Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Vozes do Violão
com Léo Beschizza
Léo de Lima Beschizza
Violonista e empresário no setor audiovisual, exercendo grande impacto na qualidade das produções uberabenses como locador de equipamentos de cinema moderno e serviços de cinegrafista. Como violonista, realizou várias gravação de seu extenso repertório de arranjos próprios de grandes clássicos da música brasileira para violão solo, utilizando violões artesanais de luthieres de grande destaque no Brasil, violões de seis cordas “Miguel Munhoz 2013”, “DiGiorgio Fora de Série 1980” e “Romanillos Lúcio Jacob 2020” e sete cordas “Luiz Keller 2017”.
Possui uma coleção de violões antigos DiGiorgio, com dezenas de exemplares datando de 1960 até 2000.
Léo Beschizza nasceu em 1957, natural de São Carlos, e iniciou seus estudos como autodidata no violão ainda criança, sob influência de seu pai que cantava ópera e tocava ao violão valsas e música napolitana. Durante a adolescência se estabeleceu em Uberaba para estudar engenharia, profissão que exerceu até se aposentar. Na década de 80, explorou a música caipira de raiz de Tião Carreiro, apresentando-se na casa do Folclore em dupla com Borges Júnior.
Desde então, desenvolveu-se no violão solista com as referências de Paulinho Nogueira, Baden Powell, Toquinho e Raphael Rabello. Desenvolveu um vasto repertório com arranjos de choros clássicos, como de Pixinguinha, Jacob do Bandolin, Waldir Azevedo e outros. Também se desenvolveu na bossa nova inspirado em João Gilberto e Tom Jobim. Na Universidade Federal de Uberlândia, participou de masterclasses com João Camareiro. Apresentou-se no repertório de choros, bossa nova e MPB em festas, bares e teatros com músicos de Uberaba, dividindo o palco com músicos de destaque, como Reinaldo 7 Cordas, Faustinho, Ezequiel Piaz e Sérgio Ramos.
Sua carreira com o violão solista e preocupação com registros audiovisuais de performances musicais reverberou no trabalho do seu filho Christhian Beschizza, concertista e coordenador do curso de violão e audiovisual no Conservatório Estadual Renato Frateschi, e com constante apoio de Léo, com substancioso investimento em equipamento audiovisual e de seu suporte operacional como cinegrafista, desenvolveram desde 2020 mais de 200 produções musicais audiovisuais de média e longa metragem para o Canal Alimento dos Deuses, tanto programação independente quanto financiada por editais de leis de incentivo à cultura.
Léo disponibiliza locação do equipamento audiovisual, 4 filmadoras de cinema em 4K, câmera fotográfica, tripés hidráulicos, dispositivos de armazenamento SSD/CFAST2 e iluminação cinemática. Várias lentes de cinema. Gravador Zoom F6 32 Bits, com 6 canais com resolução 32-bit float, o novo padrão para gravações de áudio de alta qualidade. 6 microfones abastecem o gravador com vários sinais autênticos da sonoridade da música interpretada.
FILMADORAS DE CINEMAS:
🎥 Ursa 4k 0,5Tb + Samyang Cine 85mm + Bateria + Tripé Hidráulico + Rodízio
🎥 Ursa Mini 4k CFast 0,5Tb + Samyang Cine 85mm + Bateria + Tripé Hidráulico + Rodízio
🎥 Production Camera 4k SSD1Tb + Powerbank + Sigma Art 18-35mm + Tripé Hidráulico + Rodízio
🎥 Cinema Camera 2.5k SSD500gb + Tokina 11-16mm + Grua de Ombro
FOTOGRAFIA:📸 Câmera DLSR : Nikon D5300 + Nikkor 50mm + 📱Ipad Pro 12.9"
ILUMINAÇÃO: Holofote Sokani x100 + Octagon Softbox 90 Cm
Gravador 6 canais 32bit - Zoom F6 + Pedestais e cabos
MICROFONES: Condensadores AKG C214 / DPA 4099
2 microfones condensadores cardióides - SE Electronics SE8 + 2 microfones condensadores cardióides - Behringer C2