Teoria Musical VIII: Tétrades no Modo Maior

Vamos continuar com o estudo teórico expandindo nosso campo harmônico para as tétrades. Tétrade, como dito anteriormente, é o acorde formado por 4 notas: fundamental, terça, quinta e sétima.

Essa formação de acorde possibilitará as seguintes derivações:

maior com sétima maior

formado por terça maior + terça menor + terça maior/ terça maior + quinta justa + sétima maior

a cifra popular será C7M

maior com sétima menor

terça maior + terça menor + terça menor / terça maior + quinta justa + sétima menor

C7

também pode ser encontrado como acorde de sétima dominante

menor com sétima maior

terça menor + terça maior + terça maior / terça menor + quinta justa  + sétima maior

cm7M

menor com sétima menor

terça menor + terça maior + terça menor/ terça menor + quinta justa  + sétima maior

cm7

meio diminuto

terça menor + terça menor + terça menor / terça menor + quinta diminuta + sétima menor

CØ ou cm7(b5)

diminuto

terça menor + terça menor + terça diminuta / terça menor + quinta diminuta + sétima diminuta

Como já feito anteriormente nas tríades, vamos aplicar as tétrades na tonalidade de Dó Maior:

I – C E G B

fundamental – Dó

terça maior – Mi

quinta justa – Sol

sétima maior- Si

C7M

II – D F A C

fundamental – Ré

terça menor – Fá

quinta justa – Lá

sétima menor – Dó

dm7

III – E G B D

fundamental – Mi

terça menor – Sol

quinta justa – Si

sétima menor – Ré

em7

IV – F A C E

fundamental – Fá

terça maior – Lá

quinta justa – Dó

sétima maior – Mi

F7M

V – G B D F

fundamental – Sol

terça maior – Si

quinta justa – Ré

sétima menor – Fá

G7

VI- A C E G

fundamental – Lá

terça menor – Dó

quinta justa – Mi

sétima menor – Sol

am7

VII – B D F A

fundamental – Si

terça menor – Ré

quinta diminuta – Fá

sétima menor – Lá

 BØ

Então, podemos montar o campo harmônico de Dó Maior com tétrades baseado nos acordes montados acima:

C7M dm7 em7 F7M G7 am7  BØ

Desses acordes, extrairemos a regra geral para campos harmônicos maiores:

I7M – MAIOR com sétima maior

ii7 – menor com sétima

iii7 – menor com sétima

IV7M – MAIOR com sétima maior

V7 – MAIOR com sétima

vi7 – menor com sétima

viiØ– meio diminuto

O modo MAIOR das tétrades acaba por aqui.

A próxima lição será sobre tétrades no modo MENOR.

Christhian Beschizza

compositor, violonista, produtor, editor, autor e psiconauta

(34)99872-6957

Currículo

Fundação Alimento dos Deuses

Educação e Produção Musical

CNPJ 32.616.693/0001-38

Uberaba/MG

2016-2020©