top of page

Camerata Dedilhada de Uberaba

_DSC0005.jpg

O Projeto Camerata Dedilhada de Uberaba é uma proposta de criação de um núcleo de performance de repertório erudito na área de violão, dando continuidade e aprofundamento aos estudos e vivências artísticas de alunos e professores do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi.

O projeto é coordenado pelo Prof. Christhian Beschizza, mestre em revisão crítica de repertório violonístico pela UFU e autor de diversos compêndios de repertório para cordas dedilhadas.

Pretendemos inaugurar uma oportunidade para a performance em grupo e a formação continuada na área de violão do conservatório;

Estimular os alunos:

no estudo do repertório erudito e composições próprias para o grupo,

na experiência prática de tocar em conjunto com colegas e professores,

aprofundar em tópicos sobre performance e presença de palco,

fomentar a filmagem e divulgação das gravações dos integrantes,

planejar e realizar apresentações ao público em formação;

Integrar as diferentes áreas do corpo docente e discente, com parceria com professores e alunos para participações em peças selecionadas de nosso repertório em recitais, tanto gravados como com público

Repertório

O repertório conta com partituras com tablaturas, possibilitando leituras mais fluidas, com arranjos e composições do coordenador do projeto.

Cada peça também terá uma videoaula exclusiva com explicações de leitura e interpretação como base de estudo.

 A formação do grupo é um desmembramento das pesquisas acadêmicas do coordenador na editoração de repertório para cordas dedilhadas acústicas, com enfoque no violão de 7 e 11 cordas. 

Seu estudo de princípios de transcrição para violão da música de J. S. Bach resultou em seu grau de Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia. Sua pesquisa resultou na publicação online de dezenas de edições de músicas originais para violão e transcrições revitalizando um estilo antigo, com tablaturas abaixo das partituras. Conheça:

bottom of page