Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Resumo do Projeto
Propomos a produção cinematográfica de um show do Urutu Trio no Teatro SESI Uberaba, apresentando repertório autoral de jazz contemporâneo brasileiro.
Como contrapartidas, prevemos:
-
Realização de uma apresentação gratuita no Dia Internacional do Jazz, 30 de abril, no Teatro Sesi Uberaba. Urutu Trio convida Carlos Malta, com abertura de Ezequiel Piaz, dois shows para celebrar essa forma de expressão musical que transcende fronteiras culturais.
-
Promoção da Semana do Jazz, que incluirá seis palestras/oficinas gratuitas ministradas por músicos especialistas, abordando tópicos como improvisação instrumental, história e apreciação do jazz.
-
Gravação de um vídeo-palestra retrospectivo do projeto, abrangendo momentos significativos das oficinas, entrevistas com os participantes e cenas dos bastidores da gravação e do show. Dessa forma, documentaremos a realização da proposta e deixaremos um registro duradouro do impacto cultural e educacional alcançado.
Sobre o Urutu Trio
Formado em Uberaba/MG em 2016 por Carlos Valeriano (guitarra e violão), Eduardo Machado (contrabaixo) e Tarcísio de Oliveira (percussão),
o Urutu Trio é uma fusão de mentes musicais. Inspirado pelas ricas canções mineiras, literatura brasileira e diversas formas de arte, o trio cria uma música instrumental que floresce na improvisação. Com o lançamento de seu álbum homônimo "Urutu" em 2017, o repertório do trio é uma jornada por composições autorais que exploram riqueza rítmica e temas originais, revelando a brasilidade pulsante no jazz contemporâneo.
Sobre a Produção Audiovisual:
A produção audiovisual é uma parte essencial deste projeto e será executada pela promissora produtora Alimento dos Deuses, que empregará equipamentos cinematográficos de alta qualidade para capturar a essência única do Urutu Trio em cena. O objetivo é criar um filme musical que não apenas ofereça uma representação fiel da performance ao vivo dos músicos, mas também eleve a experiência musical visualmente, para criação de um vídeo de nível cinematográfico, com direito a cenografia e figurinos personalizados.
Com o uso de equipamento de gravação de áudio em qualidade de estúdio, buscamos capturar cada sutileza sonora, preservando a integridade e a autenticidade dos improvisos do Urutu Trio. Com mixagem e masterização do som realizada por um especialista, garantimos que o público seja transportado para a atmosfera do concerto, transmitindo a energia, a técnica e a criatividade dos músicos.
Além de ser uma representação artística de alta qualidade, a produção audiovisual desempenha um papel crucial na construção de um legado duradouro para o jazz brasileiro. Ao documentar esse momento singular, estamos contribuindo para a preservação da história musical da banda Urutu Trio e, ao mesmo tempo, enriquecendo o panorama cultural de composições autorais da região.
Através dessa produção, nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura musical, permitindo que o público local tenha a oportunidade de apreciar uma apresentação de jazz de qualidade no Teatro SESI Uberaba.
Além disso, ao disponibilizar o filme pela internet, estamos ampliando o alcance da música e permitindo que pessoas de diferentes partes do mundo também possam experimentar a magia do jazz brasileiro.
Em resumo, a produção audiovisual é uma forma poderosa de eternizar o talento do Urutu Trio, disseminar a riqueza cultural do jazz brasileiro e criar um vínculo duradouro entre a música e o público, tanto presencialmente quanto através das plataformas digitais.
Show do Urutu Trio com Rafael Camilo na série TeuJazz, produzido com a equipe do Alimento dos Deuses, em Uberaba (2023)
Plano de Trabalho:
Semana do Jazz:
Data: Primeiro Semestre de 2024
Local: Anfiteatro Sylvio Cruz Robazzi - Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi
(Av. Nelson Freire, 810 - Uberaba/MG)
Cada atividade terá a carga horária de duas horas.
Os participantes serão certificados pela participação em cada uma das oficinas.
Oficineiros
Carlos Valeriano: Apreciação do Jazz
Rafael Mariano: Estrutura e Harmonia no Jazz
Tarcísio Oliveira: Improvisação na Percussão
Waldir Junior: Simetrias na Guitarra
Ezequiel Piaz: Improvisação no Violão Solo
Christhian Beschizza: História da Improvisação
Shows no Dia Internacional do Jazz:
Data: 30 de Abril de 2024
Local: Teatro Sesi Uberaba - Centro Cultural
( Praça Frei Eugênio, 231 - Centro, Uberaba - MG)
Abertura: Ezequiel Piaz: Violão Solo
Urutu Trio convida
Show do Urutu Trio com Ezequiel Piaz na série TeuJazz, produzido com a equipe do Alimento dos Deuses (2023)
Acessibilidade:
Com uma abordagem inclusiva, nosso projeto visa a democratização do acesso no dia internacional do jazz.
Não esquecemos da importância de oferecer acesso a pessoas com deficiências, especialmente aquelas com deficiência visual e cadeirantes, garantindo que todos possam se conectar com a música no show.
Além disso, legendas e audiodescrição farão parte do making-off.
Divulgação:
O canal do YouTube Alimento dos Deuses servirá como o meio de compartilhar nossa produção audiovisual, beneficiando-se da já existente comunidade virtual de professores, alunos e entusiastas musicais dos Conservatórios do Triângulo Mineiro e do Curso de Música da UFU.
Além disso, contamos com uma campanha de impulsionamento através de peças de design para publicidade nas redes sociais, atingindo o máximo de público que tem afinidade por jazz, música brasileira, composições autorais e filmes de música.
Show de Ezequiel Piaz Solo na série TeuJazz, produzido com a equipe do Alimento dos Deuses (2023)
ORÇAMENTO E CURRÍCULOS DA EQUIPE
Total Músicos: R$ 20.000
Tarcísio Oliveira: Percussão e Direção Artística
A função do proponente do projeto como diretor artístico em uma proposta audiovisual musical é desenvolver e apresentar uma visão criativa para produção do concerto. O proponente é responsável por conceber o concerto, incluindo a seleção do repertório, a criação de arranjos e organização dos ensaios com os músicos. Além disso, contrata os oficineiros para realização de contrapartidas a partir de recibos.
R$ 5.000
Músicos
A função dos músicos na produção musical é executar as peças musicais com maestria e precisão. Eles são responsáveis por trazer a música à vida por meio de suas habilidades técnicas e interpretação artística. Os músicos trabalham em estreita colaboração com o diretor artístico para a estipulação de uma série de ensaios para garantir que a música seja executada de acordo com a visão e o conceito estabelecidos para o projeto. Eles podem participar do processo de seleção do repertório e contribuir com ideias musicais e arranjos. Durante a gravação ou apresentação ao vivo, os músicos estão atentos às indicações do diretor artístico em relação à expressão, dinâmica e estilo musical desejados.
R$ 3000 x4 = R$ 12.000
Carlos Valeriano: Guitarra e Violão
mais um convidado especial para o show ainda a ser definido
Oficineiros
Estrutura e Harmonia no Jazz
Rafael Mariano Camilo da Silva
Liberdade criativa na Guitarra
Improvisação na Percussão
Tarcísio Oliveira
Apreciação do Jazz
Carlos Valeriano
Improvisação no Violão Solo
Ezequiel Piaz
Improvisação Modal
Christhian Beschizza
R$ 500 x 6 = R$ 3.000
Total Gestão: R$ 6.000
Christhian Beschizza: Gestão Administrativa e Produção
O gestor do projeto é responsável por elaborar e coordenar todas as atividades administrativas relacionadas ao projeto. Isso envolve a redação do projeto para aprovação, implementação de planos, gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais. O objetivo é assegurar a organização, controle e monitoramento adequados das atividades, promovendo uma execução bem-sucedida do projeto dentro dos prazos, orçamento e metas estabelecidas. Além disso, são responsáveis pela comunicação efetiva entre as partes envolvidas, a documentação correta e o cumprimento das regulamentações do edital até a elaboração da prestação de contas final. A prestação de contas é um processo importante para assegurar a transparência e a conformidade financeira do projeto.
O Produtor é responsável pelo elenco da equipe de produção em todas as suas etapas, possibilitando o trabalho de toda a equipe do dia da gravação e no processo de pós-produção, trabalha em parceria com diretor de fotografia e o fonógrafo para garantir a captação bem-sucedida do projeto audiovisual.
R$ 6.000
Total Pré-Produção: R$ 14.000
Luis Ferreira Santos: Figurinista e Camisetas da Produção
O figurinista é responsável pela criação e seleção dos trajes e figurinos utilizados pelos artistas no projeto audiovisual.
Ele trabalham em estreita colaboração com o diretor artístico e os demais membros da equipe para garantir que os figurinos transmitam visualmente a essência dos personagens e contribuam para a atmosfera desejada. O figurinista também é responsável por realizar pesquisas, adquirir ou criar as roupas e acessórios necessários, realizar ajustes e garantir o correto encaixe e conforto dos trajes nos artistas durante as performances. Com sua criatividade e expertise em moda e design, o figurinista desempenha um papel fundamental na construção visual e na caracterização dos personagens, adicionando um elemento estético e expressivo essencial ao projeto audiovisual.
R$ 3.000
Valentina Matheis: Cenografia
A cenógrafa exerce um papel fundamental em produções audiovisuais, sendo responsável pela concepção e execução dos cenários que ambientam a narrativa. Colaborando estreitamente com a equipe artística, traduz a essência dos personagens e estabelece a atmosfera desejada através de minuciosa pesquisa e criação de elementos cenográficos. Sua supervisão durante a montagem dos cenários e a colaboração na iluminação asseguram a coesão visual, enriquecendo a imersão e contribuindo significativamente para a qualidade estética do projeto.
R$ 7.000
Transporte:
R$ 600
Alimentação:
R$ 1.000
Locação do Teatro Sesi Uberaba:
O Teatro do complexo cultural José Maria Barra é o teatro de maior qualidade e acessibilidade em Uberaba. Tem capacidade para centenas de lugares, com ótima localização no centro da cidade. Tem uma equipe técnica de apoio para realização de espetáculos, como técnicos de som e luz, segurança, brilheteria, com divulgação da programação pelo SESI/MG.
R$ 3.400
Total Produção: R$ 13.000
Douglas Alves: Diretor de Fotografia
O Diretor de Fotografia é responsável pela supervisão e coordenação de todas as etapas do processo de filmagem. Ele garante que a visão artística e estética seja traduzida em resultados técnicos de alta qualidade. Coordena a equipe de cinegrafia, posicionando câmeras e iluminação. Além disso, lidera o elenco na gravação e dirige entrevistas, em estreita colaboração com o produtor e os editores em pós-produção.
R$ 3.000
Otávio Pacheco: Fotógrafo e Cinegrafista
O fotógrafo é responsável por registrar fotografias dos artistas que estão sendo gravados, tanto durante a performance de gravação sem público, na apresentação com público e realização de ensaio fotográfico com cada integrante do concerto musical separadamente, com seus instrumentos e também na formação completa. Além disso, o fotógrafo fica responsável pela cobertura de material backstage para elaboração do Making-Off da produção, uma contrapartida que demonstra os esforços individuais de cada um na cadeia de produção cultural e aproxima o público do projeto.
R$ 3.000
O fonógrafo é responsável pela gravação de áudio, garantindo a qualidade e a clareza do áudio durante as gravações. Ele configura e opera os equipamentos de áudio, incluindo microfones e mesas de mixagem, para gravação e mixagem do som dos instrumentos musicais, vozes e outros elementos sonoros de forma adequada.
R$ 2.500
Carine Correa: Assistente de Direção
A assistente de direção e maquiadora é responsável por criar a aparência dos personagens de acordo com a visão artística do diretor, garantindo que a maquiagem esteja alinhada com a narrativa e os objetivos do projeto. Além disso, ela auxilia na coordenação das câmeras, trabalhando em estreita colaboração com o diretor e garantindo que sua visão possa ser comunicada para o restante da equipe de filmagem no momento de gravação.
R$ 1.500
Carol Vaz e Flávia Alvarenga: Assistentes de Produção
As assistentes de produção apoiam a equipe de produção executiva em diversas tarefas, como a organização logística, agendamento de gravações, atender às demandas do elenco, estruturar transporte, hospedagem e alimentação para produção, obtenção de autorizações e anuências necessárias. Desempenha um papel de suporte operacional e administrativo do projeto.
R$ 1.500
Guilherme Barbosa e Yago Barcelos: Cinegrafistas
Os cinegrafistas são responsáveis por capturar as imagens do projeto. Eles operam as câmeras, definem o foco, enquadramentos e movimentos de câmera para registrar as performances musicais e outros aspectos visuais do projeto.
R$ 1.000
Jorge Beschizza: Iluminação Cinemática
O técnico de iluminação é encarregado de criar a atmosfera visual desejada para o projeto. Ele planeja e implementam a iluminação adequada, utilizando holofotes e luminárias de design para destacar os artistas, criar efeitos visuais e estabelecer a estética visual desejada para cada cena ou performance.
R$ 500
Locação de Equipamento Audiovisual: R$ 10.000
A locação do equipamento audiovisual, incluindo câmeras de cinema em 4K com lentes, microfones de estúdio, tripés hidráulicos, dispositivos de armazenamento SSD/CFAST2 e iluminação cinemática, é essencial para garantir a qualidade técnica e estética do projeto audiovisual, capturando as performances de maneira profissional e moderna.
As 5 câmeras de cinema em 4K com lentes que permitem capturar imagens nítidas e detalhadas oferecem uma resolução superior para uma experiência visual imersiva. Várias câmeras são necessárias para registrar os diferentes ângulos do momento único das performances musicais, os detalhes dos músicos e as expressões artísticas durante o concerto.
Os tripés hidráulicos são utilizados para estabilizar as câmeras, permitindo movimentos suaves e precisos durante as filmagens. Eles proporcionam segurança, ajudando a obter planos de imagem estáveis e bem enquadrados.
Os dispositivos de armazenamento SSD/CFAST2 são utilizados para gravar e armazenar os arquivos de vídeo de alta resolução capturados pelas câmeras. Esses dispositivos oferecem velocidade e capacidade de armazenamento adequadas para lidar com os grandes volumes de dados gerados durante as filmagens em 4K.
A iluminação cinemática desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera visualmente cativante e na valorização das performances musicais. Ela contribui para a estética e a emoção da produção, destacando os artistas, criando efeitos visuais envolventes e adicionando profundidade às imagens.
Os microfones condensadores são utilizados para captar o som dos instrumentos musicais e das vozes dos artistas com clareza e fidelidade. Eles desempenham um papel crucial na obtenção de uma qualidade de áudio profissional, garantindo que as nuances e sutilezas da música sejam reproduzidas de maneira precisa, em um gravador moderno Zoom 32 Bits que permite captação sem limite de ganho ou ruído.
Vídeo
🎥4 Filmadoras de Cinema Blackmagic Design e 1 Camcoder Sony
🎥 Ursa 4k 0,5Tb + Samyang Cine 85mm + Bateria Zgcine V99 + Tripé Hidráulico + Rodízio
(Operador: Christhian Beschizza - Produtor)
-
Fabricante: Blackmagic Design - 2014
-
Resolução de Vídeo: A URSA 4K grava em resolução 4K DCI (4096 x 2160 pixels), com global shutter.
-
Sensor: A câmera utiliza um sensor Super 35mm, oferecendo profundidade de campo mais controlável e uma qualidade de imagem de cinema.
-
Taxa de Quadros: Oferece várias opções de taxa de quadros, incluindo 24p, 30p e 60p, permitindo slowmotion.
-
Foco Manual: Controle manual, incluindo um sistema de foco robusto.
-
Formato de Gravação: Oferece opções de gravação em RAW 12 bit e ProRes, ideais para edição e correção de cores avançadas.
-
Portas e Conectividade: Possui SDI 12g e entrada SDI para broadcast, incluindo 2 entradas XLR com Phantom Power para áudio profissional.
-
Tamanho e Design: A URSA 4K é projetada como uma câmera de cinema profissional, com um design que oferece monitor principal de LCD de 10.1" e mais dois monitores 5" touchscreen. No entanto, é uma câmera mais robusta e pesada em comparação com os demais modelos mais compactos, destinada a ser a câmera principal de produções mais elaboradas.
Valor da Diária da Ursa 4k + acessórios: R$ 2.500
🎥 Ursa Mini 4k CFast 0,5Tb + Tokina 11-16mm + Bateria Zgcine V99 + Tripé Hidráulico + Rodízio
(Operador: Léo Beschizza - Locador)
-
Fabricante: Blackmagic Design - 2015
-
Resolução de Vídeo: A URSA Mini 4K grava em resolução 4K DCI (4096 x 2160 pixels), com global shutter.
-
Sensor: A câmera utiliza um sensor Super 35mm, oferecendo profundidade de campo mais controlável e uma qualidade de imagem de cinema.
-
Taxa de Quadros: Também oferece várias opções de taxa de quadros, incluindo 24p, 30p e 60p, permitindo slowmotion.
-
Foco Manual: Controle manual, incluindo um sistema de foco robusto.
-
Formato de Gravação: Oferece opções de gravação em RAW 12 bit e ProRes, ideais para edição e correção de cores avançadas.
-
Portas e Conectividade: Possui SDI 12g e entrada SDI para broadcast, incluindo 2 entradas XLR com Phantom Power para áudio profissional.
-
Tamanho e Design: A URSA Mini 4K é uma câmera de cinema, com um design que oferece monitor LCD de 5" touchscreen.
Valor da Diária da Ursa Mini 4k + acessórios: R$ 2.000
🎥 Production Camera 4k SSD1Tb + Powerbank + Sigma Art 18-35mm + Tripé + Rodízio
(Operador: Guilherme Barbosa - Cinegrafista)
-
Fabricante: Blackmagic Design -2013
-
Resolução de Vídeo: A Production Camera 4K grava em resolução 4K DCI (4096 x 2160 pixels), oferecendo alta qualidade de imagem para produções cinematográficas.
-
Sensor: Utiliza um sensor Super 35mm, permitindo qualidade de imagem excepcional e controle de profundidade de campo cinematográfico.
-
Taxa de Quadros: 24p ~ 30p.
-
Foco Manual: A ênfase está no controle manual, incluindo um sistema de foco robusto..
-
Formato de Gravação: Oferece opções de gravação em RAW 12 bit e ProRes, ideais para edição e correção de cores avançadas.
-
Tamanho e Design: A Production Camera 4K apresenta um design sólido, com design robusto e monitor 5" LCD touchscreen.
Valor da Diária da Production 4k + acessórios: R$ 1.300
🎥 Cinema Camera 2.5k SSD500gb + Canon 50mm + Grua de Ombro
(Operador: Yago Barcelos - Cinegrafista)
-
Fabricante: Blackmagic Design - 2012
-
Resolução de Vídeo: A Cinema Camera 2.5K grava em resolução 2.5K (2432 x 1366 pixels), oferecendo qualidade de imagem acima do Full HD.
-
Sensor: Utiliza um sensor Super 35mm, permitindo uma qualidade de imagem diferenciada e um bom controle de profundidade de campo.
-
Taxa de Quadros: 24p ~ 30p.
-
Foco Manual: A ênfase está no controle manual, incluindo um sistema de foco robusto.
-
Formato de Gravação: Oferece opções de gravação em RAW 12 bit e ProRes, ideais para edição e correção de cores avançadas.
-
Tamanho e Design: A Cinema Camera 2.5K apresenta um design sólido, com design robusto e monitor 5" LCD touchscreen.
Valor da Diária da BMCC 2.5k + acessórios: R$ 600
🎥Filmadora Camcoder: Filmadora Sony AX700 4k
(Operador: Douglas Alves - Diretor de Fotografia)
-
Fabricante: Sony - 2017
-
Resolução de Vídeo: A AX700 grava em resolução 4K UHD (3840 x 2160 pixels), oferecendo alta qualidade de imagem.
-
Sensor: A câmera utiliza um sensor CMOS Exmor RS de 1 polegada, permitindo boa sensibilidade à luz e controle de profundidade de campo.
-
Estabilização de Imagem: Possui estabilização de imagem óptica avançada, o que é útil para minimizar a trepidação durante a gravação.
-
Taxa de Quadros: 24p, 30p e 60p.
-
Foco Automático: Oferece um sistema de foco automático avançado, tornando mais fácil manter os objetos em foco enquanto estão em movimento.
-
Formato de Gravação: Grava em formato XAVC S, um formato de alta qualidade desenvolvido pela Sony.
-
Tamanho e Portabilidade: A AX700 é projetada para ser mais compacta e portátil, tornando-a mais adequada para filmagem em movimento. As camcorders são projetadas para serem compactas e fáceis de transportar.
Valor da Diária da Sony AX700 4k: R$ 600
Fotografia
(Operador: Otávio Pacheco - Fotógrafo e Cinegrafista)
📸 Câmera DLSR : Nikon D5300 + Nikkor 50mm + Ipad Pro 12.9" (monitoramento e tratamento)
-
Sensor: Equipada com um sensor CMOS APS-C de 24.2 megapixels, a D5300 oferece alta resolução e qualidade de imagem.
-
Tela LCD Articulada: Uma característica distintiva da D5300 é sua tela LCD articulada de 3,2 polegadas. Essa tela pode ser girada e inclinada, o que é útil para fotografar a partir de ângulos altos, baixos ou para capturar selfies.
-
Qualidade de Imagem: Capaz de capturar imagens nítidas e detalhadas, além de oferecer desempenho sólido em condições de pouca luz.
-
Foco Automático: A câmera possui um sistema de foco automático de 39 pontos, que oferece um bom desempenho em rastreamento em movimento.
-
Conectividade: Uma característica moderna da D5300 é sua conectividade Wi-Fi integrada, permitindo visualização e compartilhamento fácil de imagens através de dispositivos móveis ou o controle remoto da câmera usando o Ipad Pro 12.9".
-
Vídeo Full HD: A D5300 é capaz de gravar vídeo em resolução Full HD (1080p) a 60 FPS, permitindo capturar vídeo de alta qualidade.
-
Sensibilidade ISO: Sensibilidade ISO expansível que vai de 100 até 25.600, permitindo fotografia em condições de baixa luminosidade.
-
Lentes Intercambiáveis: Uma característica fundamental das DSLRs é a capacidade de usar diferentes lentes para diferentes situações fotográficas.
-
Controles Manuais: A D5300 oferece controles manuais completos, permitindo as configurações de exposição, foco e outros aspectos da imagem.
Valor da Diária da Nikon D5300 + Ipad Pro: R$ 1.000
Audio
(Operador: Edu Caldeira - Fonógrafo)
🎙️ Mics Condensadores: 6x AKG C214 + Pedestais
-
Tipo: Microfone condensador de diafragma grande.
-
Padrão Polar: Cardióide para captura frontal. Alta sensibilidade para detalhes.
-
Nível Máximo de Pressão Sonora: Acima de 136dB SPL. -
Aplicações: Vocais, instrumentos, estúdio.
-
Qualidade de Áudio: Reprodução precisa e detalhada.
-
Conexão: Saída XLR, requer alimentação fantasma.
-
Uso Sugerido: Ideal para gravação em estúdio, produção musical, locução e outros contextos de áudio profissional.
💿 Gravador: Zoom F6 32 Bits + Cabeamento
-
Tipo: Gravador de áudio 6 canais com resolução 32-bit float.
-
Aplicação: Ideal para gravações de alta qualidade em diversas situações com 6 entradas XLR/TRS combo.
-
Pré-amplificadores: Possui pré-amplificadores de alta qualidade com baixo ruído.
-
Ecrã: Equipado com ecrã LCD para monitoramento e configurações.
-
Alimentação: Funciona com baterias ou alimentação externa.
-
Monitoramento: Possui saída para headphones para monitoramento em tempo real.
-
Tamanho: Design compacto e portátil.
-
Valor da Diária dos Microfones AKG e Gravador Zoom F6: R$ 1500
Iluminação
(Operador: Jorge Beschizza - Técnico de Iluminação)
💡 2x Sokani x100 Bicolor + 2x Octagon Softbox 90 Cm + Pedestais + Extensões
R$ 500
Christhian Beschizza: pós-produção cinematográfica
A pós-produção cinematográfica tem como objetivo aprimorar e finalizar a qualidade técnica, estética e narrativa de um projeto audiovisual, transformando as imagens e o som brutos em uma obra audiovisual completa e pronta para ser apresentada ao público. Envolve uma série de processos que ocorrem após a filmagem, incluindo o recorte e edição de vídeo, transições, legendas, efeitos visuais, correção de cor, mixagem e masterização de áudio.
A edição de vídeo acontece no software DaVinci Resolve Studio 18.5. Esse processo é responsável por sincronizar todo o material gravado, selecionar os ângulos das cenas gravadas através de MultiCam, organizar a sequência das faixas, cortar partes indesejadas e criar um ritmo narrativo e de transição entre câmeras adequado.
Estimativa de Edição: 10 diárias
A correção de cor é realizada para ajustar o equilíbrio entre as diferentes câmeras e lentes usadas na gravação, de cores, temperatura e o contraste das imagens, garantindo uma estética visual coesa.
Estimativa de Color Grading: 5 diárias
A mixagem de áudio é o processo de combinar todos os elementos sonoros em uma trilha sonora final, ajustando volumes, panorâmicas e efeitos para criar uma experiência sonora imersiva. Por fim, o áudio é masterizado para garantir que seja bem ouvido em qualquer dispositivo, desde caixas de som profissionais à televisões e celulares.
Estimativa de Tratamento de Som: 5 diárias
Diária de pós-produção: R$ 1000 x 40 dias
Total Pós-Produção: R$ 20.000
Total Divulgação: R$ 25.000
Olina Helena Rodovalho: Publicidade
A estratégia de divulgação do projeto inclui o impulsionamento nas redes sociais, utilizando recursos financeiros para ampliar o alcance e engajamento das publicações. Através do direcionamento do conteúdo para um público específico e a criação de materiais atrativos, busca-se aumentar as visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, gerando interesse, participação e divulgação orgânica. A análise dos resultados e ajustes na estratégia são realizados para maximizar os resultados. Essa abordagem visa fortalecer a presença do projeto nas redes sociais, alcançando um público mais amplo e impactando de forma positiva o seu desenvolvimento e sucesso.
PLANO DE DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO ANTES DO SHOW – 30/04/2024
AGENDA MGTV
VÍDEO 30” INTERVALO MGTV 1ª E 2ª EDIÇÃO – (R$7000) – 29/04/2024
REDES SOCIAIS (INSTAGRAM POST PATROCINADO, FACEBOOK) – R$1000,00
DESIGNER GRÁFICO DA BANDA – R$1500,00
COBERTURA NOS JORNAIS LOCAIS: ENTREVISTA NA TV NO DIA DO EVENTO
DURANTE O SHOW:
REGISTRO FOTOGRÁFICO DOS BASTIDORES, DA EQUIPE, DOS ARTISTAS – R$500,00
ENTREVISTA COM AS BANDAS / GRAVAÇÃO, EDIÇÃO DE VÍDEO – R$2000,00
DIVULGAÇÃO DAS OFICINAS (SEMANA DO JAZZ)
TEASER 15” PARA DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS (PATROCINADO) – R$1000,00
BANNER DIVULGAÇÃO DO PROJETO PATROCINADO PELA FUNARTE 80 X 160 – R$110,00 (GRÁFICA UBERABA)
1000 PANFLETOS PARA DISTRIBUIR PARA OS ALUNOS DO CONSERVATÓRIO – R$190,00 (GRÁFICA UBERABA)
DESIGNER GRÁFICO DA BANDA – R$1500,00
DURANTE AS OFICINAS:
REGISTRO FOTOGRÁFICO DAS OFICINAS - R$500,00
ENTREVISTA COM OS OFICINEIROS E ALUNOS / GRAVAÇÃO, EDIÇÃO DE VÍDEO – R$2000,00
DIVULGAÇÃO VÍDEO PÓS SHOW E OFICINAS
DISPONIBILIZAÇÃO DO VÍDEO COMPLETO NA PLATAFORMA YOUTUBE
TEASER 15” NAS REDES SOCIAIS (PATROCINADO) – R$1000,00
VÍDEO 30” PARA DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS – R$1500,00
GERENCIAMENTO DO TRÁFEGO, PUBLICAÇÕES, POSTAGENS / ASSESSORIA DE IMPRENSA / PUBLICITÁRIA – R$5200,00
Acessibilidade
Além dos processos mencionados anteriormente, a pós-produção cinematográfica também engloba a criação e inserção de legendas e outras ferramentas de acessibilidade. As legendas são textos exibidos na parte inferior da tela, que transcrevem o diálogo e outros elementos sonoros do filme, permitindo que pessoas com deficiência auditiva ou que não falam o idioma original possam acompanhar a narrativa.
Além das legendas, outras ferramentas de acessibilidade inclui linguagem de sinais, para pessoas com deficiência auditiva que se comunicam por meio de libras.
Essas ferramentas de acessibilidade são fundamentais para garantir que o conteúdo audiovisual seja acessível a um público mais amplo, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. Durante a pós-produção, é realizado o trabalho de criação, sincronização e ajuste dessas ferramentas, para que sejam incorporadas ao produto final de maneira eficaz e de acordo com os padrões de acessibilidade estabelecidos. Isso permite que o público diverso possa desfrutar plenamente do projeto audiovisual, independentemente de suas habilidades auditivas, visuais ou linguísticas.