Teoria Musical I: Leitura e Escrita de Partitura

O foco da primeira lição será demonstrar como se identifica (lê) cada nota na pauta musical.

Para isso, é necessário determinar qual o padrão de referência, que é o símbolo inicial à esquerda da pauta, chamada de clave. Qual a função da clave?

As claves nos permitem identificar as notas indicadas no pentagrama. Duas claves são usadas com maior freqüência, apesar de encontrarmos várias variações das três existentes (sendo a Clave de Dó a terceira, mas é mais específica) .

A clave abordada primeiro será a mais usada, a Clave de Sol, usada para partituras para violão e a maioria dos instrumentos. A particularidade desta clave é a nota Sol 3 na segunda linha (de baixo para cima).

Quando não há mais espaço para avançar, adicionamos linhas manualmente para cima ou para baixo, e essas são chamadas LINHAS SUPLEMENTARES e podem ser adicionadas conforme o registro do instrumento de destino.

CLAVE DE FÁ

A Clave de Fá é usada para a leitura de instrumentos de registro mais grave. A particularidade que facilita a localização nesta clave é a nota Fá 2 na quarta linha (de baixo para cima). Para encontrar as notas, também é possível (para o aprendizado, a princípio) ler como se fosse uma Clave de Sol com uma linha suplementar acima e sem uma embaixo.

Observação quanto às hastes: quando escrevendo em apenas uma voz, as hastes das notas devem estar voltadas para cima quando abaixo da terceira linha e voltadas para baixo quando a ultrapassarem. As notas localizadas exatamente na terceira linha não obedecem a essa regra, podendo estar tanto voltadas para baixo quanto para cima. Em escrita à duas vozes, as hastes da voz superior estarão voltadas para cima e a inferior para baixo, independente de onde se encontram nas linhas da pauta.

Aprender a ler e escrever é uma tarefa árdua para todos os aspirantes à musica. É natural que esse processo seja complicado no início, mas quanto mais essa linguagem for processada, melhor será internalizada, por isso estude sempre que puder!

Don Secoia

Músico, Editor, Produtor,Professor

Currículo

falimentodosdeuses@gmail.com

Fundação Alimento dos Deuses

Educação e Produção Musical

CNPJ 32.616.693/0001-38

Uberaba/MG 2016-2020©