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“Você pode sentar na postura correta com a coluna reta, respirando corretamente, fazer “pranayama” e todo o resto nos próximos dez mil anos, e não estará perto de descobrir o que a verdade é, porque você não compreendeu a si mesmo de fato, o modo como você pensa, o modo como vive. Você não acabou com seu sofrimento, e quer encontrar a iluminação. Você pode fazer todos os tipos de torções e rotações com seu corpo e isto parece fascinar as pessoas, pois elas sentem que isto lhes vai conferir algum poder, algum prestígio. Ora, todos estes poderes são como velas ao sol; são como a luz de velas quando o sol está lá brilhando.”
J. Krishnamurti

Yoga como Exercício

Tradução do Wikipédia, a enciclopédia livre

O yoga como exercício é uma atividade física que consiste principalmente em posturas (asanas), freqüentemente conectadas por sequências fluidas chamadas vinyasas , às vezes acompanhadas por respiração rítmica (pranayama ), e geralmente terminando com relaxamento (deitado em savasana) ou meditaçãoYoga nesta forma tornou-se familiar em todo o mundo, especialmente na América e na Europa. É derivado do haṭha yoga medieval , e às vezes é chamado assim, mas geralmente é chamado simplesmente de "yoga". Isto apesar da existência de múltiplas tradições antigas de yoga no hinduísmo que remontam ao Yoga Sutras de Patanjali, alguns que não envolvem asanas, e apesar do fato de que em nenhuma tradição a prática dos asanas era central. [1] Os acadêmicos deram ao yoga como exercício uma variedade de nomes, incluindo yoga postural moderno, [2] yoga transnacional moderno,[4] e yoga anglófono transnacional. [5]

A prática do asana foi revivida na década de 1920 por gurus do yoga, incluindo Yogendra e Kuvalayananda , que enfatizaram seus benefícios à saúde. As sequências fluidas de "Saudação ao Sol", [ ] Surya Namaskar, foram realizadas pelo pioneiro Rajah de AundhBhawanrao Shrinivasrao Pant Pratinidhi, na década de 1920. [6] Surya Namaskar e muitas poses em  usadas na ginástica foram incorporadas ao yoga por Krishnamacharya em Mysore, entre as décadas de 1930 e 1950. Vários de seus alunos fundaram escolas influentes de yoga: Pattabhi Jois criou Ashtanga Vinyasa Yoga, que por sua vez levou ao Power YogaBKS Iyengar criou o Iyengar Yoga e sistematizou o cânone dos asanas em seu livro de 1966, Light on Yoga; e Indra Devi ensinou yoga como exercício para muitas celebridades em Hollywood. Outros grandes escolas fundadas no século 20 incluem Bikram Choudhury da Bikram Yoga e Swami Sivananda de Rishikesh's Sivananda Vedanta Escola do Yoga.

O Yoga como exercício se espalhou pela América e Europa e depois pelo resto do mundo.

Alguns dos componentes de Haṭha yoga como os Satkarmas (purificações), Mudras (selos ou gestos para restringir o Prana ou princípio vital) e pranayama são muito reduzidos ou ausentes no yoga como exercício. O termo "hatha yoga" também é usado com um significado diferente, uma prática suave de ioga sem marca, independente das principais escolas, às vezes principalmente para mulheres. As práticas variam de totalmente seculares, para exercícios e relaxamento, até indubitavelmente espirituais, seja em tradições como Sivananda Yoga ou em rituais pessoais. Yoga como relação do exercício com o hinduísmoé complexo e contestado; alguns cristãos a rejeitaram com o argumento de que ela é secretamente hindu, enquanto a campanha "Take Back Yoga" tentou insistir que estava necessariamente conectada ao hinduísmo. Os estudiosos identificaram várias tendências na natureza mutável do yoga desde o final do século XIX.

O Yoga como exercício evoluiu para um negócio multibilionário em todo o mundo, envolvendo aulas, certificação de professores , roupas como calças de ioga, livros, vídeos, equipamentos, incluindo tapetes de ioga e feriados.

DEFINIÇÃO

O Collins English DictionaryMerriam-Webster e Oxford English Dictionary fornecem dois sentidos do 'yoga', diferindo se o yoga como exercício vem antes ou depois da definição de yoga tradicional, a filosofia. [7] [8] [9]

As partes que se aplicam ao yoga como exercício são mostradas em itálico.

Collins mostra um gráfico do rápido aumento no uso da palavra nos últimos 100 anos e fornece as seguintes definições: [7]

1. Yoga é um tipo de exercício no qual você move seu corpo para várias posições, a fim de se tornar mais apto ou flexível, melhorar sua respiração e relaxar sua mente.

2. Yoga é uma filosofia ... [7]

Merriam-Webster fornece: [8]

1 maiúsculo [Yoga]: uma filosofia teísta hindu ...
2: [yoga] um sistema de posturas físicas , técnicas respiratórias e, às vezes, meditação derivada do Yoga, mas frequentemente praticado de forma independente, especialmente nas culturas ocidentais, para promover o bem-estar físico e emocional [8]

O Dicionário Oxford de inglês fornece: [9]

O yoga amplamente conhecido no Ocidente é baseado no hatha yoga, que forma um aspecto do antigo sistema hindu de observância e meditação religiosa e ascética, cuja forma mais alta é o raja yoga e cujo objetivo final é a purificação espiritual e a auto-estima. entendimento que leva ao samadhi ou união com o divino [9]

Os acadêmicos deram ao yoga como exercício uma variedade de nomes, incluindo "yoga postural moderno", refletindo sua ênfase em asanas (posturas), [2] "yoga transnacional moderno", enfatizando sua disseminação mundial, [4] e "yoga anglófono transnacional", denotando sua crescimento no mundo de língua inglesa, especialmente na América. [5]

HISTÓRIA

Mais informações: Yoga § Históriahaṭha yoga e yoga moderno

 

O substantivo sânscrito योग yoga, cognato do inglês " jugo , é derivado da raiz yuj "para anexar, unir, aproveitar, jugo". [10]

Seu antigo objetivo espiritual e filosófico era unir o espírito humano ao Divino[11] O ramo do yoga que utiliza posturas físicas é o haṭha yoga. A palavra sânscrita हठ haṭha significa "força", aludindo ao uso de técnicas físicas. [12]

Primeiras Influências

De acordo com uma teoria, o sistema de educação física praticado na Associação Cristã de Rapazes do século 1 , adaptado por ex-ginastas militares para o sistema de ensino na Índia colonial britânica , tornou-se a forma padrão de treinamento em massa, e isso influenciou a " modernizado hatha yoga". [13] [14]

Segundo Suzanne Newcombe, o yoga moderno na Índia é uma mistura da ginástica ocidental com posturas do hata yoga na Índia no século XX. [15] Mircea Eliade , por outro lado, rejeitou o yoga como prática atlética, afirmando que o yoga "não deve ser confundido com ginástica". [16]

A partir da década de 1850, desenvolveu-se na Índia uma cultura de exercício físico para combater o estereótipo colonial da suposta "degeneração" dos indianos em comparação com os britânicos, [17] [18] uma crença reforçada pelas idéias atuais de lamarckismo e eugenia . [19] [20]

Essa cultura foi adotada entre os anos 1880 e o início do século 20 por nacionalistas indianos como Tiruka, que ensinavam exercícios e técnicas de combate desarmadas sob o pretexto de yoga. [21] [22]

fisiculturista alemão Eugen Sandow foi aclamado em sua visita à Índia em 1905, quando já era um "herói cultural" no país. [23] O antropólogo Joseph Alter sugere que Sandow foi a pessoa que teve maior influência no yoga moderno. [23] [24]

Introdução ao Ocidente

Mais informações: Yoga postural na Índia

O yoga foi introduzido no mundo ocidental pela visita de Vivekananda em 1893 ao Parlamento Mundial das Religiões em Chicago [25] e seu livro de 1896, Raja Yoga. No entanto, ele rejeitou o haṭha yoga e suas práticas "inteiramente" físicas, como o asanas, como difíceis e ineficazes para o crescimento espiritual, por uma aversão amplamente compartilhada pelos iogues errantes da Índia. [26]

Asanas de yoga foram trazidos para a América por Yogendra[15] [27] Ele fundou uma filial do Instituto de Yoga no estado de Nova York em 1919, [28] [29] começando a tornar o Haṭha yoga aceitável, buscando evidências científicas para seus benefícios à saúde,[30] e escrevendo livros como o Yoga Asanas Simplified de 1928 [31] e o Higiene Pessoal do Yoga de 1931 [32]

As sequências fluidas de saudação ao sol, Surya Namaskar, agora aceitas como ioga e contendo asanas populares como Uttanasana e poses de cachorro para cima e para baixo, [33] [34] foram popularizadas pelo rajá de Aundh , Bhawanrao Shrinivasrao Pant Pratinidhi, na década de 1920. [6] [35] [36]

Em 1924, Kuvalayananda fundou o Centro de Pesquisa em Saúde e Yoga Kaivalyadhama em Maharashtra, combinando asanas com ginástica e, como Yogendra, buscando uma base científica e médica para práticas de yoga. [37] [38] [39]

Em 1925, Paramahansa Yogananda , tendo se mudado da Índia para a América, estabeleceu a Irmandade de Auto-Realização em Los Angeles e ensinou ioga, incluindo asanas, respiração, canto e meditação, para "dezenas de milhares de americanos ". [40]

Em 1923, o irmão mais novo de Yogananda, Bishnu Charan Ghosh , fundou a Faculdade Ghosh de Yoga e Cultura Física em Calcutá; a faculdade ensinou yoga a Bikram Choudhury, fundador do Bikram Yoga. [15]

Tirumalai Krishnamacharya (1888–1989), "o pai do yoga moderno", [41] [42] afirmou ter passado sete anos com um dos poucos mestres do yoga Haṭha que vivia na época, Ramamohana Brahmachari, no lago Manasarovar, no Tibete, de 1912 a 1918. [43] [44]

Ele estudou com Kuvalayananda na década de 1930, criando em sua yogashala no Palácio Jaganmohan em Mysore "um casamento de ioga Haṭha, exercícios de luta livre e movimento ginástico moderno ocidental, e diferente de tudo o que foi visto antes em a tradição do yoga". [13]

O marajá de Mysore Krishna Raja Wadiyar IV era um dos principais defensores da cultura física na Índia, e um salão vizinho de seu palácio era usado para dar aulas de Surya Namaskar, então consideradas exercícios de ginástica. Krishnamacharya adaptou essas seqüências de exercícios ao seu estilo vinyasa de yoga. [43] [45] Mark Singleton observou que sistemas de ginástica como os de Niels Bukh eram populares na cultura física da Índia na época e que continham muitas posturas semelhantes às novas asanas de Krishnamacharya. [46] [47]

Entre os alunos de Krishnamacharya eram pessoas que se tornaram professores de yoga influentes si: o russo Eugenie V. Peterson, conhecido como Indra Devi (de 1937), que se mudou para Hollywood, ensinado ioga para celebridades, e escreveu o best-seller [48] livro Forever Young, para sempre Saudável; [49]

Pattabhi Jois (de 1927), que fundou o estilo fluente Ashtanga Vinyasa Yoga, cujo estilo Mysore faz uso de repetições de Surya Namaskar, em 1948, [44] [50], que por sua vez levaram ao Power Yoga ; [51] e BKS Iyengar(de 1933), seu cunhado, que fundou o Iyengar Yoga[52] [53]

Juntos, eles tornaram o yoga popular como exercício e o trouxeram ao mundo ocidental. [44] [50] O livro de Iyengar, de 1966, Light on Yoga, popularizou asanas de yoga em todo o mundo com o que o estudioso-praticante Norman Sjoman chama de "descrições claras e sem sentido e o óbvio refinamento das ilustrações" [54], embora o grau de precisão está faltando nos textos anteriores de ioga. [55]

Outras escolas indianas de yoga adotaram o novo estilo de asanas, mas continuaram a enfatizar os objetivos e práticas espirituais de Haṭha yoga em graus variados. A Sociedade da Vida Divina foi fundada por Sivananda Saraswati de Rishikesh em 1936. Seus muitos discípulos incluem Swami Vishnudevananda, que fundou os Centros Internacionais de Vedanta Sivananda Yoga , a partir de 1959; Swami Satyananda da Bihar School of Yoga, um importante centro de treinamento de professores de Haṭha yoga, fundado em 1963; [56] [57] e Swami Satchidananda do Yoga Integral , fundado em 1966. [56]

Vishnudevananda publicou seu Complete Illustrated Book of Yoga em 1960, [58] com uma lista de asanas que se sobrepõem substancialmente aos de Iyengar, às vezes com nomes diferentes para as mesmas poses; [59] Os nomes de asana de Jois correspondem quase exatamente aos de Iyengar. [61]

Commodities em todo o mundo

Mais informações: Yoga na América

Três mudanças na década de 1960 permitiram que o yoga como exercício se tornasse uma mercadoria mundial. Pela primeira vez, as pessoas puderam viajar livremente pelo mundo: os consumidores podiam ir para o leste; Índios poderiam migrar para a Europa e América; e empresários e líderes religiosos podiam ir aonde quisessem vender seus produtos. Em segundo lugar, pessoas de todo o mundo ocidental ficaram desiludidas com a religião organizada e começaram a procurar alternativas. E terceiro, o yoga se tornou uma forma incontroversa de exercício adequado para consumo em massa, ao contrário das formas religiosas do yoga moderno, como o Siddha Yoga ou a Meditação Transcendental[62]

Isso envolveu o abandono de muitos requisitos tradicionais da prática do yoga, como pedir esmolas, ser celibatário, estudar as escrituras hindus e recuar da sociedade. [63]

A partir da década de 1970, o yoga como exercício se espalhou por muitos países do mundo, mudando ao mesmo tempo e se tornando "parte integrante das (principalmente) culturas urbanas em todo o mundo", na medida em que a palavra yoga no mundo ocidental agora significa prática de asanas, normalmente em uma aula. [d] [64]

Por exemplo, o Iyengar Yoga chegou à África do Sul em 1979 com a abertura de seu instituto em Pietermaritzburg; [65] sua Associação do Sudeste e Leste da Ásia foi fundada em 2009. [66]

A disseminação do Yoga na América foi assistida pelo programa de televisão Lilias, Yoga and You, apresentado por Lilias Folan; correu de 1970 a 1999. [67] [68] Na Austrália, em 2005, cerca de 12% da população praticava ioga em uma aula ou em casa. [69]

O mercado do yoga cresceu, argumenta o estudioso da religião Andrea Jain , com a criação de uma variedade "infinita" [70] de marcas de yoga de segunda geração , produtos vendáveis ​​"construídos e comercializados para consumo imediato", com base em desenvolvimentos anteriores. [70]

Por exemplo, em 1997, John Friend , uma vez analista financeiro , [71] que estudou intensamente o Iyengar Yoga postural e o Siddha Yoga não postural, fundou o Anusara Yoga. Friend comparou a escolha de sua ioga em relação a outras marcas à escolha de "um restaurante requintado " em vez de "uma lanchonete ";

A New York Times Magazine encabeçou seu artigo sobre "The Yoga Mogul", [72] enquanto a historiadora do yoga Stefanie Syman [73] argumentou que Friend "muito conscientemente" criou sua própria comunidade de yoga. [74] [72] Por exemplo, Friend publicou seu próprio manual de treinamento para professores, realizou oficinas, conferências e festivais, comercializou sua própria marca de tapetes de ioga e garrafas de água e prescreveu diretrizes éticas. [75] Quando Friend não cumpriu os altos padrões da marca, ele se desculpou publicamente e tomou medidas para proteger a marca. Em 2012, deixou de executá-la e nomeou um CEO . [76]

Jain afirma que o yoga está se tornando "parte da cultura pop em todo o mundo". [77] Alter escreve que ilustra "transmutação transnacional e a indefinição do consumismo, saúde holística, e misticismo, como incorporada assim como boa Orientalismo à moda antiga." [78]

O estudioso Jon Brammer descreveu seu status em 2010 como "uma mercadoria semi-espiritual popular para todos", dando como exemplo a reunião naquele ano de 10.000 praticantes de ioga a serem liderados como uma classe no Central Park de Nova York , o primeiro de seu tipo. O evento foi, na visão de Brammer, uma demonstração de que "o yoga é tão multifacetado, acessível e aculturado que uma entidade comercial pode 'fazer um show'Singleton argumenta que a mercadoria é o próprio corpo do yoga, sua "possibilidade espiritual" [80], significada pela "pele lúcida do modelo de yoga", [80] uma bela imagem infinitamente vendida de volta ao público praticante de yoga "como irresistível. mercadoria do eu holístico e perfeito ". [80]

Estilos

Mais informações: Lista de escolas 7de yoga e Asana § Styles

O número de escolas e estilos de yoga no mundo ocidental continuou a crescer rapidamente. Em 2012, havia pelo menos 19 estilos comuns de Ashtanga Yoga a Viniyoga. Eles enfatizam aspectos diferentes, incluindo exercícios aeróbicos , precisão nos asanas e espiritualidade na tradição do Haṭha yoga. [105] [107]

Esses aspectos podem ser ilustrados por escolas com estilos distintos. Assim, o Bikram Yoga possui um estilo de exercícios aeróbicos com salas aquecidas a 105 ° F (41 ° C) e um padrão fixo de 2 exercícios respiratórios e 24 asanas. O Iyengar Yoga enfatiza o alinhamento correto nas posturas, trabalhando devagar, se necessário, com adereços e terminando com o relaxamento. O Sivananda Yoga se concentra mais na prática espiritual, com 12 poses básicas, cantando em sânscrito , exercícios de respiração pranayamameditação e relaxamento em cada aula, e a importância é colocada na dieta vegetariana . [105] [107] [108]

O Jivamukti yoga usa um estilo vinyasa de asanas, acompanhado de música, canto e leitura das escrituras. A Kundalini Yoga enfatiza o despertar da energia da Kundalini através da meditação, pranayama, canto e asanas adequados. [107]

Juntamente com as marcas de yoga, muitos professores, por exemplo, na Inglaterra, oferecem um "hatha yoga" sem marca, [g] [109] geralmente principalmente para mulheres , criando suas próprias combinações de poses. Podem estar em sequências fluidas ( vinyasas ), e novas variantes de poses são criadas com frequência. [110] [106] [107] O desequilíbrio de gênero às vezes foi marcado; na Grã-Bretanha na década de 1970, as mulheres formaram entre 70 e 90% da maioria das aulas de ioga, bem como a maioria das professoras de ioga. [111]

A tradição iniciada por Krishnamacharya sobrevive no Krishnamacharya Yoga Mandiram em Chennai; seu filho TKV Desikachar e seu neto Kausthub Desikachar ensinam em pequenos grupos, coordenando os movimentos de asanas com a respiração e personalizando o ensino de acordo com as necessidades de cada aluno. [105] [112]

Sessões e Hibridismo

As sessões de ioga variam amplamente, dependendo da escola e do estilo, [114] [107] e de acordo com o grau de progresso da classe. Como em qualquer aula de exercícios, as sessões geralmente começam lentamente com exercícios suaves de aquecimento, passam para exercícios mais vigorosos e diminuem a velocidade novamente no final. Uma aula para iniciantes pode começar com poses simples como Sukhasana, algumas rodadas de Surya Namaskar e, em seguida, uma combinação de poses em pé, como Trikonasana, poses de sessão como Dandasana e poses de equilíbrio como Navasana; pode terminar com algumas poses reclináveis ​​e invertidas, como Setu Bandha Sarvangasana e Viparita Karani , um toque reclinável e, finalmente, Savasanapara relaxar e, em alguns estilos, também para uma meditação guiada . [115] Uma sessão típica, na maioria dos estilos, dura de uma hora a uma hora e meia, enquanto no yoga de Mysore, a aula é agendada em uma janela de três horas, durante a qual os alunos praticam por conta própria e à sua própria velocidade, seguindo instruções individualizadas do professor. [115] [107]

A evolução do yoga como exercício não se limita à criação de novos asanas e à ligação de sequências de vinyasa. Atividades híbridas que combinam ioga com artes marciais, ioga aérea combinada com acrobacias, ioga com trabalho com barra (como na preparação de balé), ioga a cavalo[116] com cães[117] com cabras, [118] com lêmures de cauda anelada[119] e com pesos estão sendo explorados. [116]

Finalidades

Exercício

O custo energético do exercício é medido em unidades de equivalente metabólico da tarefa (MET). Menos de 3 METs contam como exercício leve; 3 a 6 METs são moderados; 6 ou mais é vigoroso. As diretrizes do American College of Sports Medicine e da American Heart Association contam períodos de pelo menos 10 minutos de atividade moderada no nível do TEM em relação às quantidades diárias recomendadas de exercício. [120] [121] Para adultos saudáveis ​​com idades entre 18 e 65 anos, as diretrizes recomendam exercícios moderados por 30 minutos, cinco dias por semana, ou exercícios aeróbicos vigorosos por 20 minutos, três dias por semana. [121]

Tratada como uma forma de exercício, uma sessão completa de ioga com asanas e pranayama fornece 3,3 ± 1,6 METs, em média um exercício moderado. Surya Namaskar variou de leve 2,9 a vigoroso 7,4 METs; [h] a média para uma sessão de prática de yoga sem Surya Namaskar foi de 2,9 ± 0,8 METs leves. [i] [120]

Físico ou Hindu

Desde meados do século XX, o yoga tem sido usado, especialmente no mundo ocidental, como exercício físico para fitness e maleabilidade, [122] [123] e não como o que a historiadora do yoga americano, Stefanie Syman , chama de "abertamente hindu". " [124] finalidade. Em 2010, essa ambiguidade desencadeou o que o New York Times chamou de "um debate surpreendentemente feroz no mundo delicado do yoga". [125] Alguns americanos de origem indígena fizeram campanha para "Take Back Yoga" [125] , informando americanos e outros ocidentais sobre a conexão entre yoga e hinduísmo. A campanha foi criticada pelo autor da Nova Era Deepak Chopra, mas apoiado pelo presidente do Seminário Teológico Batista do Sul , R. Albert Mohler Jr. [125] Jain [j] observa que o yoga não é necessariamente hindu, pois também pode ser jainista ou budista ; nem é homogênea ou estática; portanto, ela critica o que chama de "posição yogafóbica cristã" e "posição de origem hindu". [127] O historiador Jared Farmer escreve que Syman identifica uma série de protestantes no yoga como exercício ", com ênfase no trabalho do corpo. Esse esforço de yoga é, ela diz, paradoxal, tanto 'uma indulgência quanto uma penitência'". [128] [129]

 

O yoga é permitido na Malásia, desde que não contenha elementos religiosos. [130] As autoridades diferem se o yoga é puramente exercício. [131] [132] Por exemplo, em 2012, o estado de Nova York decidiu que o yoga estava isento do imposto estadual sobre vendas, pois não constituía "verdadeiro exercício", enquanto que em 2014 o Distrito de Columbia estava claro que as instalações de yoga estavam sujeitas à imposto sobre vendas local nas instalações "cujo objetivo é o exercício físico". [130] Debates similares ocorreram em um contexto muçulmano; por exemplo, as restrições ao yoga foram levantadas na Arábia Saudita. [133] Na Malásia, Kuala Lumpur permite aulas de ioga, desde que não incluam canto ou meditação. [130] A professora de yoga e autora Mira Mehta , solicitada pela Revista Yogaem 2010, se ela preferia que seus alunos se comprometessem com um caminho espiritual antes de começarem o yoga, respondeu: "Certamente que não. A vida espiritual de uma pessoa é assunto dele. As pessoas vêm ao yoga por todos os tipos de razões. No topo da lista está a saúde". e o desejo de ficar estressado ". [134] Kimberley J. Pingatore, estudando atitudes entre praticantes de ioga americanos, descobriu que eles não viam as categorias de religioso, espiritual e secular como alternativas. [135]

No entanto, os elementos "extáticos .. transcendentes .. possivelmente subversivos" de Haṭha yoga permanecem no yoga usado como exercício. [124] Por exemplo, Syman sugere que parte da atração do Bikram e Ashtanga Yoga era que, sob o suor, o comprometimento, o cronograma, as exigências físicas e até o abuso verbal era um êxtase conquistado com dificuldade", um profundo sentimento de vitalidade, um sentimento de energia pura, uma postura não curvada e acuidade mental ". [136] Esse contexto levou a uma divisão de opinião entre os cristãos, alguns como Alexandra Davis, da Aliança Evangélica, afirmando que é aceitável desde que estejam cientes das origens do yoga moderno, [137] outros como Paul Gosbee, afirmando o propósito do yoga. é "chakras "e liberam kundalini ou" poder da serpente "que, na visão de Gosbee, é" de Satanás ", tornando o" yoga cristão .. uma contradição ". [137] Às vezes, as salas da igreja são usadas para yoga, e em 2015 um grupo de yoga foi banido um salão da igreja em Bristol pelo conselho da igreja paroquial local , afirmando que o yoga representava "espiritualidades alternativas". [138]

Em um contexto secular, os jornalistas Nell Frizzell e Reni Eddo-Lodge debateram (no The Guardian ) se as aulas de ioga ocidentais representam "apropriação cultural". Na visão de Frizzell, o yoga se tornou uma nova entidade, muito distante dos Yoga Sutras de Patanjali, e enquanto alguns praticantes são culturalmente insensíveis, outros o tratam com mais respeito. Eddo-Lodge concorda que o yoga ocidental está longe de Patanjali, mas argumenta que as mudanças não podem ser desfeitas, se as pessoas o usam "como uma ferramenta mais santa do que você, como uma tática para equilibrar o uso excessivo de drogas ou praticadas de maneira semelhante à sua." origens com a espiritualidade que vem com ela ". [139]Jain argumenta, no entanto, que os encargos de apropriação "do" Oriente "para" o Ocidente "" não levam em conta o fato de que o yoga está evoluindo em um processo multinacional compartilhado; não é algo que está sendo roubado de um lugar por outro. [140]

Saúde

Mais informações: Yoga como terapia

O yoga como exercício foi popularizado no mundo ocidental por alegações sobre seus benefícios à saúde. [141] A história de tais alegações foi revisada por William J. Broad em seu livro de 2012 The Science of Yoga; ele afirma que as alegações de que o yoga era científico começaram como uma postura nacionalista hindu. [142]

Entre os primeiros expoentes estava Kuvalayananda , que tentou demonstrar cientificamente em seu laboratório de Kaivalyadhama, em 1924, construído especificamente para esse propósito,

que Sarvangasana (shoulderstand) reabilitou especificamente as glândulas endócrinas (os órgãos que secretam hormônios). Ele não encontrou nenhuma evidência para apoiar esta reivindicação, para este ou qualquer outro asana. [143]

O impacto do yoga como exercício na saúde física e mental tem sido um tópico de estudos sistemáticos (avaliando a pesquisa primária), embora um relatório de 2014 tenha constatado que, apesar de sua prática comum e possíveis benefícios à saúde, permaneceu "extremamente pouco estudado". [144]

Uma revisão sistemática de 2015 observou que o yoga pode ser eficaz no alívio dos sintomas da depressão pré-natal[154] Há evidências de que a prática de asanas melhora os resultados do nascimento [149] e as medidas de saúde física e qualidade de vida em idosos [149] e reduz a hipertensão . [155] [156]

Religião Secular

 

Desde a sua origem na década de 1920, o yoga usado como exercício tem um aspecto "espiritual" que não é necessariamente neo-hindu; sua assimilação com a Ginástica Harmonial é um exemplo. [157] [158] 

Jain chama a ioga como exercício "de um regime sagrado de condicionamento físico, separado da vida cotidiana". [159] 

A terapeuta de ioga Ann Swanson escreve que "os princípios e as evidências científicas desmistificaram [a ioga, mas]. Surpreendentemente, isso fez minhas experiências transformadoras parecerem ainda mais mágicas". [160]

As sessões de prática de yoga têm, observa Elizabeth De Michelis , uma estrutura de três partes altamente específica que corresponde à definição de Arnold van Gennep de 1908 da estrutura básica de um ritual.[161]

   1. uma fase de separação (destacando-se do mundo exterior); [161] [162]

   2. um estado de transição ou liminal ; e [161] [162]

   3. um estado de incorporação ou pós -liminal. [161] [162]

 

Para a fase de separação, a sessão de yoga começa entrando em uma sala de prática neutra e, se possível, isolada; preocupações, responsabilidades, ego e sapatos são deixados de fora; [163] [164] e o professor de ioga é tratado com deferência. A prática real do yoga forma o estado de transição, combinando instruções práticas com a teoria, tornadas mais ou menos explícitas. 

O praticante aprende "a sentir e perceber de maneiras novas, sobretudo interiormente"; [164] 

"tornar-se silencioso e receptivo" para ajudar a fugir da "racionalidade dominada pelo ego da vida ocidental moderna". [165] [166] 

O relaxamento final forma a fase de incorporação;

o praticante relaxa em Savasana , como ditado pelo Hatha Yoga Pradipika 1.32.

A postura oferece "um exercício de retraimento dos sentidos e de relaxamento mental e, portanto, um primeiro passo em direção à prática meditativa", [167] um processo de limpeza e cura, e até uma morte simbólica e um momento de auto-renovação. [167]

Iyengar escreve que savasana coloca o praticante "naquele estado preciso [onde] o corpo, a respiração, a mente e o cérebro se movem em direção ao eu real ( Atma )" para se fundir ao infinito, explicando assim o moderno ritual de cura da ioga em termos do Vishishtadvaita Hindu: uma explicação que, observa De Michelis, os praticantes são livres para seguir, se assim o desejarem. [168] [169]

O estudioso do yoga Elliott Goldberg observa que alguns praticantes de yoga como exercício "habitam seu corpo como um meio de acessar o espiritual ... eles usam sua prática de asana como um veículo para a transcendência ". [170] Ele cita Vanda Scaravelli, 1991, Awakening the Spine, como um exemplo de tal transcendência: "Aprendemos a alongar e estender, em vez de puxar e empurrar ... [e, então, uma abertura inesperada se segue, uma abertura de dentro para fora". nós, dando vida à coluna, como se o corpo tivesse que reverter e despertar para outra dimensão ". [170] [171]

No Yoga Mindful , a prática de asanas é combinada com pranayama e meditação, usando a respiração e, às vezes, técnicas de meditação budista Vipassana para atrair a atenção para o corpo e as emoções, aquietando a mente . [172]

Negócios

No século XXI, o yoga como exercício tornou-se um negócio florescente; um estudo da Ipsos de 2016 relatou que 36,7 milhões de americanos praticam ioga, tornando o negócio de aulas, roupas e equipamentos no valor de US $ 16 bilhões nos Estados Unidos, comparado a US $ 10 bilhões em 2012 e US $ 80 bilhões em todo o mundo. 72% dos praticantes eram mulheres. [176] [177] [178] Em 2010, o Yoga Journal , fundado em 1975, tinha cerca de 360.000 assinantes e mais de um milhão de leitores. [179]

Roupas e equipamentos

Mais informações: calças de ioga , esteira de ioga , e tijolo Yoga

A moda entrou no mundo do yoga, com marcas como Lorna Jane e Lululemon oferecendo suas próprias gamas de roupas femininas de yoga. [177] As vendas de mercadorias, como tapetes de ioga, estão aumentando rapidamente; [177] as vendas devem subir para US $ 14 bilhões até 2020 na América do Norte, onde os principais fornecedores em 2016 foram Barefoot Yoga, Gaiam, Jade Yoga e Manduka, segundo o Technavio. [180] As vendas de roupas esportivas , como calças de ioga , valeram US $ 35 bilhões em 2014, formando 17% das vendas americanas de roupas. [175] Está disponível uma grande variedade de vídeos instrutivos, alguns gratuitos, [181] [182]para prática de yoga em níveis iniciante e avançado; até 2018, mais de 6.000 títulos produzidos comercialmente estavam à venda. [183] Mais de 1.000 livros foram publicados sobre poses de ioga. [184] O yoga também alcançou a alta moda: em 2011, a casa de moda Gucci , observando o "halo do chique" [185] em torno de celebridades que praticam ioga como Madonna e Sting , produziu um tapete de ioga que custa US $ 850 e uma bolsa correspondente estojo em couro por US $ 350. [185]

Na Índia, os participantes normalmente usam roupas largas para as aulas de ioga, enquanto praticantes sérios em ashrams praticam uma árdua combinação de exercícios, meditação, serviço altruísta, dieta vegetariana e celibato, tornando o yoga um modo de vida. [186]

Feriados e formação

Mais informações: Turismo de Yoga

As férias de ioga são oferecidas em lugares "idílicos" [187] ao redor do mundo, incluindo Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Islândia, Indonésia, Índia, Itália, Montenegro, Marrocos, Portugal, Romênia, Espanha, Sri Lanka, Tailândia e Peru; [187] [188] [189] em 2018, os preços foram de até 1.295 libras (cerca de US $ 1.500) por 6 dias. [187]

A formação de professores , a partir de 2017, poderia custar entre US $ 2.000 e US $ 5.000. [177] Pode levar até três anos para obter um certificado de ensino. [190] Os cursos de treinamento de ioga, a partir de 2015, ainda não eram regulamentados no Reino Unido; a British Wheel of Yoga foi nomeada órgão oficial da atividade pelo Sport England , [191], mas falta poder para obrigar as organizações de treinamento, e muitas pessoas estão fazendo curtos cursos não credenciados, em vez de um dos nove até agora acreditados. [190]

A Comparação com Hatha Yoga

Esboço do haṭha yoga

Mais informações: Haṭha yoga

Haṭha yoga floresceu a partir de c. 1100-c. 1900. [209] Foi praticado por Nath e outros iogues no sul da Ásia. [210] Seu desempenho foi solitário e ascético. [103] Todos os seus procedimentos eram secretos. [211]

A instrução era diretamente do guru para o aluno individual ( shishya ), em um relacionamento de longo prazo. [212] Foi associado às religiões, especialmente ao hinduísmo [210], mas também ao jainismo e ao budismo.

Seus objetivos eram forçar o prana ao canal sushumna central do corpo sutil (uma rede de chakrasconectados por canais nadi para forças vitais como bindu e kundalini [213]) para elevar a energia da kundalini, permitindo Samadhi (absorção) e,finalmente, Moksha (liberação). [85][214]

Utilizou práticas que incluem purificações ( Satkarmas ), posturas (Asanas), bloqueios ( Bandhas ), o olhar direcionado ( Drishti ), selos ( Mudras ) e respiração rítmica (Pranayama). [215]

Alegou como benefícios poderes sobrenaturais, incluindo a cura, a destruição de venenos, a capacidade de se tornar tão pequeno quanto um átomo ou de ir aonde quiser, invisibilidade e mudança de forma. [216] [217]

Os iogues usavam pouca ou nenhuma roupa; seus corpos às vezes eram manchados com cinzas de cremação como um lembrete de suas próximas mortes. [218]

O equipamento também era escasso; às vezes, os iogues usavam uma pele de tigre ou veado como um tapete para meditar. [219]

Hatha yoga fez uso de um pequeno número de asanas, principalmente sentados; em particular, havia muito poucas poses em pé antes de 1900. [85] [102] Elas eram praticadas lentamente, muitas vezes mantendo uma posição por longos períodos. [220]

A prática de asanas era um aspecto preparatório menor do trabalho espiritual. [210]

Os iogues seguiram uma dieta vegetariana sátvica, excluindo estimulantes como chá, café ou álcool. [221]

Seu yoga foi ensinado sem pagamento; os gurus eram apoiados por presentes [222] e a filosofia era anti-consumista. [223]

Derivações e Semelhanças

O yoga como exercício é derivado do haṭha yoga (um aspecto do yoga tradicional). [9] Sjoman observa que muitos dos asanas da Light on Yoga de Iyengar podem ser atribuídos ao seu professor, Krishnamacharya, "mas não além dele". [54] De acordo com Singleton, o yoga usado como exercício não é "o resultado de uma linhagem direta e ininterrupta de ha yogaha yoga", mas seria "ir longe demais para dizer que o yoga postural moderno não tem relação com a prática de asanas dentro dos indianos. tradição." A prática contemporânea de yoga é o resultado de "inovação e experimentação radicais" de sua herança indiana. [224] Jain afirma que equiparar yoga como exercício a hatha yoga "não explica as fontes históricas": os asanas só se destacaram no yoga moderno no início do século XX como resultado das trocas dialógicas entre reformadores e nacionalistas indianos e americanos e europeus interessados em saúde e fitness ". [225] Em resumo, Jain escreve: "os modernos sistemas de ioga ... têm pouca semelhança com os sistemas de ioga que os precederam. Isso ocorre porque [ambos] ... são específicos para seus próprios contextos sociais". [226]

O Haṭha yoga e o yoga usados ​​para exercícios envolvem asanas de diferentes tipos. As antigas poses sentadas como Padmasana e Siddhasana foram, como Singleton escreve, "tremendamente importantes ao longo da história do yoga". [227] O Hatha Yoga Pradipika chama a prática de asanas o primeiro membro do haṭha yoga, [85] e descreve os asanas incluindo Shirshasana ( cabeceira de ioga, HYP 3.78-81), o toque sentado Matsyendrasana (pose do Senhor dos Peixes, HYP 1.28 -29) e Baddha Konasana sentado (pose do sapateiro). [228] Alguns asanas podem ser encontrados em textos mais antigos; por exemplo, o Mayurasana, que equilibra os braços(pose de pavão) é descrita no século X Vimanarcanakalpa . [229] Uma pose ainda mais antiga é Kukkutasana (o Galo ), descrito no século VII Ahirbudhnya Saṃhitā . [103]

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Diferenças

Em seu livro de 1996, A tradição do yoga no palácio de Mysore, Sjoman escreve que o yoga, ensinado por Iyengar e outros "está fortemente preocupado com a prática de asanas ou posições de yoga, parece ser distinto da tradição filosófica ou textual [do hatha yoga medieval] e não parece ter nenhuma base como uma tradição [genuína], pois não há suporte textual para os [novos] asanas ensinados e nenhuma linhagem de professores ". [231]

Em seu livro 2004 Yoga na Índia moderna, Alter toma nota que o medieval Hatha Yoga é místico, orientada para o oculto, e enfatiza o poder mágico, enquanto moderna yoga postural é "radicalmente antimística e auto-consciente racional e pragmática. [232] Ele observa ainda que "uma porcentagem significativa" [233] do yoga como exercício, como Surya Namaskar, não é mencionada antes do século 19, [233] enquanto o yoga é praticado nos tempos modernos "para incorporar a felicidade da transcendência como uma 'solução' para os problemas banais da vida cotidiana ", [234] dando o exemplo da" conexão implícita " [234] sendo feito entre o estresse (a ser respirado) e o princípio do sofrimento da filosofia do yoga. [234]

Em seu livro de 2005 Positioning Yoga, a antropóloga Sarah Strauss contrasta o objetivo do yoga clássico, o isolamento do eu ou kaivalya, com os objetivos modernos, que ela escreve são compartilhados por indianos e ocidentais, de boa saúde, estresse reduzido e flexibilidade física. [235] Ela observa que na Índia antiga, o yoga era principalmente para permitir que os homens hindus controlassem seus corpos, a fim de liberar o espírito; enquanto o yoga reinterpretado por Vivekananda para o Ocidente promoveu os valores modernos de saúde e liberdade pessoal para todos. [236]

 

Singleton escreve em seu livro Yoga Body, em 2010, que é "impressionante" [237] até que ponto o yoga transnacional difere do que é descrito nos textos de Haṭha yoga, como Siva Samhita , Gheranda Samhita [238] e Hatha Yoga Pradipika. Na sua opinião, "a partida mais proeminente é a primazia concedida ao asana como sistema de saúde, condicionamento físico e bem-estar, e o rebaixamento ou eliminação de outros elementos-chave, como satkarmas, mudra e até pranayama". [237] Ele observa que a fisiologia tântrica do corpo sutil usada no yoga tradicional Haṭha, com seus chakras e canais nadi, também é bastante sem importância no "yoga moderno popular", [237] apesar do interesse esotérico ocidental nesses tópicos e de sua importância para os pioneiros da ioga Haṭha medicalizados, Yogendra e Kuvalayananda. Ele comenta que os professores de yoga aprendem sobre o corpo sutil, mas que o conhecimento raramente é aplicado na prática. [237]

Jain escreve em seu livro de 2015, Selling Yoga, que "o yoga postural moderno é radicalmente distinto das tradições pré-modernas do yoga", acrescentando que elas variavam amplamente na forma. [239] Ela observa que "não há linhagem direta e ininterrupta entre os sistemas de ioga pré-modernos do sul da Ásia e o yoga postural moderno", para os quais ela cita Alter 2004, De Michelis 2004 e Singleton 2010. [240]

Jain afirma que asanas e os pranayama eram "marginais às fontes mais citadas" antes do século 20, e que os asanas e práticas de respiração eram "dramaticamente" diferentes das modernas; ela dá como exemplo o fato de que enquanto o pranayama hoje consiste em sincronizar a respiração com movimentos (entre asanas), Yoga Sutras de Patanjali, pranayama, significava "cessação completa da respiração", para a qual ela cita Bronkhorst 2007. [241] [240]

Ela também afirma que os objetivos do yoga postural "também estão ausentes nessas fontes". [240] Jain contrasta seu objetivo, citando Strauss, de "liberdade para alcançar o bem-estar pessoal" [242] [230] com as "técnicas disciplinadas e sistemáticas de treinamento e controle da mente e do corpo. [Entre] grupos de elite da Renunciantes do sul da Ásia. Preocupados com 'liberdade absoluta' em relação à mortalidade ou à consciência "; [230] em sua opinião, esses objetivos "diferem dramaticamente". [230]

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