gustavo Dias, Violino
Thiago Ayer, Viola
Raphael Gonçalves, Violoncelo
Direção, Arranjos, Áudio e Vídeo: Christhian Beschizza
Cinegrafista: Otávio Pacheco
Assistente de Produção: Carol Vaz
Apoio: Museu da Capela Nossa Senhora das Dores
Produção: Fundação Alimento dos Deuses
Essa produção foi realizada de maneira independente como parte do programa Cultura e Harmonia
Integrantes do Ensemble


Carlo Arruda
Mestre pela UFRJ e Doutor pela UNICAMP. Desde 2013 seus trabalhos acadêmicos foram publicados na Europa por intermédio da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, sempre representando a música brasileira para cravo em suas comunicações.
Como docente, trabalha como professor de teclas no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi e da Escola de Arte e Cultura de Uberaba.
Carlo Arruda tocou em vários Masterclasses com orientação de professores importantes das principais instituições do mundo.

Raphael Gonçalves
@raphael.cello
Bacharelando em violoncelo pela UFG e violoncelista da Orquestra Sinfônica do Paraná. Raphael toca em um precioso e raro violoncelo inglês da luteria Joseph Hill, de 1749.
Como performer, atuou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, onde participou de Turnês pela Europa e Ásia.
Também participou, como músico convidado da respeitada Orquestra Filarmônica de Goiás. Já atuou como solista convidado de ambas orquestras do estado de Goiás.


Jonas Sousa
Bacharel em violino pela Universidade Federal de Uberlândia, onde teve orientação do professor Dr. Mabio Duarte. Iniciou seus estudos no Conservatório de Uberaba.
Na área da performance musical, participa de vários projetos de música de câmara pela Universidade Federal de Uberlândia, atuando em trios e quartetos de cordas. Desde 2016 é o Spalla da Orquestra Municipal de Uberaba.
Como docente, Jonas leciona violino institucionalmente nos Conservatórios Estaduais de Uberaba e Uberlândia.
Bryan Marvean
Bacharel em Violino pela Universidade Federal de Uberlândia sob orientação do Professor Dr. Mabio Duarte. Durante sua trajetória participou de diversos festivais, como: Nathan Schwartzman, Festival de Maio, Gramado In Concert, entre outros. Foi um dos selecionados para participar da série de concertos do Jovem Músico BDMG em Belo Horizonte.
Como performer participou de diversos grupos de câmara, quintetos, quartetos, trio, duos. Participou dos espetáculos “uma ópera aos 40”, “La Ferreti”, na série de concertos “Incantus”. Atua desde 2016 como chefe de naipe da Orquestra Municipal de Uberaba, onde também participou como solista.
Como docente atua como professor de violino na rede particular nas escolas Prelúdio Curso de Formação Musical e Arte e Música Espaço Cultural. Na rede estadual, nos Conservatórios de Ituitaba e Uberlândia, onde também desempenha a função de coordenador da área de cordas friccionadas.

Liliane Dias
Licenciada e Bacharel em violino pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação do professor Dr. Mabio Duarte e formada no Curso Técnico pelo Conservatório Estadual de Uberlândia, sob a orientação de Klemes César. Iniciou seus estudos em 2005, no projeto social Orquestra Jovem de Uberlândia.
Atuou como professora de violino na Orquestra Jovem de Uberlândia; na Orquestra Experimental de Uberlândia; no Conservatório Estadual de Música CPC; na Escola de Cultura e Arte de Uberaba e na Orquestra Filarmônica de Patos de Minas. Tocou na Orquestra Camargo Guarnieri, Orquestra Municipal de Uberaba, Orquestra Filarmônica de Patos de Minas (como spalla), Orquestra Experimental Uberlândia (como chefe de naipe) e atualmente na Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade (como concertino) em São Paulo.
Atualmente, estuda com a professora Márcia Fukuda em São Paulo e é inspetora da Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade.

Mikael Marcos
Estudou no Conservatório de Uberlândia, onde participou de sua primeira produção em 2013, como percussionista na gravação do DVD “Um Cantinho um Violão”. Atualmente, é Licenciando em Música - Habilitação em Percussão pela UFU, onde participa ativamente na área de Performance Musical, participando do Grupo de Percussão da UFU e da Orquestra Popular do Cerrado.
Especializou-se em bateria no jazz e desenvolve repertório solista para marimba e vibrafone.
É produtor cultural das bandas de jazz Trio Maresias, Cozinha de Fogo, J.P. China quarteto, Mateus Morbeck trio. Também produz o álbum Contemplando a Harmonia, com os músicos do Alimento dos Deuses apresentando um repertório de mantras acompanhados por dança, com incentivo do PMIC Uberlândia.

Rafael Augusto
Fagote Barroco
Iniciou seus estudos musicais em flauta doce no Conservatório Estadual de Uberlândia, onde obteve diploma técnico profissionalizante em flauta doce. Foi aluno na classe do professor Dominique Vasseur no conservatório regional de Lille (França), onde estudou também fagote e conquistou diploma de ‘3ème niveau’ com menções e felicitações do júri. Ao longo de percurso musical, buscou aperfeiçoamento em festivais no Brasil e exterior, já tendo se apresentado em vários países. Além de instrumentista, desenvolve carreira como produtor musical.
Justificativa
A grande propagação da informação multimídia pela internet tende a ser mal aproveitada pela população geral. A disseminação de canções superficiais, de estética e valores questionáveis, perfaz o imaginário da população em geral. A música de J.S. Bach é universalmente aceita como de grande valor composicional, exemplo de equilíbrio de texturas, graciosidade no fraseado, engenhosidade estrutural, e seu raciocínio elevado causa efeito de introspecção e ampliação da capacidade de concentração.
Em uma cultura obcecada pelo consumo de objetos culturais transitórios, principalmente os de baixo nível de elaboração técnica ou riqueza composicional, o valor da performance artística tende a tornar-se apenas um entretenimento distrativo. Ouvir a música histórica interpretada pelos professores em um cenário elevado pode significar uma experiência profundamente educativa, historicamente consciente, estiticamente reflexiva e até mesmo terapêutica para a mente dos ouvintes.
O público alvo é a comunidade de alunos, professores e famílias que envolve os Conservatórios de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Araguari, e o Curso de Música da UFU, e toda comunidade virtual que já seguem nossos trabalhos artísticos e o programa Cultura e Harmonia através do canal do Youtube Alimento dos Deuses, mas também àqueles que passarão a conhecê-lo através desta iniciativa.
Não há restrição quanto à faixa etária.
Apoio na Divulgação do Lançamento dos 4 Concertos
Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli
Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi
Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém
Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade
Orquestra Sinfônica do Paraná
Orquestra Sinfônica de Goiânia
Orquestra Municipal de Uberaba
IARTE UFU
Museu da Capela Nossa Senhora das Dores
Santuário Basílica d'Abadia
Guia Livre Ser