Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Temazcal
Os astecas inventaram a sauna?
Muito antes de os espanhóis chegarem ao México, a maioria das casas comuns tinha um banho de vapor ligado ao lado da casa, feito de pedra e cimento, e vagamente iglu em forma (mas muito mais quente!). Ainda é amplamente utilizado na região rural central e sul do México. A lareira está fora do banho de vapor em si, compartilhando uma parede comum com ele. O calor de um fogo de lenhaa feroz eventualmente faz o brilho da parede do banho. O banhista rasteja através da entrada baixa e estreita (feita pequena para manter o calor dentro) na área de banho - espaço suficiente para sentar confortavelmente. Ao jogar água nas pedras flamejantes, a sala enche-se de vapor. O banho de vapor era usado para três coisas: limpar, "purificar" (a alma) e às vezes curar certas doenças.
Temazcal significa "casa de pedras quentes"; tetl Nahuatl = pedra, Mazitli quente =; Calli = casa. É um local construído para a realização de banhos a vapor. Os indígenas a utilizavam para a purificação do corpo e do espírito através dos elementos sagrados: o fogo e a água.
O temazcal foi descrito pelo historiador francês Jacques Soustelle, autor de vários estudos sobre os astecas, como uma sauna contemporânea: "o nativo entrava na casa de banho por uma porta baixa e jogava água na parede quente. Envolvido pelo vapor, ele esfregava energicamente ervas no corpo.". O banho podia ser individual ou coletivo. A atmosfera era aquecida e úmida e recendia extratos naturais.
Os temazcalli abrigavam entre seis e dez pessoas, Eram construções pequenas, semi-esféricas, feitas de pedra ou tijolo cru. Geralmente, construídas anexas ao local de habitação funcionava com um forno mantido aceso constantemente.
Os maias e astecas utilizavam o temazcal com muita frequência para higiene corporal. A casa de banho era também consagrada aos deuses. A cada temazcal construído, um pequeno ídolo de pedra era enterrado no local, simbolizando a presença de uma divindade: Temazcalteci, a deusa dos banhos, ou Tlazoteotl, a deusa do nascimento.
A depiction of Tlazoteotl, styled as in the Codex Borgia manuscript.
Tlazolteotl é a Mãe Terra, ela é considerada a deusa da temazcal, e acredita-se que nos devora o que já não nos serve para transformá-lo em terra fértil e transformá-la para uma nova vida. Dentro do temazcal, que é o ventre da terra, o vapor nos faz suar e remover toxinas do nosso corpo; o temazcal vai devorá-las, absorvendo o suor e transformndo-o em terras férteis, pronto para alimentar a vida nova.
No entanto, a purificação do nosso ser dentro do Temazcal vai muito além da física, pois também o espírito sofre uma desintoxicação de pensamentos negativos. O temazcal devora esses pensamentos e emoções destrutivas para transformá-las em novas energias, dessa forma experimentando nosso próprio renascimento.
Benefícios
Temazcal convoca o suor no corpo através do vapor medicado. Suor, sozinho, já tem um alto valor curativo, mas também a inalação de vapor aumenta de longe a capacidade de cura do temazcal. Esse vapor é produzido pelo contato da água com as pedras em brasa à base de plantas. Cada erva tem várias qualidades medicinais: por exemplo camomila ajuda a limpar os olhos e restaura a boa digestão; enquanto que, para doenças respiratórias, há o eucalipto, e etc. Em geral, este ritual serve para relaxar, limpar a pele, purificar o corpo, fortalecer o coração, purificar o sangue, trazer a cura de muitas doenças, mente aberta, desenvolver a consciência, encontrar soluções para problemas, meditar e também para a manutenção saudável laços familiares, comunidade e cultura.
Diferentes tipos de TEMAZCAL
social
Sua principal função é para relaxar o corpo ea mente, conhecer e conviver, beneficiando os aspectos medicinais do vapor.
cerimonial
É o mais completo. Traz todos os benefícios físicos, mentais e culturais, e digite o ritual místico, em que uma dança para os quatro pontos cardeais é realizada, o que torna extremamente fascinante.
cura
No temazcal curativa, apenas coloca o curador eo paciente. Seu objetivo é curar uma doença específica. Ele será diferente para cada doença e cada paciente. Às vezes ele vai estar muito quente, outro, mais frio, e várias ervas e técnicas diferentes serão utilizados. A sua duração pode também variar.
guerreiro
É também cerimonial, mas concentra-se mais para a mente e para o espírito ao corpo. Ela exige uma grande preparação física e mental, porque é muito quente, tanto assim que a maioria das pessoas não resistem e se não for tratada de forma sensata e responsável, ele pode ser muito perigoso. O seu objectivo é para sintonizar a mente eo espírito para lidar com situações adversas com calma. Ele desenvolve a vontade e confronta-nos com as nossas fraquezas, medos, vaidades e egoísmo.
Uso Tradicional
Os nativos realizam cerimônias curativas para doenças nervosas, doenças de pele, picadas venenosas, ferimentos de guerra. O banho na temazcal servia ainda para convalescentes de febre, infecção e pós-parto.
A sociedade asteca utilizava a terapia térmica como um método de cura favorito, mas também utilizavam massagens e conheciam as propriedades curativas das plantas.
O códice magliabechiano e o códice florentino contém informações sobre os costumes ligados aos banhos termais utilizados para a realização de cerimônias religiosas e terapias medicinais.
A tradição dos banhos a vapor é muito antiga. Os maias (300-900) e os astecas (1325-1521) eram adeptos fervorosos dessa prática importante no cotidiano dos pré-colombianos. O temazcal, além da limpeza e da higiene tinha finalidade terapêutica e religiosa.
Os códices preservaram inúmeras informações sobre os costumes ligados a esses banhos, representadas por ilustrações. Desenhos que orientam, além de práticas religiosas, sobre tratamentos de saúde, desde doenças nervosas à picadas venenosas, ferimentos de guerra e sequelas de fraturas.
Os índios totonacas ainda utilizam o temazcal para o batismo de recém-nascidos e acreditam que o vapor purifica. Os índios totonacas, tarahumara e otomis utilizam a temazcal para cerimônias de cura, para o nascimento e o batismo de suas crianças e, também, quando uma criança morre usam a temazcal para oferecer - em sacrifício - o sangue de um galo para os deuses e suplicam que eles enviem outra criança para substituir a que se foi.
A palavra temazcal tem origens Mesoamerican antigas, que significa "casa de calor" ou "templo de pedras quentes", e foi usado em culturas astecas e maia para curar e purificar a mente, corpo e alma. A cerimônia representa um retorno ao ventre da Mãe Terra, e ainda é usado hoje em muitas partes do México e América Central por razões espirituais e de saúde. O objetivo do Temazcal é renascer, equilibrando a sabedoria, a consciência ea vontade do participante. O ritual tem inúmeros benefícios fisiológicos e psicológicos, e funciona como um excelente apaziguador de stress porque desintoxica e regenera células.
Lista de benefícios da sauna
-
Fortalece a circulação sanguínea;
-
Alivia dores reumáticas e da coluna;
-
Limpa os poros e hidrata a pele;
-
Combate o estresse;
-
Combate a hipertensão;
-
Melhora o sono;
-
Promove relaxamento dos músculos faciais e do corporal;
-
Previne flacidez da pele;
-
Desobstrui as vias respiratórias;
-
Promove sensação de serenidade;
-
Elimina toxinas do organismo;
-
Combate doenças respiratórias como asma, bronquite, gripes e sinusite;
-
Melhora a saúde do coração;
-
Reduz a fadiga crônica;
-
Trata os problemas de pele.