Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
CIACCONA BWV 1004 DE JOHANN SEBASTIAN BACH NA VERSÃO VIOLONÍSTICA DE ABEL CARLEVARO
Esta monografia tem como objeto de estudo de exemplos representativos da primeira seção transcrição de Abel Carlevaro da
Ciaccona BWV 1004, quinto e ultimo movimento da Partita para Violino Solo em Ré menor de Johann Sebastian Bach. O uruguaio Abel Carlevaro (1916 – 2001) é amplamente reconhecido na história do violão do século XX principalmente por seu trabalho minucioso como pensador da técnica do instrumento, exposto em seu livro
Escuela de la Guitarra - Exposición de la Teoria Instrumental.
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Monografia resultante do trabalho como pesquisador remunerado junto ao projeto "O REPERTÓRIO VIOLONÍSTICO E A PERFORMANCE: Estudos de revisão crítica" com orientação do Prof. Dr. Maurício Tadeu dos Santos Orosco.
2011 - 2015
Graduação em Música - Bacharelado em Violão.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastian Bach na versão violonística de Abel Carlevaro: Análise comparativa da primeira seção.
Orientador: Maurício Tadeu dos Santos Orosco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.