Se pararmos para olhar o universo à distância, veremos que em seus primeiros momentos ele era bem simples, era um espaço cheio de matéria, algo sem caracteres ou características. Era o que na mitologia Hindu se chama de “Turiya” – palavra que descreve algo como “sem atributos”. Leva tempo para ocorrer uma transformação em reinos mais criativos. A pré-condição para a criatividade é o desequilíbrio, o que os matemáticos atualmente chamam de Caos. Através da vida do universo, à medida em que caíam as temperaturas, surgiam estruturas compostas cada vez mais complexas. A partir do estado de fecundidade criativa, manifestava-se mais criatividade. O universo é uma máquina de fazer arte, um motor para a produção de formas cada vez mais novas de se estar conectado, e da justaposição cada vez mais exótica de elementos díspares.
Cada artista é uma antena para o Outro Transcendental. Enquanto seguirmos com nossa própria história para dentro disso e criarmos confluências únicas de nossa singularidade e sua singularidade, nós criamos coletivamente uma flecha a partir da história, do tempo, talvez até a partir da matéria, a qual vai redimir a ideia de que os humanos são bons. Esta é a promessa da arte, e sua realização nunca esteve tão perto do momento presente.
Ressaltamos como é importante o estudo teórico da música, além do instrumento.
Esse conhecimento serve tanto para composição própria quanto para compreender a linguagem que será interpretada em seu instrumento, possibilitando a percepção de novas sutilezas e coerências internas na música, sofisticando sua performance e aprofundando sua capacidade para ouvir, entender e apreciar a música.
História e Apreciação da Música
A compreensão do desenvolvimento da linguagem musical é preciosa na formação cultural de um músico
Nas aulas de história, aprendemos a ouvir e compreender as grandes obras-primas da música documentada no último milênio, registrada em partituras e redescoberta por eruditos.
Teremos a oportunidade de conhecer o surgimento da música modal e indiana, na criação do sistema de escrita em pauta e o surgimento da polifonia, no desenvolvimento da ciência do contraponto medieval e o canto gregoriano e adiante nos períodos da história da música, renascença, barroco, clássico, romântico, vanguardista, minimalista e contemporâneo.
Teoria Musical
Nestas dez lições abordamos passo a passo o aprendizado da teoria da música. Cada um deles deve ser completamente interiorizado antes de progredir para a próxima etapa, já que tratam da construção de uma linguagem em partituras e conceitos puramente musicais.
Os temas das aulas estão disponíveis nos menus ao lado para servirem de material de consulta aos alunos e para auxiliar os estudos de internautas autodidatas.
Percepção e Improvisação
Assim como precisamos nos alfabetizar na linguagem verbal para assimilar os elementos da fala, também é necessário a musicalização para absorver os elementos fundamentais da escuta musical, para conseguirmos improvisar e tocar livremente com espontaneidade.
Nas aulas de percepção, desenvolvemos nosso vocabulário musical e familiaridade com a escrita da partitura através de imitações de melodias com a voz, ditados e solfejos, leituras rítmicas e melódicas e reconhecimento de escalas e acordes.
Harmonia e Contraponto
Caso queira aprofundar-se ainda mais na estrutura da música, o estudante pode prosseguir para a série sobre Harmonia com lições a respeito dos princípios da escrita musical.
A etapa final do nosso curso é a prática de composição com técnicas de contraponto.
Para compreender mais sobre essa ciência, explicarei em mais detalhes no vídeo abaixo.
Estudos Acadêmicos
Nesses botões estão disponíveis as publicações que realizei durante meus cursos universitários
Artigo (2015): Funk Carioca: História e Trajetória no Século XX.
Monografia de Graduação (2015): A Ciaccona de J.S. Bach na versão de Abel Carlevaro
Artigo (2016): Chaconne de J.S. Bach na transcrição de Andrés Segovia
Dissertação de Mestrado (2017): Transcrições para violão da Suíte BWV 1007
Interessado em aulas particulares online? Confira Aqui
Confira também nossas edições de repertório com tablaturas 'O Grimório de Don Secoia'