Temazcal

Os astecas inventaram a sauna?
Muito antes de os espanhóis chegarem ao México, a maioria das casas comuns tinha um banho de vapor ligado ao lado da casa, feito de pedra e cimento, e vagamente iglu em forma (mas muito mais quente!).  Ainda é amplamente utilizado na região rural central e sul do México. A lareira está fora do banho de vapor em si, compartilhando uma parede comum com ele. O calor de um fogo de lenhaa feroz eventualmente faz o brilho da parede do banho. O banhista rasteja através da entrada baixa e estreita (feita pequena para manter o calor dentro) na área de banho - espaço suficiente para sentar confortavelmente. Ao jogar água nas pedras flamejantes, a sala enche-se de vapor. O banho de vapor era usado para três coisas: limpar, "purificar" (a alma) e às vezes curar certas doenças.
 

Temazcal significa "casa de pedras quentes"; tetl Nahuatl = pedra, Mazitli quente =; Calli = casa. É um local construído para a realização de banhos a vapor. Os indígenas a utilizavam para a purificação do corpo e do espírito através dos elementos sagrados: o fogo e a água.

 

O temazcal foi descrito pelo historiador francês Jacques Soustelle, autor de vários estudos sobre os astecas, como uma sauna contemporânea: "o nativo entrava na casa de banho por uma porta baixa e jogava água na parede quente. Envolvido pelo vapor, ele esfregava energicamente ervas no corpo.". O banho podia ser individual ou coletivo. A atmosfera era aquecida e úmida e recendia extratos naturais.

Os temazcalli abrigavam entre seis e dez pessoas, Eram construções pequenas, semi-esféricas, feitas de pedra ou tijolo cru. Geralmente, construídas anexas ao local de habitação funcionava com um forno mantido aceso constantemente.

Os maias e astecas utilizavam o temazcal com muita frequência para higiene corporal. A casa de banho era também consagrada aos deuses. A cada temazcal construído, um pequeno ídolo de pedra era enterrado no local, simbolizando a presença de uma divindade: Temazcalteci, a deusa dos banhos, ou Tlazoteotl, a deusa do nascimento.

 

A depiction of Tlazoteotl, styled as in the Codex Borgia manuscript.







 

 

 

 

 

 

Tlazolteotl é a Mãe Terra, ela é considerada a deusa da temazcal, e acredita-se que nos devora o que já não nos serve para transformá-lo em terra fértil e transformá-la para uma nova vida. Dentro do temazcal, que é o ventre da terra, o vapor nos faz suar e remover toxinas do nosso corpo; o temazcal vai devorá-las, absorvendo o suor e transformndo-o em terras férteis, pronto para alimentar a vida nova.

No entanto, a purificação do nosso ser dentro do Temazcal vai muito além da física, pois também o espírito sofre uma desintoxicação de pensamentos negativos. O temazcal devora esses pensamentos e emoções destrutivas para transformá-las em novas energias, dessa forma experimentando nosso próprio renascimento.

Benefícios

Temazcal convoca o suor no corpo através do vapor medicado. Suor, sozinho, já tem um alto valor curativo, mas também a inalação de vapor aumenta de longe a capacidade de cura do temazcal. Esse vapor é produzido pelo contato da água com as pedras em brasa à base de plantas. Cada erva tem várias qualidades medicinais: por exemplo camomila ajuda a limpar os olhos e restaura a boa digestão; enquanto que, para doenças respiratórias, há o eucalipto, e etc. Em geral, este ritual serve para relaxar, limpar a pele, purificar o corpo, fortalecer o coração, purificar o sangue, trazer a cura de muitas doenças, mente aberta, desenvolver a consciência, encontrar soluções para problemas, meditar e também para a manutenção saudável laços familiares, comunidade e cultura.

Diferentes tipos de TEMAZCAL

social
Sua principal função é para relaxar o corpo ea mente, conhecer e conviver, beneficiando os aspectos medicinais do vapor.

cerimonial
É o mais completo. Traz todos os benefícios físicos, mentais e culturais, e digite o ritual místico, em que uma dança para os quatro pontos cardeais é realizada, o que torna extremamente fascinante.

cura
No temazcal curativa, apenas coloca o curador eo paciente. Seu objetivo é curar uma doença específica. Ele será diferente para cada doença e cada paciente. Às vezes ele vai estar muito quente, outro, mais frio, e várias ervas e técnicas diferentes serão utilizados. A sua duração pode também variar.

guerreiro
É também cerimonial, mas concentra-se mais para a mente e para o espírito ao corpo. Ela exige uma grande preparação física e mental, porque é muito quente, tanto assim que a maioria das pessoas não resistem e se não for tratada de forma sensata e responsável, ele pode ser muito perigoso. O seu objectivo é para sintonizar a mente eo espírito para lidar com situações adversas com calma. Ele desenvolve a vontade e confronta-nos com as nossas fraquezas, medos, vaidades e egoísmo.

 

Uso Tradicional

Os nativos realizam cerimônias curativas para doenças nervosas, doenças de pele, picadas venenosas, ferimentos de guerra. O banho na temazcal servia ainda para convalescentes de febre, infecção e pós-parto.

A sociedade asteca utilizava a terapia térmica como um método de cura favorito, mas também utilizavam massagens e conheciam as propriedades curativas das plantas.

códice magliabechiano e o códice florentino contém informações sobre os costumes ligados aos banhos termais utilizados para a realização de cerimônias religiosas e terapias medicinais.

A tradição dos banhos a vapor é muito antiga. Os maias (300-900) e os astecas (1325-1521) eram adeptos fervorosos dessa prática importante no cotidiano dos pré-colombianos. O temazcal, além da limpeza e da higiene tinha finalidade terapêutica e religiosa.

Os códices preservaram inúmeras informações sobre os costumes ligados a esses banhos, representadas por ilustrações. Desenhos que orientam, além de práticas religiosas, sobre tratamentos de saúde, desde doenças nervosas à picadas venenosas, ferimentos de guerra e sequelas de fraturas.

Os índios totonacas ainda utilizam o temazcal para o batismo de recém-nascidos e acreditam que o vapor purifica. Os índios totonacastarahumara e otomis utilizam a temazcal para cerimônias de cura, para o nascimento e o batismo de suas crianças e, também, quando uma criança morre usam a temazcal para oferecer - em sacrifício - o sangue de um galo para os deuses e suplicam que eles enviem outra criança para substituir a que se foi.

A palavra temazcal tem origens Mesoamerican antigas, que significa "casa de calor" ou "templo de pedras quentes", e foi usado em culturas astecas e maia para curar e purificar a mente, corpo e alma. A cerimônia representa um retorno ao ventre da Mãe Terra, e ainda é usado hoje em muitas partes do México e América Central por razões espirituais e de saúde. O objetivo do Temazcal é renascer, equilibrando a sabedoria, a consciência ea vontade do participante. O ritual tem inúmeros benefícios fisiológicos e psicológicos, e funciona como um excelente apaziguador de stress porque desintoxica e regenera células.

Lista de benefícios da sauna

  1. Fortalece a circulação sanguínea;

  2. Alivia dores reumáticas e da coluna;

  3. Limpa os poros e hidrata a pele;

  4. Combate o estresse;

  5. Combate a hipertensão;

  6. Melhora o sono;

  7. Promove relaxamento dos músculos faciais e do corporal;

  8. Previne flacidez da pele;

  9. Desobstrui as vias respiratórias;

  10. Promove sensação de serenidade;

  11. Elimina toxinas do organismo;

  12. Combate doenças respiratórias como asma, bronquite, gripes e sinusite;

  13. Melhora a saúde do coração;

  14. Reduz a fadiga crônica;

  15. Trata os problemas de pele.


Leia mais

Início

Fundação Alimento dos Deuses

Estúdio de Produção Musical

CNPJ 32.616.693/0001-38

Uberlândia e Uberaba/MG

2016-2020©