Ressaltamos como é importante o estudo teórico da música, além do instrumento.

Esse conhecimento serve tanto para composição própria quanto para compreender a linguagem que será interpretada em seu instrumento, possibilitando a percepção de novas sutilezas e coerências internas na música, sofisticando sua performance e aprofundando sua capacidade para ouvir, entender e apreciar a música.

História e Apreciação da Música

A compreensão do desenvolvimento da linguagem musical é preciosa na formação cultural de um músico 

Nas aulas de história, aprendemos a ouvir e compreender as grandes obras-primas da música documentada no último milênio, registrada em partituras e redescoberta por eruditos.

Teremos a oportunidade de conhecer o surgimento da música modal e indiana, na criação do sistema de escrita em pauta e o surgimento da polifonia, no desenvolvimento da ciência do contraponto medieval e o canto gregoriano e adiante nos períodos da história da música, renascença, barroco, clássico, romântico, vanguardista, minimalista e contemporâneo.

Teoria Musical

Nestas dez lições abordamos passo a passo o aprendizado da teoria da música. Cada um deles deve ser completamente interiorizado antes de progredir para a próxima etapa, já que tratam da construção de uma linguagem em partituras e conceitos puramente musicais.

Os temas das aulas estão disponíveis nos menus ao lado para servirem de material de consulta aos alunos e para auxiliar os estudos de internautas autodidatas.

Percepção e Improvisação

Assim como precisamos nos alfabetizar na linguagem verbal para assimilar os elementos da fala, também é necessário a musicalização para absorver os elementos fundamentais da escuta musical, para conseguirmos improvisar e tocar livremente com espontaneidade.

Nas aulas de percepção, desenvolvemos nosso vocabulário musical e familiaridade com a escrita da partitura através de imitações de melodias com a voz, ditados e solfejos, leituras rítmicas e melódicas e reconhecimento de escalas e acordes.

Harmonia e Contraponto

Caso queira aprofundar-se ainda mais na estrutura da música, o estudante pode prosseguir para a série sobre Harmonia com lições a respeito dos princípios da escrita musical.

A etapa final do nosso curso é a prática de composição com técnicas de contraponto.

Para compreender mais sobre essa ciência, explicarei em mais detalhes no vídeo abaixo.

WP_20160628_20_24_41_Pro.jpg

Estudos Acadêmicos

Nesses botões estão disponíveis as publicações que realizei durante meus cursos universitários

Artigo (2015): Funk Carioca: História e Trajetória no Século XX.

Monografia de Graduação (2015): A Ciaccona de J.S. Bach na versão de Abel Carlevaro

Artigo (2016): Chaconne de J.S. Bach na transcrição de Andrés Segovia

Dissertação de Mestrado (2017): Transcrições para violão da Suíte BWV 1007